Manter Uma Agência De Marketing Exige Compromisso E Seriedade Com IRPJ E Outras Questões Tributárias Para Não Cair No Prejuízo!

Compartilhe

Entenda melhor sobre o IRPJ antes de abrir a sua empresa e evite transtornos relacionados aos pagamentos de tributos!

A abertura de uma empresa é um sonho para muita gente. Após participar de uma formatura do curso de comunicação, presenciei muitos colegas planejando abrir suas agências com a cabeça cheia de ideias, mas sem planejar os pormenores burocráticos fiscais que, com certeza, surgiriam em breve

Sugeri ajudar com algumas dicas importantes e alguns deles aceitaram meus conselhos.

A ideia de gerir o próprio negócio, coordenar pessoas e setores em que passou anos estudando para se especializar pode parecer satisfatória e até fácil. E pode mesmo ser, se você tiver paciência, disposição e capital para estruturar a sua sede

Porém, é preciso estar sempre atento a alguns detalhes que podem vir a ser uma grande ajuda um ou grande problema para a vida da sua agência. O pagamento correto da tributação é, talvez, o detalhe mais importante na sua jornada profissional como dono de um negócio.

Confira Nossas Especialidades - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Você sabe o que é o IRPJ e o que ele tem a ver com a longevidade da sua empresa?

O IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica – é a tributação obrigatória paga ao governo por pessoas jurídicas e empresas domiciliadas no Brasil, recolhido trimestralmente ou anualmente. 

No pagamento anual, a data de recolhimento é 31 de dezembro. Já no caso trimestral, as datas para o pagamento são definidas da seguinte forma:

  • 31 de março;
  • 30 de junho;
  • 30 de setembro;
  • 31 de dezembro.

Quase todas as empresas sediadas no Brasil devem realizar o pagamento desse tributo, com algumas exceções como instituições filantrópicas, científicas ou culturais, por exemplo. A arrecadação federal com o IRPJ se aproxima de 10% do recolhimento total anual.

Filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas sediadas no exterior também são tributadas, além de empresas públicas e pessoas físicas que mantêm atividades econômicas de natureza civil ou comercial para fins lucrativos, como venda de bens ou serviços a terceiros.

O pagamento correto e em dia do IRPJ evita transtornos fiscais, multas e prejuízos à sua empresa. Por isso a importância em ficar atento a essa tributação. Entenda um pouco mais sobre o IRPJ.

Existem quatro formas de tributação:

  • Lucro Real;
  • Lucro presumido;
  • Simples nacional;
  • Lucro arbitrado.

O Simples nacional é o “Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuintes das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”.

Essa forma de tributação abrange, como o termo explicita, micro e pequenas empresas e o processo difere um pouco dos demais, pois o tributo já está incluído nas alíquotas pagas pelo contribuinte. Além disso o recolhimento é feito em uma guia única, chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Se a sua empresa não é de micro ou pequeno porte, o IRPJ é ainda mais alto. Fique atento às peculiaridades de cada caso abaixo

Para as outras formas de tributação, detalhadas abaixo, a alíquota é de 15%.

O Lucro presumido abrange empresas com faturamento entre R$4 e 78 milhões. Nesse caso, as empresas não precisam apresentar detalhadamente a contabilidade para comprovar qualquer resultado.

Já para o Lucro real, que inclui entre outras, grandes corporações, bancos, seguradoras e empresas que possuem ganhos de capital provenientes do exterior, é baseado no valor real que a empresa arrecadou anualmente. Porém, caso esse valor ultrapasse 20 mil reais mensais, a alíquota será acrescida de 10% sobre o excedente.

Finalmente, o Lucro arbitrado abrange empresas que não se encaixam nas demais formas de tributação. Nesse caso, se os valores trimestrais ultrapassarem 60 mil, haverá também o acréscimo de 10%.

Não hesite em pedir a ajuda de um profissional para gerir melhor o seu negócio. Estamos aqui para o seu bem estar profissional!

Dos meus colegas que abriram suas agências, apenas os que se interessaram na minha ajuda seguiram com negócios saudáveis e prósperos. A tributação é um assunto sério para qualquer empresário, e seu planejamento requer atenção e compromisso.

Quer entender melhor sobre esse e outros assuntos tributários? Eu estou aqui para ajudar você e a sua empresa a não cair na armadilha do leão e em nenhuma outra que ameace a longevidade do seu negócio.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.