Parceria com as soluções Domínio da Thomson Reuters mudou a contabilidade na Attentive

Compartilhe

Confira essa matéria também no Thomson Reuters

A era da tecnologia transformou, nos últimos anos, a forma de gerenciar as operações comerciais. Da mesma forma, a tecnologia na contabilidade revolucionou o setor ao permitir acesso a software mais rápidos que desempenham funções mais complexas.

Administrar diversos segmentos de negócio de forma personalizada e confiável pode ser impossível sem usar um sistema de contabilidade. Na verdade, com a ajuda de um ERP contábil (Enterprise Resource Planning), hoje é mais fácil organizar informações financeiras, analisar dados e medir a atividade econômica. Isso faz a produtividade no escritório aumentar.

Como o ERP contábil mudou a rotina da Attentive Assessoria Contábil

Foi em 2012  que o escritório Attentive Assessoria Contábil, em São Paulo, começou a utilizar as soluções da Domínio Thomson Reuters, um ERP Contábil elaborado para cumprir as atividades básicas da contabilidade e oferecer funcionalidades para o escritório ir além.

Fundada em 2003, em São Paulo, por Edinaldo Moreira, a Attentive conta hoje com uma equipe de mais de 30 colaboradores. É uma companhia jovem, dinâmica, com profissionais treinados e capacitados.

A empresa atua de forma integrada e especializada em Assessoria Empresarial nos processos de Folha de Pagamento, Fiscal/Tributária, Contabilidade Geral, Legalização Societária e Consultoria Financeira.

O grupo é formado ainda pela Attentive Smart e Attentive Consultoria. O foco é manter um estreito relacionamento com os clientes, por meio de orientações empresariais e apoio total, que somente a tecnologia na contabilidade  pode oferecer.

No setor operacional, a Attentive oferece:

  • – Portal de autoatendimento;
  • – Notificação e recebimento de contas e obrigações a pagar (antes do vencimento);
  • – Agilidade de resolução com uma base de conhecimento;
  • – Troca de mensagens com os consultores;
  • – Acesso por dispositivos móveis;
  • – Otimização de tempo;
  • – Controle de documentos.

Desafios vencidos com a tecnologia na contabilidade

Com as novas demandas da tecnologia e as mudanças trazidas com o SPED e o eSocial, a empresa percebeu em 2010 que uma de suas fraquezas era o sistema contábil que usava. Com isso, a diretoria de Attentive decidiu procurar no mercado uma plataforma que atendesse sua visão de futuro.

Foram analisados vários sistemas e as soluções Domínio da Thomson Reuters chamaram a atenção da Attentive. “Um dos problemas sérios que enfrentávamos com nosso sistema era o suporte de atendimento muito demorado. Além disso, havia também a fragilidade na estrutura e linguagem de programação”, conta Edinaldo Moreira, diretor de Inovação e Tecnologia.

“Ficamos muito empolgados e adquirimos o sistema que começou a ser implantado em abril de 2011.Essa decisão foi um divisor de águas na Attentive Contabilidade. Obtivemos um aumento de produtividade e qualidade a partir de janeiro de 2012, quando o sistema ganhou aderência e nossa equipe entendeu sua lógica”, explica Moreira.

Segundo o executivo, o software contava com um visual muito moderno e tecnologias inovadoras para a época. “Era o primeiro sistema Windows puro-sangue, enquanto os demais ainda rodavam no ambiente DOS”, diz Moreira.

DOS, sigla para Disk Operating System ou sistema operacional em disco, é um acrônimo para vários sistemas operativos intimamente relacionados que dominaram o mercado para compatíveis IBM PC entre 1981 e 1995.

“Outra vantagem do sistema era que a base de programação usava a SQL”, ressalta. A linguagem SQL é o recurso mais conhecido por administradores de bancos de dados (DBA) e programadores para a execução de comandos em bancos de dados relacionais.

É por meio dela que se criam tabelas, colunas, índices, atribuem-se permissões aos usuários, além de possibilitar fazer consultas a dados. Enfim, é utilizando a SQL que se “conversa” com o banco de dados.

Benefícios trazidos pelo ERP contábil

Moreira afirma que a Attentive está muito satisfeita com o sistema e principalmente com a qualidade do suporte, que sempre foi muito bom.

“Uma coisa sensacional é que a equipe que nos atende está sempre disponível para ajudar, atuando como facilitadores no processo de novas soluções. Indicamos imediatamente o software para todo escritório de amigos que procura um novo sistema contábil”.

De acordo com o diretor, a adoção da nova plataforma fez a produtividade do escritório aumentar. No mês de abril, por exemplo, o escritório entregou, para o e-Social, 100% das folhas de pagamento no prazo e sem erros.

“As folhas de janeiro e fevereiro deram algum trabalho, mas confiamos que a empresa iria solucionar os problemas, o que realmente aconteceu. Nossa contabilidade tem, no seu DNA, a busca pela inovação e desenvolvimento dos serviços. Tudo para oferecer o melhor aos nossos clientes”, explica.

Novas perspectivas

Em 2017, Moreira foi convidado pela diretoria das soluções Domínio da Thomson Reuters, juntamente com outros escritórios parceiros, para conhecer a sede da empresa em Criciúma (SC).

“Passamos um dia inteiro conhecendo a visão futura da Thomson Reuters. Foi neste dia fantástico que conhecemos o Projeto ONVIO, uma plataforma mundial 100% na nuvem”, conta o diretor, entusiasmado.

“Temos com uma grande expectativa sobre a abertura de APIs para aumentar nossa produtividade com a integração dos sistemas dos nossos clientes. Voltei confiante e com a certeza de que o futuro da nossa empresa está em boas mãos. É uma parceria duradoura, como de fato está sendo”, revela.

Não há nada melhor para um negócio, seja qual for o setor, do que abraçar a mudança. A hora é esta! Oferecer valor para o cliente é a melhor maneira de fazer sua empresa crescer.

Foi o que fez a Attentive com a adoção do ERP contábil das soluções Domínio da Thomson Reuters, que integra os setores e ajuda a gerenciar a carteira de clientes. A parceria entre as duas empresas mostra que é possível vencer qualquer desafio.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.