Os principais motivos para optar pelo Outsourcing Contábil

Compartilhe

Você sabe o que é, como funciona e quais os principais benefícios oferecidos por um Outsourcing Contábil? 

Outsourcing é uma palavra com origem na língua inglesa que em tradução literal para o português significa “Terceirização”.

Assim sendo, quando falamos do Outsourcing Contábil, estamos nos referindo a terceirização das rotinas contábeis de uma empresa ou organização, tais como:

  • Escrituração de notas fiscais e movimentos contábeis;
  • Apresentação de balanços e balancetes;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Entrega de obrigações acessórias exigidas pelo fisco.

Cada vez mais, é preciso reconhecer que a terceirização de serviços não relacionados às atividades finalísticas das empresas e organizações é uma crescente no Brasil e em várias partes do mundo.

Buscando maximizar os seus resultados e reduzir custos operacionais, as empresas buscam mais do que nunca, por parceiros de negócios que contribuam para o controle de suas atividades não finalísticas com eficiência, especialização e baixo custo.

Sua empresa ainda não optou pela terceirização de atividades não finalísticas? Confira na sequência, os principais motivos para optar pelo Outsourcing Contábil.

1.Redução de custos

A redução de custos está entre os mais importantes benefícios da terceirização de rotinas e serviços contábeis, principalmente para empresas que buscam melhorar suas margens, tornando-se mais competitivas.

Enquanto algumas empresas ainda acreditam em departamentos próprios para cuidar de rotinas não finalísticas como o marketing e a contabilidade, outras empresas apostam na terceirização, e com isso, conseguem reduzir os seus custos.

Para manter a contabilidade internamente, a sua empresa precisará investir e arcar com altos custos relacionados a contratação de profissionais, alocação de espaço físico, sistemas e equipamentos.

Por outro lado, quem acredita no Outsourcing Contábil, e terceiriza essas tarefas a uma empresa especializada consegue reduzir seus custos significativamente.

2.Foco na atividade fim

Chamamos de atividade fim, aquelas que estão diretamente relacionadas aos objetivos e razão de existir das empresas.

Uma indústria automobilística, por exemplo, tem como atividade fim a fabricação de veículos. 

Assim sendo, todas as demais atividades que não contribuem de forma direta para essa finalidade não podem ser consideradas atividades finalísticas, dentre elas:

  • Portaria e limpeza;
  • Gestão financeira;
  • Gestão contábil;
  • Recursos humanos;
  • Marketing.

Todas as áreas listadas acima podem ser alvo de terceirização para que uma empresa consiga reduzir a sua estrutura e manter todo o seu foco em sua atividade fim e no crescimento dos negócios.

A terceirização de tarefas que não geram receita, libera tempo para processos de negócios geradores de receita que podem aumentar a lucratividade e impulsionar as vendas.

3.Apoio de profissionais especializados

Por fim, as empresas que optam pela terceirização de serviços podem contar com o apoio e assessoria de profissionais especializados e capacitados em diferentes áreas.

Quando falamos do Outsourcing Contábil, por exemplo, os benefícios do apoio especializado são inúmeros, dentre eles:

  • Planejamento para redução de impostos;
  • Assessoria para tomada de decisões;
  • Apresentação de relatórios e indicadores específicos.

Deseja saber mais sobre o Outsourcing Contábil e os seus benefícios para a sua empresa? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.