Marketing para profissional liberal – como captar mais clientes com dicas simples!

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O marketing para profissional liberal possibilita conseguir um maior número de clientes e fazer com que o profissional, seja ele médico, advogado ou de qualquer outra atividade, seja mais conhecido.

A internet é um dos melhores meios de potencializar a atividade de um profissional liberal, possibilitando que o próprio profissional passe todas as informações sobre seus serviços, atendendo, ao mesmo tempo, as determinações éticas de sua profissão, como acontece, por exemplo, na advocacia e na medicina.

Utilizando as ferramentas disponibilizadas pela internet, na maior parte das vezes gratuitas, o profissional poderá influenciar o seu público-alvo de forma direta, sendo reconhecido pelo seu conhecimento e, assim, influenciando diretamente na captação de clientes.

A produção de conteúdo relevante é uma das principais formas de trabalhar o marketing para profissional liberal, repassando informações que sejam de interesse geral, utilizando, para isso, tanto as redes sociais quanto um blog diretamente ligado ao site do escritório ou um site pessoal.

Para conseguir esses objetivos, no entanto, o profissional liberal deve adotar algumas técnicas que o tornem mais conhecido, influenciando as pessoas que precisam de seus serviços de forma positiva e fazendo com que o procurem, quando têm necessidade.

As estratégias são bem simples e podem ser aplicadas para qualquer profissional que atue de forma independente, sem ligações com empresas ou entidades.

1.   Utilize o próprio nome no marketing para profissional liberal

A primeira estratégia, e também a mais básica, é utilizar o próprio nome em todas as divulgações, seja através de um perfil nas redes sociais ou em um blog. Essa condição, embora básica, é de extrema importância, uma vez que o público-alvo irá ligar diretamente a atividade ao profissional.

É importante lembrar que, através da utilização do próprio nome, o profissional irá conseguir maior credibilidade com o passar do tempo, desde que sua prestação de serviços tenha qualidade, levando os clientes a encontrarem a solução para seus problemas.

Além disso, no caso de um profissional liberal, o seu nome é a sua marca, como acontece com qualquer empresa. Com o nome lembrado pelos potenciais clientes, o profissional liberal terá mais condições de captar novos clientes.

Para manter o nome em destaque, é importante registrar um blog em seu próprio nome, produzindo uma página que ofereça destaque aos assuntos que o profissional domina e se destacando entre a concorrência.

2.   Utilize as redes sociais para divulgação do seu trabalho

Manter um blog em nome próprio no marketing para profissional liberal, no entanto, não possibilita que o profissional tenha reconhecimento imediato. Depois disso, é necessário começar a sua divulgação, para que não seja apenas mais um blog perdido entre milhões de outros.

A divulgação deve ser feita através das redes sociais, buscando aumentar o número de seguidores e publicando comentários sobre artigos postados, criando links para o blog e levando as pessoas a se interessarem pelos assuntos comentados.

As redes sociais, atualmente, são o melhor meio de manter contato com o público-alvo, lembrando que, segundo pesquisas, os usuários de internet consomem pelo menos duas horas todos os dias consultando e compartilhando o que encontram nas redes sociais.

Como a maior parte dessas pessoas está interessada em encontrar uma solução para determinado problema, as redes sociais se mostram como o melhor canal de comunicação, tendo ainda a grande vantagem de ser uma ferramenta totalmente gratuita, a menos que o profissional queira se destacar através de anúncios patrocinados.

No marketing para profissional liberal, é possível utilizar todas as principais redes, como o Facebook (que é o mais utilizado atualmente), o Instagram, o Twitter e o WhatsApp. Além disso, é possível ainda criar vídeos e criar um canal no YouTube, divulgando-o através de links nas outras redes.

3.   Crie conteúdo relevante, atrativo para o público-alvo

Para quem gosta de escrever, produzir conteúdo relevante é extremamente fácil. Os assuntos podem ser sugeridos pelos seguidores ou seguindo a tendência da mídia tradicional.

No entanto, é preciso lembrar que o marketing para profissional liberal precisa atrair a atenção do público-alvo e ser comentado e compartilhado para que o profissional atinja seus objetivos.

Assim, por exemplo, quando se trata de marketing para um médico, a primeira coisa a ser evitada é aquela técnica demais, ou seja, a linguagem técnica utilizada na prática da profissão. A grande maioria dos usuários de internet conhece apenas o linguajar comum, falado por todos, e não vai dar qualquer importância a um artigo que, mesmo tratando de assuntos sérios e necessários, utilize linguagem técnica.

Manter contato com os usuários no marketing para profissional liberal na internet vai exigir que o profissional escreva em uma linguagem simples e acessível, que seja entendida por todos.

Outras ferramentas podem ajudar na busca de temas para a produção de bons conteúdos, como o Google Trends, por exemplo, que sintetiza as palavras-chave mais procuradas. A ferramenta também é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa.

Devemos lembrar, no entanto, que o Google Trends apresenta a tendência das palavras-chave e, se o profissional pretende ser mais específico, em busca de um público-alvo delimitado, deve procurar um profissional de marketing que, por ter maior conhecimento, poderá conduzi-lo a temas também específicos.

4.   Não se esqueça de outras estratégias

Vamos lembrar que não é apenas através da internet que é possível fazer o marketing para profissional liberal. O ser humano ainda precisa de contato pessoal, de olho no olho e de conferir empiricamente se pode ou não confiar em qualquer profissional.

Portanto, não se pode esquecer de participar de atividades que tornem o seu nome mais conhecido e lembrado. Isso pode ser feito através de eventos, de encontros, de e-mail marketing ou ainda de promoção de palestras em entidades ligadas à sua profissão.

A participação em atividades voluntárias é outra forma de produzir um excelente marketing para profissional liberal, levando as pessoas a terem certeza de que o profissional é uma pessoa também atuante nas causas públicas, voltadas para o atendimento beneficente.

Essas recomendações fazem parte de um conjunto de estratégias que podem ser facilmente aplicadas para o marketing do profissional liberal. Aproveite.

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