Gestão de Franquias: os erros clássicos que não devem ser cometidos!

Compartilhe

Franqueados e franqueadores costumam cometer alguns erros clássicos quando o assunto é Gestão de Franquias.

E o pior: esses erros podem levar o seu negócio a enfrentar sérios problemas! Quer saber quais são os erros clássicos cometidos durante a administração de uma franquia e como evitá-los?

Continue conosco!

Não conhecer o mercado a fundo

Esse é o pior dos erros que qualquer empresário pode cometer durante a sua vida. Investir em uma oportunidade de negócio sem entender as peculiaridades do mercado pode significar uma queda dolorosa.

Por isso, é importante estudar sobre o mercado e entendê-lo de verdade, não somente alguns detalhes e o que é falado na mídia!

Faz parte da gestão de franquias estar atento ao mercado o tempo todo. Isso porque não basta simplesmente acreditar que o franqueador fornecerá tudo que é necessário para a franquia. Não é assim que funciona!

Não conversar com os clientes, não realizar pesquisas sobre o público-alvo, não compreender quais as reais necessidades e os desejos dos clientes é algo que muitas franquias, franqueados e franqueadores insistem em errar. E, novamente, é um erro que não pode ser cometido!

Visão divergente entre franqueadora e franqueado

No começo, tudo são rosas. O problema está em quando uma franquia deseja crescer ou expandir suas atividades conforme os desejos do franqueado, mesmo que isso vá contra algumas diretrizes da franqueadora. O resultado é um só: ambas as partes se desentendem, falta comunicação, falta alinhamento e, por fim, o trabalho é prejudicado, os clientes são prejudicados e ninguém aproveita todo o potencial da relação benéfica entre franqueado e franqueador.

Qualidade x custo

A Gestão de Franquias pode ser muito difícil quando falta alinhamento entre franqueado e franqueador. Contudo, questões financeiras também interferem nisso! É preciso tomar muito cuidado com as finanças do seu negócio, principalmente em tempos difíceis. Pode parecer tentador remover algumas funcionalidades dos produtos ou serviços oferecidos, ou mesmo reduzir a qualidade do que é oferecido, buscando também uma redução de preço.  Mas, a verdade é que essa prática funciona como um verdadeiro tiro no pé.

A franquia ficará com uma fama ruim e as reclamações pesarão tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Por isso, é bem importante tomar cuidado com a Gestão de Franquias e com a saúde da sua reputação!

Achar que está tudo bem, o tempo todo, com a gestão de franquias

Muitos franqueados têm o péssimo hábito de seguir o modelo de negócios da franquia de forma completamente engessada, e esquecem de escutar os clientes para investigar possíveis melhorias a serem feitas. É bem comum encontrar desafios que não são levados à franqueadora e continuam sem solução como se fosse um problema causado ou perpetuado pelo modelo de negócios da franquia.

É importante ouvir os clientes, receber sugestões, e investigar o que é mais vantajoso para todos, promovendo a construção de um relacionamento amigável, transparente e lucrativo.

Agora que você já conhece os principais erros de uma gestão de franquias, pode começar a evitá-los na sua franquia! Entre em contato com a Attentive e saiba tudo que você precisa para sua franquia começar com o pé direito!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.