Franquia de Lavanderia: 7 Dicas imperdíveis sobre um negócio de sucesso!

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Com as grandes mudanças dessas últimas décadas, onde as mulheres ganharam o seu merecido espaço no mercado de trabalho e cada vez mais vem se destacando como profissionais de sucesso, os afazeres da casa passaram a ser um grande problema na vida das mesmas. Afinal, cuidar dos filhos, da casa e ainda se dedicar profissionalmente não é tarefa fácil, mesmo para essas heroínas.

A rotina corrida, associada à falta de tempo para todos os afazeres, faz com que haja um aumento de pessoas que utilizam uma lavanderia para facilitar o dia a dia, economizar e gerenciar melhor o tempo.

Logo, o mercado de lavanderias vem crescendo e não é difícil entender o porquê. Para empreendedores que desejam fazer parte desse setor, que tem um potencial, o ideal é investir em franquia.

O Brasil já conta com mais de 9 mil lavanderias e um faturamento em torno de 6,74 milhões, de acordo com a ANEL (Associação Nacional de Empresas de Lavanderia).

Um dos motivos do crescimento é o fato de ter crescido o número de pessoas que moram sozinhas ou que possuem família pequena e acumulam as roupas sujas para lavar nas lavanderias e assim, economizam no custo de ter uma lavadora de roupas em casa. Fora que as roupas que vem da lavanderia já vem limpas, passadas e dobradas, o que torna a vantagem ainda maior.

Desta forma, o mercado de lavanderias tem crescido muito, e ter como opção uma franquia, faz com que o investimento seja um processo com retorno garantido em curto prazo, de acordo com o planejamento realizado.

Como empreender no mercado e abrir uma franquia de lavanderias?

Para você que está querendo empreender nesse ramo, abaixo, seguem 7 dicas imperdíveis, para que o seu empreendimento seja um sucesso!

Dica 1 – Experiência pode ser uma excelente alternativa

Antes de abrir sua própria franquia de lavanderia, que tal tentar trabalhar alguns meses, ou até por um ano pelo menos em uma franquia que já está há tempos no mercado. Isso irá ajudá-lo a determinar se esse tipo de franquia é efetivamente o que está buscando para empreender. Este tipo de atitude pode fazer com que você adquira habilidades valiosas que você poderá aplicar em seu próprio negócio no futuro. É ou não é uma boa alternativa?

Você pode também aprender muito sobre que tipo de investimentos precisará fazer em infraestrutura, equipamento e produtos adequados, enfim, quanto dinheiro você terá que investir no começo de sua franquia de lavanderia. E mais, você vai ganhar muita experiência  em como interagir melhor com os seus futuros clientes.

Importante: Se trabalhar como empregado em uma franquia de lavanderia não é uma opção a ser considerada, você precisará ter muita proatividade e realizar estudos e pesquisas intensas para entender tudo sobre o mercado de franquias de lavanderias, investimentos, retorno esperado, dentre outros fatores relevantes para o seu empreendimento.  Realize pesquisas on-line, você pode se cadastrar em nosso blog e aprender tudo que você precisa para saber como gerir uma franquia de lavanderia. Vá a campo, visite as franqueadas, pergunte à respeito. Enfim, colha dados indispensáveis para a formatação do seu plano de negócios.

Dica 2 – Faça sua lição de casa investigando seu mercado

Provavelmente, você vai ter que disponibilizar um tempo extra para formatar e bem o seu plano de negócios, principalmente se você não curtiu a nossa sugestão de trabalhar na área para adquirir experiência. Por isso é muito importante que você investigue o mercado de franquias de lavanderias, e colha dados importantes sobre seu futuro negócio de sucesso: Por isso:

  • Verifique os dados do censo do IBGE, por exemplo, para determinar a população em sua localização geográfica sede, isto é, do local onde você pretende abrir o seu negócio.
  • Utilize-se de todos os meios de pesquisas disponíveis, seja on line através dos motores de buscas web (google) e sites das franqueadoras, ou indo pessoalmente até a Associação Comercial de sua cidade para determinar quantas e quais as franquias de lavanderias ou lavanderias independentes já estão localizadas na mesma região geográfica que você. Afinal, toda concorrência é salutar, porém você não quer começar um novo negócio em um mercado já saturado, não é mesmo?

Dica 3: Faça uma busca por boas marcas

A princípio, o ideal é consultar as empresas que permitem serem franqueadas e também o valor do investimento inicial, para que sejam analisados os custos iniciais da franquia.

Buscar informações na ABF (Associação Brasileira de Franchising) sobre o histórico das franquias é importante para identificar as empresas que realmente têm credibilidade no mercado. Através dessa pesquisa, é possível criar uma lista das principais, que valem a pena investir como franqueado.

Dica 4: Elabore seu Plano de Negócios

Após você ter adquirido experiência trabalhando numa franquia de lavanderia ou ter investigado seu mercado e analisado o mercado de franquias das empresas de lavanderia, é necessário finalmente formatar o seu plano de negócios com o objetivo de identificar qual será o modelo adotado para empreendimento.

Então, chegou finalmente a hora de você escrever o seu plano de negócios. Este deve ser uma declaração formal de seus objetivos profissionais e seus planos para alcançar essas metas. Ele servirá como um modelo para o seu negócio, e pode ser necessário para assegurar um eventual financiamento se você pretende tomar um empréstimo, por exemplo.

  • Comece com organização e gestão.  Este é um bom lugar para começar seu plano de negócios, uma vez que você começará estabelecendo a estrutura de gestão da sua franquia de lavanderias, as qualificações profissionais para cada membro do seu negócio, e seus planos para manter o negócio em funcionamento.
  • Em seguida, descreva a sua prestação de serviços detalhadamente, incluindo quaisquer fatores que podem diferenciar o seu negócio das franquias de lavanderias já em funcionamento, mesmo sendo a mesma marca que você escolheu representar e também de seus concorrentes. Inclua quaisquer registros existentes, pendentes ou previsões para registro de marca e direitos autorais ou patentes relacionadas ao seu negócio.
  • Defina sua estratégia de marketing, incluindo como você pretende entrar no mercado, como você planeja crescer a sua franquia de lavanderia, quais serão os seus canais de distribuição  e como você planeja apresentar e comercializar a sua marca, produtos e serviços para os seus potenciais clientes.
  • Desenvolva uma estratégia de vendas e inclua quem será a sua força de vendas para atingir as metas pré estabelecidas. Quais serão as atividades desta equipe de vendas para atingir o que foi projetado para o sucesso da sua franquia de lavanderia?
  • Projete um pedido de financiamento se necessário. Isto deve incluir as atuais necessidades financeiras da sua franquia de lavanderia, requisitos financeiros projetados ao longo de um período de cinco anos, como (especificamente) você vai usar o financiamento mediante o recebimento de ajuda financeira, e os planos financeiros estratégicos para o futuro.
  • Contrate um contador para ser seu maior aliado, e depois que você ou o contador analisarem tudo sobre o mercado de franquias de lavanderias, você vai precisar fazer um planejamento financeiro. Isso inclui informações de históricos financeiros, se você já teve algum tipo de negócio anterior,  bem como dados financeiros projetados (lucro antecipados, perdas, etc.) para os próximos cinco anos.

Como empreendedor, você deve saber que todo franqueado deve se adequar ao modelo de negócios que a rede oferece, de forma que se possa definir os resultados que podem ser obtidos, o prazo para o capital investido, taxas de franquia, dos royalties, fundo para propaganda e outras taxas que são cobrados dos franqueados.

Por isso, com o plano de negócio, é feito um planejamento estratégico para que você tenha em mãos todas as informações relevantes para decisão do investimento.

O processo de padronização das atividades relacionados à rede que o franqueado fará parte, deve ser elaborado de acordo com a disponibilidade e estratégia competitiva do mercado.

Dica 5 – Decida sobre um local adequado para iniciar suas atividades e os diferenciais que você pode apresentar para o seu público

  • Você vai querer saber de antemão onde você está pensando em abrir sua franquia de lavanderia, para que possa levar em consideração o custo de alugar uma loja. Você também pode querer se diferenciar como uma franquia de lavanderia alternativa que oferece entrega em domicílio ou usa métodos de limpeza ambientalmente sustentáveis. Isso pode ajudá-lo a atrair clientes em potencial, e poderia preencher um nicho vago em sua comunidade. Não seria um ótimo diferencial?
  • Se você optar por ter um diferencial em sua franquia de lavanderia, como um serviço de retirada e entrega a domicílio, por exemplo, você vai precisar de transporte de confiança, bem como motoristas de confiança. Isso também requer que você decida se vai ou não contratar uma equipe e qual será o tamanho desta equipe.
  • Considerar a abertura de uma franquia de lavanderia ecológica, é uma das opções mais viáveis hoje para o segmento. Muitos dos seus concorrentes diretos e algumas franquias de lavanderias mais tradicionais usam substâncias químicas nocivas ao meio ambiente, como o conhecido percloroetileno, muito utilizado em processos de lavagens a seco. Franquias de lavanderias ecológicas, usam produtos químicos ecologicamente corretos e menos nocivos ao meio ambiente, como o dióxido de carbono por exemplo. E mais, modelos de franquias de lavanderias ecológicas, visam reduzir em todos os sentidos os efeitos causados ao meio ambiente provocados por suas operações. Logo, proteger as reservas de água do planeta, evitando desperdício de água, redução de consumo de energia elétrica e uso de materiais recicláveis em suas embalagens, são premissas fundamentais para este tipo de empreendimento. Negócios ambientalmente sustentáveis são o que há de melhor para a preservação do planeta.

Importante: veja uma reportagem do portal de notícias G1 sobre o sucesso de uma rede de lavanderias ecológica nos EUA – Lavanderia ecológica nos EUA lava roupas com gás

Dica 6: Analise os custos e investimentos iniciais

Atualmente, há franquias de lavanderias que não precisam de pessoas fiscalizando e operando as máquinas, pois utilizam recursos tecnológicos que agilizam o processo e com máquinas de lavar mais avançadas.

Outras utilizam maquinários menores com investimentos mais baixos, sendo necessário um processo manual com uma equipe para processamento das lavagens.

A faixa etária de valores vai de acordo com o tipo de atendimento que o franqueado pretende oferecer e o quanto tem disponível para investimento inicial e capital de giro.

Dica 7: Analise o retorno financeiro e o tempo estimado do investimento

Essa é uma pesquisa que deve ser minuciosa, não poupando detalhes de informações, afinal, se não bem estudada pode trazer muito prejuízo e insatisfação financeira e pessoal.

Há no mercado, franquias cujo investimento inicial varia entre 50 mil á 400 mil reais e possuem um faturamento médio mensal entre 20 mil a 40 mil reais, de forma que o prazo para se ter um retorno do valor investido é de 24 a 36 meses.

Assim, o franqueado deve se programar financeiramente para que tenha um capital de giro suficiente durante o tempo em que o faturamento não estiver estável e assim poder alcançar os objetivos.

E por fim…

Definindo as estratégias e o planejando de forma eficaz, o risco da sua franquia de lavanderia não dar certo, será mínimo, já que o setor de lavanderias vem crescendo gradativamente entre o mercado de franchising com diversas oportunidades e resultados de sucesso entre os franqueados que resolveram investir nesse setor em potencial.

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