7 SINAIS DE QUE UMA FRANQUIA É UM BOM INVESTIMENTO

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Antes de escolher a marca em que você irá investir, preste atenção nestes fatores

No Brasil existem mais de 3.000 redes de franquias. Ou seja: são muitas opções para o empreendedor que quer investir em uma unidade. A escolha não é tarefa fácil. É necessário investigar o suporte dado pela empresa franqueadora, o investimento exigido e a lucratividade proporcionada pelo negócio. Para avaliar esses elementos, é de extrema importância conversar com os atuais franqueados e com aqueles que deixaram a rede – a franqueadora é obrigada a fornecer esses contatos ao candidato a franqueado. Se você está procurando um bom investimento em franquia, fique atento aos sinais abaixo.

1-Você se identifica com o segmento em que a marca atua

Pode parecer óbvio, mas é preciso avaliar se você quer mesmo trabalhar todos os dias na área. Não basta gostar dos produtos ou serviços como consumidor – você precisa se ver naquela operação pelos próximos 15 ou 20 anos. “Visite as lojas da marca em vários dias da semana, em todos os horários. Veja a unidade quando não tem nenhum cliente e quando está lotada. Esses são os momentos mais críticos”, afirma Ana Vecchi, sócia-diretora da Vecchi Ancona.

2. O capital exigido é inferior ao que você tem

Se você investir todo o seu dinheiro na montagem da loja e na taxa de franquia, ficará sem fundos para bancar os gastos do começo da operação. Todo negócio passa por uma fase de maturação, em que as vendas ainda não estão no ponto normal. Nesse período, será preciso ter reservas para pagar os custos fixos. “Nunca invista mais de 70% do capital que você tem”, diz Guilherme Siriani, sócio-diretor da ba{Stockler.

3. A franqueadora é presente na implantação

Verifique com os atuais franqueados e também com aqueles que deixaram a rede: a franqueadora entrega aquilo que promete? Certifique-se de que o empreendedor terá suporte na escolha e na negociação do ponto (incluindo ajuda no contrato de locação). Veja também como serão o acompanhamento da obra e o apoio na escolha da equipe. O treinamento inicial precisa ser suficiente para o franqueado tocar o negócio, ainda que a franqueadora não precise estar dentro da loja depois da inauguração.

4. Os consultores de campo dão conta do suporte

O número de unidades atendidas por cada consultor de campo varia conforme o tamanho da rede e o segmento de atuação. Redes mais maduras têm profissionais especializados, que atendem conforme o problema que o empreendedor enfrenta. “É como ter um consultor ‘clínico geral’ e outros mais especializados em áreas técnicas, como um nutricionista ou um pedagogo”, diz Ana. Vale conversar com outros franqueados para entender se o suporte dado pelos consultores de campo é eficaz.

5. O negócio pode dar o lucro que você quer

Depois que a unidade alcançar o ponto de equilíbrio, haverá sobra de caixa. O candidato a franqueado precisa saber de quanto pode ser esse lucro – e se esse valor será suficiente para manter o padrão de vida que o empreendedor deseja. Se ele começa a retirar mais dinheiro que pode, vai faltar capital de giro para pagar as contas. “Alguns negócios nunca vão dar o dinheiro que o investidor quer. Ou ele abre duas ou três operações ou muda seu padrão de vida”, afirma Siriani.

6. O retorno do investimento é melhor que o de uma aplicação

Além da análise da rentabilidade, vale comparar o retorno do capital investido com uma aplicação do mercado financeiro. “O retorno da franquia precisa ser de duas a duas vezes e meia maior. Então, se o empreendedor tem o capital investido no banco com rendimento de 1% ao mês, o negócio deve render 2% ou 2,5% ao mês para valer a pena”, diz Siriani. As franqueadoras sérias costumam mostrar esses dados ou fornecer planilhas que ajudem o candidato a calcular o retorno.

7. A rede tem crescimento sustentável

Uma expansão muito rápida pode indicar que o franqueador não seleciona bem seus franqueados – aceita aqueles que têm o dinheiro para investir, mas não necessariamente a capacidade de gestão. “Tome cuidado com uma expansão agressiva. A empresa franqueadora não tem tempo de criar uma estrutura adequada devido à velocidade de crescimento”, diz Ana Vecchi. “O fato de a rede ter alcançado cem unidades não significa que a estrutura da franqueadora seja adequada.”

Fonte: PEGN

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