Eu comprei uma Franquia de Limpeza… E Agora? Mantenha uma Gestão Financeira eficiente!

Compartilhe

Todo mundo tem sua própria maneira de manter os registros financeiros e contábeis de seus negócios anotados em algum lugar. Alguns fazem tudo no computador usando o bloco de notas, planilhas em Excel ou até mesmo softwares gratuitos de gestão. Outros, o fazem manualmente usando livros caixa e cadernos de anotações. E tem também os que utilizam uma combinação de ambos.

No entanto, de um jeito ou de outro, você precisa se organizar, de modo a garantir uma gestão financeira tranquila de sua franquia de limpeza. Não espere ser autuado por uma fiscalização ou descobrir que está se descapitalizando pagando impostos à maior para encontrar uma receita de organização adequada sobre como manter registros os financeiros/contábeis de sua franquia de limpeza sempre em dia!

Nunca cometa esse equívoco…

Não contratar um contador é um erro brutal, e pode sair muito caro para os empresários de primeira viagem do que se imagina. Contratar uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias de limpeza, pode garantir que você está em conformidade com a legislação fiscal e pagando realmente apenas os valores devidos de impostos.

Como você pode ter certeza disso?

Um contador especialista em contabilidade para franquias de limpeza, certamente estará muito atualizado sobre todas as normas e regras contábeis e fiscais do segmento de franquias. Isso garante que o mesmo irá orientá-lo muito bem sobre o melhor regime de tributação para sua empresa, isto é, se você poderá ser um optante pelo:  Simples Nacional, se é melhor você optar pelo Lucro Presumido ou se o mais interessante será você atuar pelo Lucro Real.

Todos estes fatores estarão contidos no seu planejamento tributário, realizado em concordância com toda sua equipe de gestão e de acordo com a legislação fiscal vigente.

Lembre-se: um planejamento tributário adequado, garante além da conformidade com a lei fiscal, uma maior lucratividade à sua franquia de limpeza.

Uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias de limpeza, também poderá atuar como uma consultoria de negócios para sua empresa, ajudando você a decidir como e quando aplicar as melhores estratégias de crescimento para o seu negócio. E tudo isso baseado em dados contábeis precisos.

Leia também: 8 sinais de que chegou a hora de fazer a contabilidade da sua franquia de limpeza

Talvez você esteja se perguntando agora:  além de contratar uma assessoria contábil, o que devo fazer para manter uma gestão financeira eficiente de minha franquia de limpeza?

Certamente, o seu contador irá auxiliá-lo a adotar a melhor metodologia para uma gestão financeira eficiente de sua empresa. E mais, os contadores especializados em contabilidade para franquias de limpeza irão indicar a você o melhor software de gestão para este tipo de negócio. De preferência, um software que seja totalmente integrado aos softwares de sua empresa contábil, o que trará muita agilidade e otimização de todos os processos da contabilidade gerencial.

Sendo assim, queremos apoiar você, para que você já inicie a sua franquia de limpeza com as melhores práticas de gestão financeira. Por isso, preparamos algumas dicas que trarão organização à sua gestão. Vamos lá?

O que você sabe sobre Gestão Financeira?

Você acha que gerir as finanças de uma empresa é uma dor crônica? Não se preocupe, você não está sozinho, muitos empresários no início de suas atividades empresariais também pensam assim.

E, embora possa parecer ser isso mesmo, e muitas vezes é sim, uma dor quase que insuportável manter as finanças da sua empresa em ordem. Porém, isso não o exime do fato de que você precisa tomar uma atitude quanto a isso. Logo, é extremamente importante que você mantenha tudo muito bem organizado e com muita clareza.

Uma gestão financeira eficiente ajuda você a identificar onde sua franquia de limpeza está, e principalmente, onde ela deve chegar. E quando você tiver uma visão clara de qual a real situação financeira de sua franquia de limpeza, você poderá tomar as decisões mais assertivas para o crescimento do seu negócio.

Porém, não tente fazer tudo sozinho. Aproveite os talentos de sua equipe e as inúmeras ferramentas que estão disponíveis para você.

Como prometemos, preparamos seis dicas para ajudar você a manter as finanças de sua franquia de limpeza sempre em ordem.

  1. Mantenha suas finanças pessoais e as de sua franquia de limpeza sempre separadas

Misturar suas finanças pessoais com as de sua franquia de limpeza, inevitavelmente irá resultar em confusão. Talvez você ache muito conveniente manter todas as despesas em um único cartão, mas em última análise, isso vai gerar uma complicação muito grande para a gestão financeira de sua empresa.

Então, comece abrindo contas bancárias jurídicas e com cartões de créditos apenas para suas despesas empresariais.

Se você não separar as suas finanças pessoais das de sua franquia de limpeza, certamente você terá problemas na organização e acompanhamento contínuo de seu fluxo de caixa, terá também uma grande dor de cabeça com conflitos de informações enviadas ao fisco e certamente terá problemas na geração de seus impostos.

Se você quer ser bem-sucedido na gestão financeira de sua franquia de limpeza, você precisa ser capaz de monitorar e acompanhar os seus indicadores chave de desempenho. Você precisa saber a pontuação, e monitorar alguns dos elementos mais importantes de sua gestão, tais como, fluxo de caixa, despesas, receita, lucros e assim por diante.

  1. Escolha um software de gestão que faça sentido para o seu negócio

Quando se trata de software de gestão administrativa/financeira, há uma variedade de soluções diferentes no mercado. Você deve considerar um software que faça sentido para uma franquia de limpeza, e que você possa ter acesso à todas as suas informações gerenciais à qualquer hora, independentemente de sua localização. Portanto, um software de gestão on-line pode ser o mais indicado para você, e vale a pena “testar” várias opções antes de tomar uma decisão.

As ferramentas de gestão baseadas em nuvem permitem que você visualize informações gerenciais em tempo real, e elas podem ser acessadas de qualquer lugar a qualquer momento. A capacidade de acompanhar as finanças de sua franquia de limpeza em tempo real, lhe dará uma grande flexibilidade como empresário.

Se você já escolheu uma solução on-line, certifique-se de que ela realmente seja adequada para uma franquia de limpeza. Hoje mais do que nunca, há uma infinidade de opções para se escolher, e se você não estiver satisfeito com seu serviço atual, você sempre pode fazer a troca para outra plataforma que melhor corresponda às suas necessidades. Consulte o seu contador a respeito, com certeza ele indicará a melhor solução integrada para a sua franquia de limpeza.

  1. Mantenha-se organizado e planeje sempre com antecedência

As dicas acima devem ajudar a manter as finanças de sua franquia de limpeza organizadas. Além disso, o acompanhamento de suas finanças e as projeções de suas receitas e despesas futuras lhe permitirão tomar as melhores decisões de longo prazo para o seu negócio.

Sem essas informações, planejar o futuro de sua franquia de limpeza pode ser um desafio. Se você não estiver olhando para o futuro do seu negócio, você pode ser pego de surpresa. Se você quiser ser um líder de mercado e ficar à frente da concorrência, você deve planejar seus próximos 02, 05 e até 10 anos de atuação profissional.

Fazendo isso, você será capaz de mitigar surpresas indesejáveis, estando sempre um passo à frente do seu tempo. Mesmo se despesas inesperadas surgirem, se você estiver praticando o conservadorismo em seus gastos, você não deverá colocar sua franquia de limpeza em risco.

  1. Faça um planejamento financeiro

Para você manter uma organização financeira precisa e planejar o futuro de sua franquia de limpeza, você deve incluir a criação de um planejamento financeiro em suas tarefas. Muitos donos de empresas encaram esta etapa de sua gestão como um aborrecimento desnecessário, porém, a importância de um planejamento financeiro pode ser equiparada com o valor de um plano de negócios bem arquitetado.

O planejamento financeiro não é uma ferramenta para o controle do fluxo de caixa diário da sua franquia de limpeza. Pelo contrário, é um quadro que você pode usar para ajudá-lo a tomar decisões claras e conscientes. Por exemplo, verificar se seus custos com marketing estão muito altos, ou se deve cortar custos de expansão para manter seus lucros em alta.

Faça um planejamento financeiro para sua franquia de limpeza, e use-o como seu guia. Não permita que ele o force a tomar decisões que você não queira tomar, mas use-o para fazer ajustes quando e onde for necessário.

  1. Encontre uma cooperativa de crédito de confiança em sua localidade

As cooperativas de crédito são de valor inestimável para os proprietários de pequenas empresas ou empresas que estejam iniciando suas atividades, especialmente porque elas frequentemente estão dispostas a fornecer empréstimos a taxas competitivas. Este tipo de parceria pode revelar-se extremamente benéfica para sua franquia de limpeza.

Algumas das vantagens das cooperativas de crédito incluem:

  • Taxas de juros reduzidas;
  • Rendimentos normalmente superiores aos de mercado;
  • Atendimento diferenciado;
  • Serviços personalizados e flexíveis;

Além disso, o associado cooperado é um dos donos da cooperativa e tem voz ativa nas assembleias.

Participar de uma cooperativa de crédito, irá te trazer um calhamaço de opções competitivas, onde você terá vantagens financeiras muito superiores em relação às vantagens oferecidas pelas instituições bancárias e financeiras.

Para maiores informações sobre o que é uma Cooperativa de Crédito, leia: As vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito

  1. Considere a contratação de um contador profissional, especializado em seu nicho de atuação

A maioria dos empreendedores não são amigos dos números e não gostam de ter familiaridade com eles. Porém, os contabilistas amam os números e os consideram seus maiores aliados. Se a gestão financeira de sua franquia de limpeza está começando a dar nos nervos, é hora de você considerar a contratação de um contador qualificado em contabilidade para franquias de limpeza.

Muitos empresários têm a tendência de tentar lidar com tudo sozinhos. Mas, geralmente as questões legais, financeiras e contábeis de seus negócios não fazem parte de suas maiores expertises, e por isso, acabam trazendo grandes dores de cabeça e prejuízos enormes ao seu empreendimento.

Embora seja muito mais fácil pensar que um contador é uma despesa desnecessária para o negócio, os profissionais de contabilidade serão capazes de ajudá-lo a economizar dinheiro no longo prazo e a aumentarem de forma considerável o seu lucro empresarial.  Além de que, você estará livre para se dedicar a outras tarefas de alto valor, extremamente necessárias para o crescimento de sua franquia de limpeza. Deixe o “tédio dos números” para quem realmente gosta e entende do assunto: Seu contador!

Considerações finais

A realidade é que muitos empresários não mantém o controle de suas finanças. Se você não considerar isso um fator importante, isso poderá significar perda de oportunidades para minimizar suas despesas e maximizar seus lucros.

Realizar uma gestão financeira eficiente pode levar tempo, mas o resultado final irá demonstrar que valeu a pena todo o esforço. E mesmo que você não considere as finanças de sua franquia de limpeza, como a parte mais importante de seu negócio, racionalizar o seu processo financeiro irá permitir que você desenvolva um processo de gestão simplificado em oposição a uma iniciativa de busca e descoberta, erros e acertos.

Faça um esforço para simplificar a organização financeira de sua franquia de limpeza. Isto irá permitir uma estabilidade a longo prazo e sustentabilidade para a sua empresa.

Inicie a gestão de sua franquia de limpeza com práticas de gestão simples e eficientes. Muitos donos de empresas de primeira viagem e até alguns muito experientes acabam tendo problemas com o fisco por causa da falta de organização.

Com a agitação do mercado, as novas tendências, o perfil do consumidor, a necessidade de um marketing eficiente e a constante preocupação em bater metas de vendas, é muito fácil se distrair e “empurrar com a barriga” a gestão financeira de sua franquia de limpeza.

Sendo assim, não perca mais tempo. Consulte agora uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias de limpeza e tire esse enorme peso de suas costas.

Boa sorte ao empreender com sua franquia de limpeza e muito sucesso!

Não perca os dois primeiros artigos da série –  Eu comprei uma Franquia de Limpeza… E Agora?

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.