Os principais indicadores financeiros que toda empresa de tecnologia precisa analisar

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Se você já passou algum tempo estudando gestão empresarial, deve ter se encontrado com o termo “Indicador de Desempenho”, ou mesmo “KPIs”. Esse último que é a sigla para Key Performance Indicators, a mesma ferramenta, só que em inglês. Hoje estamos aqui para falar especificamente dos indicadores financeiros.

Isso mesmo: dentro dos KPIs, existe um recorte específico para os indicadores de desempenho financeiro, e a Attentive hoje vai versar um pouco a respeito dessas ferramentas. Confira:

Os principais KPIs Financeiros

Indicadores de Performance destinados à área financeira medem o desempenho econômico de seu negócio. Tendo por principal característica a especificidade, esses indicadores são capazes de trazer para a superfície alguns detalhes sobre a saúde de sua marca, e para uma visão geral, é importante acompanhar alguns indicadores diferentes.

Abaixo trazemos os principais, mas lhe convidamos para uma conversa pormenorizada a fim de que discutamos melhor todas as possibilidades e encaixes que sua empresa pode precisar. Confira os principais KPIs financeiros:

  • Geração de Caixa: Demonstrando o valor líquido gerado num certo período, o KPI de Geração de Caixa demonstra em números se o desempenho da empresa foi positivo ou negativo naquele recorte temporal, sendo importante para estudar o impacto de campanhas publicitárias, por exemplo, ou mesmo lançamento de novos produtos e serviços;
  • Ticket Médio: Saber qual o valor médio das vendas auxilia a entender melhor quem são os seus consumidores, qual o comportamento deles e como melhor alcançar os mesmos por meio de políticas de venda e marketing. Isso torna o Ticket Médio um KPI Financeiro bem estratégico;
  • EBITDA: Demonstrando o desempenho e a produtividade de sua empresa, o EBITDA é um KPI que mede o funcionamento de sua marca, sem levar em consideração influências, gastos e contas vindas de fora da operação. O EBITDA responde à pergunta “a empresa é funcional?”. Algo bem importante para encontrar possíveis gargalos, ou mesmo acompanhar o desempenho de equipes e o impacto de contratações;
  • Ponto de Equilíbrio: Outro indicador muito importante é o Ponto de Equilíbrio, que é um cálculo essencial para a definição da receita necessária para pagar todas as despesas da empresa, sem necessitar de empréstimos. O Ponto de Equilíbrio é o ponto de Lucro Zero. Não é o ponto ideal, mas sim aquele que não gera prejuízos, sendo ele importante para a saúde financeira da marca;
  • Faturamento: Talvez um dos mais simples dos indicadores, e um dos mais observados, o Faturamento é a soma de todas as receitas e procura entender claramente a circulação de verba, tomando por consideração todas as vendas da marca. Esse dado é bruto e denso, sendo importante para uma visão geral, mas pedindo um certo refinamento para maior e melhor compreensão do estado da empresa.

Por fim, após trazer esses 5 indicadores, devemos lembrar que a realidade de cada negócio exige o acompanhamento de um ou outro KPI. Por isso, ter ao seu lado a assessoria de uma assessoria responsável e experiente na consultoria tributária e financeira é mais que essencial.

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