Know-how – Saiba como funciona e qual é a sua importância!

Compartilhe

Aprenda o que é know-how e aprimore o seu agora!

A gama de conhecimentos disponíveis atualmente é infindável: desde saber como construir uma casa até fazer um café expresso ideal, tudo é sabedoria, e pode ser adquirida de uma forma ou de outra.

E conhecimento não engloba somente o que se estuda em escolas ou cursos, mas também o que se aprende com a vida e colocando a “mão na massa”. A prática é algo que não é necessariamente fruto do que se memoriza nas aulas do colégio, mas técnicas que são absorvidas através de um experimento pessoal de aprendizado, que pode ser a observação, a tentativa e erro, entre outros.

Certas perícias são apenas dominadas por completo pela repetição e contínuo exercer da atividade, coisas que são inviáveis com apenas a apresentação e explicação de dados e informações. É como um passo a passo de uma receita de um alimento: quanto mais se faz o procedimento da comida em questão, melhores serão os resultados e a qualidade do produto final.

E para explicar o que é know-how e como isso se relaciona a um melhor desempenho das suas atividades no trabalho e fora dele, é que estamos escrevendo esse artigo e mostraremos que o :“conhecimento de vida” não é uma desculpa, mas uma ferramenta eficiente para melhorar suas aptidões no que desejar.1575043563 Contato - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

O que é know-how?

O conceito de know-how vem do inglês, que significa “saber-como” ou adaptando para expressar melhor o significado seria “saber-fazer”. Ele refere-se ao composto de conhecimentos práticos que uma empresa ou uma pessoa adquire em alguma atividade específica.

É a comprovação de que você sabe executar aquela tarefa em questão, e isso é o que evidencia um diferencial. Claro que é muito importante consultar informações e pessoas entendidas do assunto, mas em alguns casos, apenas esse respaldo não é o suficiente para garantir bons resultados. 

Por exemplo, considerando o caso da receita que citamos anteriormente. Um chef de cozinha não simplesmente nasce com as habilidades necessárias para tal título, mas com os aprendizados que obteve-se aliados à prática constante da culinária, um produto excelente é o resultado final.

Dicas para melhorar o seu know-how!

E como não íamos te deixar sem informações de como melhorar o seu know-how, apresentaremos dicas de como colocar o seu em evidência.

Leia muito!

Como assim se o know-how é baseado na prática? Sim, ele é, mas de nada vale colocar em prática algo impraticável. Leia sobre assuntos pertinentes à atividade a ser realizada e veja o que realmente dá certo e, em seguida, teste o que achar pertinente e aplicável.

Busque o seu aprendizado!

Para se auto lapidar, especialize-se em cursos e até mesmo assista palestras na área que deseja. Não parar o processo de aprender auxilia na solução de problemas e a manter sua mente criativa.

Se inspire em seus colegas!

E isso serve também para seus concorrentes: veja como eles trabalham e entenda o que estão fazendo que possa ser aplicado em suas atividades e como melhorar suas competências, tudo isso com base no que você admira neles. 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.