Nota Fiscal Eletrônica – tudo que você precisa saber!

Compartilhe

A Nota Fiscal Eletrônica foi, sem dúvida alguma, uma das grandes novidades para os empreendedores, e veio com o advento da tecnologia e da era da internet.  Hoje, ela já é uma grande conhecida no mundo do comércio.

Entenda mais sobre essa ferramenta e descubra por que ela é tão necessária!

Tenha em mente que, ainda que a NFe já não seja mais uma novidade, ainda há muitos empreendedores que não compreendem a totalidade do seu uso.

Quais são os benefícios da NFe?

Bom, para o empreendedor que já está no mercado há algumas décadas, a NFe pode nunca ser tão eficaz quanto a Nota Fiscal mais antiga. Isso depende, é claro, de uma série de fatores, que inclui o ponto de vista individual de cada um.

Mas isso não significa que ela seja menos útil que a sua contraparte em papel, muito pelo contrário! Significa, na verdade, que essa tecnologia não conquistou a todos de primeira, e demorou um pouco a permear nas camadas de empreendedores mais velhos.

O fato é: essa tecnologia é obrigatória, e o seu uso deve se tornar um hábito para quem deseja empreender. O motivo? Simples, cada vez mais, novas regras compõem a utilização da Nota Fiscal Eletrônica, e não adotá-las representa uma irregularidade.

Adeus papel, olá Nota Fiscal Eletrônica!

A NFe funciona quase como um documento de identidade de determinado produto vendido. Ou seja, para uma empresa vendê-lo, precisará emitir as notas fiscais eletrônicas regularmente, principalmente com o advento do CEST.

CEST – mais uma regra para a Nota Fiscal Eletrônica!

Você deve estar se perguntando o que é  esse tal de CEST. A sigla representa o Código Especificador da Substituição Tributária, regulamentado a partir do convênio ICMS 92/15 , que deverá englobar produtos onde a substituição tributária é aplicável.

O CEST é um código composto por sete dígitos, e deverá estar presente nas notas fiscais de produtos que possibilitem a substituição tributária.

Obrigatório a partir do próximo dia 1 de abril, o CEST impossibilitará comerciantes que não estejam cadastrados no sistema de vender.

Você pode conferir A tabela do CONFAZ para verificar quais produtos se enquadram na substituição tributária.

Também é a partir da NFe que um cliente consegue comprovar que comprou um determinado produto.

Isso não significa, porém, que atividades comerciais pararam de gerar notas fiscais em papel. Isso ainda acontece!

A NFe possui benefícios a serem obtidos, como:

  • Maior organização;
  • Poucas chances de haver perdas;
  • Total regularidade para as vendas;
  • Terreno preparado para o CEST;
  • Armazenamento digital por cerca de 180 dias.

Dessa forma, fica claro que a Nota Fiscal Eletrônica representa uma oportunidade muito melhor para os empreendedores, mas veja só: é preciso ter cuidado! A contabilidade para NFe se faz necessária. Mas, por quê?

Contabilidade para Nota Fiscal Eletrônica – por quê?

Como mencionado, a Nota Fiscal Eletrônica serve como um comprovante de regularidade para que determinado negócio continue a promover suas atividades comerciais, isto é, vender.

Isso significa que o seu negócio estará em uma boa situação perante a Receita Federal.

A Contabilidade também se faz importante para o armazenamento das notas fiscais eletrônicas, já que o contador já está pronto para realizar esse tipo de serviço, possuindo servidores e conhecimento para manter a situação do seu negócio em ordem.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Attentive!

Sucesso e até breve.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.