Imposto de Renda – Profissional Liberal, você precisa ler isto!

Compartilhe

Trabalha como profissional liberal, mas ainda tem dúvidas em relação a melhor forma declarar o seu imposto de Renda? Então você precisa ler esse post!

Quando falamos da declaração de Imposto de Renda para profissionais liberais, muitos declarantes ainda têm dúvidas relacionadas ao assunto, dispensando a oportunidade de reduzir o valor total a ser recolhido, justamente por não terem maiores conhecimentos de como realizar essa operação.

Sendo assim, nós, da Attentive Smart, separamos três dicas simples que irão te guiar rumo a uma declaração eficiente dos seus rendimentos, garantindo um melhor controle do que foi gasto e ganho com a sua atividade liberal e as contas que são de sua responsabilidade como pessoa física.

Portanto, vamos às dicas!

Dica #1: “Guarde a notinha!”

Sempre que você tiver que arcar com alguma despesa que é indispensável para o exercício da sua atividade, podendo ser ela:

  • conta de luz;
  • material para o escritório;
  • produtos de limpeza;
  • entre outros.

Separe muito bem o comprovante de compra do produto ou contratação do serviço, pois tais despesas podem sim ser deduzidas da sua declaração de imposto de renda para profissional liberal, o que garante uma redução do valor total a ser recolhido.

Dica #2: “Isso é dedutível, isso não!” Saiba como diferenciar

Contudo, não pense que tudo o que comprou ou contratou é passível à dedução fiscal. É muito importante saber diferenciar as contas que podem e que não podem ser deduzidas em sua declaração de imposto de renda para profissional liberal.

Mas não se preocupe que nós vamos te dar uma ajuda!

Gastos dedutíveis

Como dito na primeira dica, despesas relacionadas à sua operação, ou seja, ao seu dia a dia, podem ser dedutíveis, sendo elas:

  • conta de telefone;
  • conta de água;
  • aluguel do estabelecimento;
  • cursos e treinamentos para aperfeiçoamento profissional;
  • entre outras.

Mas não se esqueça de guardar os comprovantes!

Gastos não dedutíveis

Por outro lado, quando falamos de aquisições que não estão ligadas diretamente às suas despesas de operação, tais como:

  • equipamentos para o estabelecimento;
  • móveis;
  • computadores;
  • entre outros.

Não é possível realizar a dedução em sua declaração de imposto de renda para profissional liberal.

Dica #3: Conte com um profissional contábil para identificar os rendimentos de PF e PJ

Por fim, no momento de realizar o lançamento dos rendimentos recebidos em sua prestação de serviços é importante saber a sua origem, assim é possível ter maior eficiência na declaração do seu imposto de renda.

Desse modo, se você prestou serviços para empresas, não esqueça de solicitar o informe de rendimentos, que será declarado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ” no programa da Receita Federal.

Já quando falamos de pessoa física, é preciso realizar a declaração dos rendimentos na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”, no mesmo programa.

Contudo, você pode contar com o escritório de contabilidade da Attentive Smart, assim te assessoramos no recolhimento mensal dos impostos por meio do Carnê-Leão, e te preparamos para uma declaração de imposto de renda para profissional liberal tranquila, e mais econômica!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.