Como Montar Um Pet Shop: saiba todos os passos básicos

Compartilhe

Montar Um Pet Shop é o sonho de muitas pessoas que gostam de animais, e o mercado é altamente lucrativo, atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no mercado mundial voltado para bichinhos de estimação. E não é para menos! Nosso país tem uma população de mais de 50 milhões de cães e gatos.

Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o setor apresenta um crescimento de, em média, 17% ao ano. Além disso, o faturamento anual passa de 15 bilhões de reais.

Lucrativo e promissor, esse segmento tem atraído milhares de empreendedores. Se você faz parte desse grupo e, pretende, em breve, montar um pet shop para chamar de seu, não dê o próximo passo sem conferir as nossas dicas!

Planeje o seu negócio

O primeiro passo para fazer o seu empreendimento dar certo é montar um bom plano de negócios. Esse plano deve conter um estudo de mercado (potencialidades, limitações, concorrência), perfil do público-alvo, metas de curto a longo prazo, projeções financeiras, cálculos de custos, além de estratégias para o alcance dos objetivos.

Tudo deve estar na ponta do lápis e, se você tiver dificuldades para montar o plano, procure o auxílio de consultores especializados.

Vale ressaltar que um planejamento de negócios bem feito aumenta significativamente as chances de atingir o sucesso, pois, evita que processos tenham que ser refeitos.

Estude as necessidades do público

Queremos criar algo que tenha sucesso, não é mesmo? Para que isso aconteça, precisa existir demanda para os serviços e os produtos que você vai oferecer.

Se você não tem contato com o mercado pet, faça pesquisas com conhecidos que sejam donos de pets: busque compreender quais são os problemas que eles enfrentam na rotina de cuidados e o que eles valorizam.

Analise seus concorrentes

Além de analisar as necessidades dos clientes, devemos verificar os concorrentes também! Veja como é o atendimento deles, quais serviços oferecem, quais são os diferenciais, quais são as formas e por que se destacam.

Aprenda com as experiências deles e faça uma comparação entre a concorrência e seu pet shop. Alguma das formas mais difundidas de análise de negócio e de concorrência são a SWOT e as 5 forças de Porter.

Esteja por dentro das tendências do mercado

Além de suprir as necessidades dos consumidores, é necessário estar atento às tendências do mercado para não perder o bonde e ficar para trás!

Estar sempre atualizado permite que você antecipe serviços, atendimentos e produtos e esteja um passo à frente da concorrência.

Leia sempre jornais, revistas, periódicos da área. Participe e troque ideias em feiras e em grupos de discussão. Confira algumas das tendências que separamos para você.

Defina os produtos e serviços a serem oferecidos

O mercado pet é muito amplo e apresenta uma série de possibilidades. Ao abrir um pet shop, é importante que o empresário defina a sua área de atuação e mantenha o foco. Ele pode começar com um pet shop pequeno, que ofereça rações, roupinhas e serviços básicos de banho e tosa. Ou, caso ele prefira, é possível montar um pet shop maior e mais completa, que disponibilize brinquedos, massagem canina, dog walker e até hotel para os animaizinhos.

Alguns exemplos de serviços:

  • Estética: banho e tosa em loja ou móvel e spa
  • Saúde: atendimento veterinário, internações hospitalares, exames e tratamentos alternativos como acupuntura.
  • Estadia: hotelzinho
  • Recreação: creche, dog walk e festas
  • Adestramento
  • Serviços complementares: táxi dog e entrega de produtos

Cuide das questões burocráticas

Antes de abrir as portas do seu pet shop, providencie toda a documentação necessária para legalizar a empresa. Nesse sentido, é indispensável procurar o conselho regional de medicina veterinária da sua região, a prefeitura municipal, a vigilância sanitária e também o ministério da agricultura. Se você pretende que sua loja comercialize animais silvestres, é preciso conseguir uma licença do IBAMA.

Vale destacar que para a venda de qualquer animal de estimação ou mesmo a doação é preciso inscrever a loja no Cadastro Municipal de Comércio de Animais — CMCA — e ter um profissional habilitado pelo CMV que possa prestar serviços de cunho médico veterinário.

Consulte também: vigilância sanitária para saber sobre as condições de higiene e disposição de cômodos; corpo de bombeiros, verifique os dispositivos de segurança necessários; a prefeitura, a respeito de licenças de funcionamento.

Escolha o ponto comercial adequado para Montar Um Pet Shop

Outro aspecto crucial para o sucesso do seu negócio é a escolha do ponto comercial, ele precisa favorecer as atividades do seu pet shop. Veja se o imóvel possui espaço suficiente, verifique se comporta reformas para ampliações futuras, analise se o ambiente possibilitará o bem-estar dos animais e se pode ser adaptado para oferecer conforto aos clientes. É necessário também que o pet shop seja bem localizado, acessível e situado em uma área pavimentada.

Fique de olho na estrutura

Outro ponto referente às exigências legais que devem ser obedecidas é a licença de funcionamento e um alvará emitido pela Vigilância Sanitária, além do registro do Departamento de Defesa Animal.

Além das informações sobre o mercado, faça um levantamento prévio sobre as instalações mínimas e necessárias para abrir uma loja de animais, como:

  • Pisos impermeáveis da loja e da sala de banho;
  • Sala de secagem e de tosa;
  • Instalações para abrigo dos animais.

Cote equipamentos

Além da estrutura básica, alguns equipamentos são obrigatórios para montar um pet shop:

  • Máquina de tosa profissional;
  • Secador;
  • Soprador;
  • Lâminas para máquina de tosa profissional e adaptadores.

Faça planejamento financeiro

Com toda pesquisa anterior em mãos, anote todos os gastos e faça uma tabela de custos para que não perder o controle e de vista o que será necessário. Feito isso, coloque na ponta do lápis: quanto é o investimento necessário?

Consulte seus fundos de investimento, se for necessário, verifique também a possibilidade de sociedade.

Monte a equipe

A depender do porte da empresa e dos serviços oferecidos no pet shop, contrate os colaboradores para trabalharem no negócio. Seja criterioso na escolha dos profissionais ao Montar Um Pet Shop, analise os currículos cuidadosamente e faça as entrevistas sem pressa. De modo geral, pet shops em estágios iniciais de implantação precisam de atendentes, veterinários, cuidadores e um gestor. Com as contratações concluídas, invista em treinamento.

Procure bons parceiros

Sempre precisaremos de ajuda, isso é fato. Mesmo que cientistas desenvolvam alguma técnica ou medicação de super aprendizado ou até clones nossos, não dominaremos todo o conhecimento necessário. Por isso, procure parceiros em que você tenha confiança para montar um pet shop: contadores, veterinários, funcionários, arquitetos, fornecedores e softwares de gestão.

Use a tecnologia a seu favor

Para Montar Um Pet Shop comece com o pé direito, conte com ajuda da tecnologia para modernizar os processos de atendimento e gerenciamento. Utilize um software de gestão. O Vetus é um sistema de gestão específico para pet shops, clínicas veterinárias e hospitais veterinários. Ele oferece ferramentas para gerir o relacionamento com os clientes, facilitar a administração do pet shop e manter o negócio organizado. Experimente o Vetus por 15 dias gratuitamente!.

E aí, gostou das nossas dicas de Como Montar Um Pet Shop? Vai colocá-las em prática? Conte para nós como anda seu negócio na nossa página do Facebook ou nos comentários!

Até a próxima!

Fonte: Blog do Vetus

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.