O que é preciso para criar uma startup?

Compartilhe

O que é preciso para criar uma startup? Muitos estão à procura do famoso “caminho das pedras”, para criar um negócio escalável e lucrativo.

Por sua vez, quando falamos em escala e lucros, as startups são a grande preferência do momento. 

Muito embora criar uma startup possa parecer algo muito promissor e lucrativo, antes de tomar essa decisão, é importante que o empreendedor entenda o mercado no qual estará inserido.

Enquanto as empresas procuram encontrar um lugar em um mercado estabelecido, as startups estão interessadas em um novo modelo de negócios, repetível e escalável, capaz de desestabilizar um mercado existente.

Uma startup não está procurando fazer ondas, elas querem ser uma mudança de maré que muda toda uma indústria e o mercado onde estão inseridas.

Um processo como esse leva tempo, pois você não vai mudar fundamentalmente o mundo da noite para o dia, então, ao contrário de uma empresa tradicional que parece ter lucros desde o primeiro dia, as startups não esperam retornos imediatos.

Nos primeiros anos, as startups renunciam seus lucros para alcançar um crescimento explosivo e exponencial no futuro. 

Este modelo sustenta-se garantindo grandes montantes de financiamento garantidos por grupos de investidores que acreditam no potencial de retorno da empresa.

Dito isso, confira na sequência, algumas dicas que podem ajudar você a criar uma startup de sucesso.

Como criar uma startup de sucesso?

1.Faça parceria com as pessoas certas: Primeiro, decida se você realmente vai fazer isso sozinho ou se será melhor encontrar um cofundador que o ajudará a decolar. Você pode estar abrindo mão de alguma autonomia, mas estará ganhando apoio e, talvez o mais importante, uma nova perspectiva.  

2.Compreenda tendências e mercados: Em qual mercado você está procurando entrar e o que especificamente pretende transformar? Questione, pesquise, estude o mercado e faça perguntas a si mesmo.

Quanto mais você entende quais são as necessidades e tendências do mercado, mais poderá fazer para transformá-lo!

3.Prepare-se para imprevistos: Lembra quando falamos sobre fracasso e contratempos no início? Bem, isso vai acontecer com você, algumas coisas podem sair fora do planejado.

Portanto, é importante ter planos de contingência em vigor para compensar os diferentes tipos de contratempos. Pergunte a si mesmo os piores cenários e veja se você tem soluções alternativas.

4.Planeje para escalar: As coisas estão indo bem, você obteve algum sucesso inicial e as pessoas estão prestando atenção em você, então o que o futuro reserva? Se você pretende alcançar o sucesso real como uma startup, precisa planejar como seu negócio irá crescer. 

5.Conte com apoio especializado: Por fim, mas não menos importante, se você deseja criar uma startup, procure apoio de especialistas que entendem desse tipo de negócio.

As startups são capazes de revolucionar o mundo, mas em contrapartida, contam com uma série de particularidades.

Prepare o seu negócio para o sucesso, conte com a Attentive Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em startups!

Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você a tirar os seus planos do papel.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.