O que é preciso fazer para montar uma consultoria de TI

Compartilhe

Montar uma consultoria de TI e prestar serviços relacionados à tecnologia da informação, pode ser um negócio extremamente lucrativo.

No entanto, é preciso reconhecer que muitos profissionais não sabem exatamente o que é preciso fazer para tirar seus planos do papel e colocar a empresa de consultoria em prática.

Pensando em montar uma consultoria de TI, mas não sabe por onde começar? Vamos ajudar você com algumas dicas. 

1.Defina o seu modelo de negócio

Quando o assunto é como montar uma consultoria de TI, o primeiro passo é definir o seu modelo de negócio. Na sequência, destacamos duas possibilidades:

  • Como consultor individual: Como consultor individual, você trabalhará em estreita colaboração com seus clientes e concluirá o projeto e todas as entregas por conta própria. Se você deseja um negócio de consultoria enxuto e flexível, este é um bom modelo para você.

Vale destacar que o fato de atuar como consultor individual não significa que você não possa abrir um CNPJ e prestar serviços como pessoa jurídica, reduzindo sua carga de impostos e, ao mesmo tempo, transmitindo maior credibilidade para os clientes.

  • Como uma empresa de consultoria: Ao abrir uma empresa de consultoria, você é responsável por administrar a empresa e trabalhar em projetos de clientes. Isso lhe dará responsabilidades adicionais e permitirá que você contrate outros consultores e equipe de suporte para criar e expandir um negócio de consultoria.

2.Defina os seus serviços

Se você quer que seu negócio tenha sucesso, você precisa mostrar a novos clientes e potenciais clientes o serviço de consultoria específico que você vai oferecer e entregar.

Você pode começar avaliando seu conjunto de habilidades e fazendo um brainstorming dos serviços gerais de consultoria que gostaria de oferecer.

Isso é vital por três razões:

  • Você precisa articular seu serviço de consultoria para clientes em potencial para convencê-los de que seus serviços são valiosos.
  • Você precisará cobrar valores que permitam administrar um negócio sustentável.
  • A sua especialidade e gama de serviços ajudará a definir expectativas realistas para seus clientes e potenciais clientes.

3.Escreva um plano de negócios

Depois de escolher seu nicho e definir seus serviços, é hora de escrever um plano de negócios.

As pessoas cometem muitos erros quando iniciam um novo negócio, pois se apressam antes de considerar os aspectos essenciais de seus negócios. 

Embora escrever um plano de negócios não seja obrigatório, ele pode ajudá-lo a aperfeiçoar suas ideias e evitar muitos erros.

Com a ajuda de um bom plano de negócios, montar uma consultoria de TI se torna algo muito mais fácil.

4.Contrate uma contabilidade especializada

Por fim, não se esqueça de contar com os serviços de um contador especializado em empresas e negócios no segmento de TI.

Com o apoio de uma contabilidade especializada, você terá acesso a todas as informações que precisa para regularizar sua empresa, e manter suas obrigações em dia com o fisco.

Pensando em abrir uma consultoria de TI? Conte com o apoio da Attentive Contabilidade, entre em contato conosco!

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.