Franquia Home Office precisa de contador?

Compartilhe

Contabilidade para franquias em casa? Isso existe?

Muitos empreendedores se perguntam sobre a contabilidade para franquias home office.

Abrir uma franquia em regime home office é uma excelente ideia, principalmente se você deseja se livrar das amarras do escritório. Entretanto, isso não significa que você não vá precisar de um contador. Na verdade, pensar dessa forma pode acabar com o seu negócio!

É difícil definir um padrão para a contabilidade para franquias, já que existem peculiaridades, que variam de franqueadora para franqueadora. Ainda assim, estamos falando de um negócio como qualquer outro, cuja principal atividade é gerar lucro e promover atividades comerciais.

O padrão é que uma franquia faz parte de uma rede, onde o franqueado faz parte de um projeto muito maior que a sua ideia de empreendimento inicial, se tornando um verdadeiro parceiro da franqueadora, para que esta atinja seus objetivos como empresa e conquiste a posição desejada no mercado.

AS PECULIARIDADES DE UMA FRANQUIA

Esses pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença, já que qualquer deslize pode trazer desafios que tornam a vida do franqueado um verdadeiro caos. Condições inadequadas podem gerar autuações fiscais e prejuízos. Para evitar isso, entra em cena a contabilidade para franquias home office.

Isso acontece porque uma franquia não é, exatamente, como um comércio comum e, por isso, obedece a legislações específicas, o que inclui a societária, a contábil e a fiscal, além de uma folha de pagamento com diferenciais.

Um dos principais pontos a serem explorados aqui é a questão do contrato. O franqueado precisa obedecer o que é firmado nele, que detalhará todas as peculiaridades de determinada franquia.

Outro ponto é o Marketing, que acaba por ser bem mais barato que o de uma empresa completamente nova, já que a marca da franquia costuma já estar bem estabelecida no mercado.

Os gastos com propaganda são visivelmente menores, e costumam se limitar a panfletagem, a criação de um site, produção de conteúdo para a web, o que pode incluir vídeos (caso a franqueadora permita isso) e outros elementos que aumentam a atratividade do negócio diante da percepção do público-alvo.

O franqueado também encontra outras facilidades, como receber instruções, materiais e treinamentos relacionados à franquia, a fim de desenvolver as suas atividades de forma correta e dentro do padrão esperado pela franqueadora.

E A CONTABILIDADE PARA FRANQUIAS HOME OFFICE?

Como já mencionado, a contabilidade para franquias home office é fundamental para evitar problemas com a lei. É preciso que o valor da franquia esteja presente no Ativo Permanente.

A franquia deverá ser valorizada de acordo com os princípios da contabilidade, e pode acabar sendo reavaliada positivamente ou negativamente, dependendo da atualização monetária.

Se a franquia for de prazo indeterminado, então deverá constar a participação nos lucros ou o faturamento mensal no ativo permanente. No caso de o prazo ser determinado, então o investimento inicial deverá estar especificado no ativo imobilizado.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Se existe participação do capital da franqueadora ou na empresa franqueadora, é possível realizar um Planejamento Tributário. Dessa forma, você saberá quais são os impostos a serem pagos e poderá reduzir os gastos com tributos de forma considerável, se enquadrando em um regime tributário que seja mais vantajoso para a sua realidade empresarial e econômica.

Ainda assim, existem variáveis. É preciso ter certeza do que está fazendo para evitar problemas. O mais recomendado é ter a presença de um contador especializado em contabilidade para franquias home office.

Saiba como lucrar com uma franquia home office e conquistar o equilíbrio financeiro!

Se você tiver dúvidas sobre esse e outros assuntos, pode entrar em contato com a Attentive. Somos especializados em contabilidade para franquias e, por isso, temos as ferramentas certas para você fazer o seu negócio remoto crescer e se tornar uma referência no seu ramo de atuação.

Que tal marcarmos uma conversa?

Muito sucesso e até a próxima!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.