Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar na área contábil.

Compartilhe

A contabilidade para empresas de tecnologia é muito importante!

Assim como ocorre em qualquer outro segmento, as empresas de tecnologia precisam manter total atenção a respeito dos seus processos contábeis, principalmente em relação aos aspectos fiscais e tributários do negócio.

Nesse conteúdo, faremos uma breve análise a respeito de alguns perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar ao não contar com o cuidado devido que os seus processos contábeis exigem.

Não deixe de conferir, além de muito importante, esse conteúdo pode livrar a sua empresa de multas, processos fiscais e gerar muita economia.

Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar sob o ponto de vista tributário

Confira alguns pontos da legislação tributária brasileira que merecem atenção e podem gerar grande economia para o caixa de uma empresa de tecnologia.

Desoneração da Folha de Pagamento: A desoneração da folha de pagamento consiste em uma benefício e nova metodologia de cálculo da Contribuição Patronal Previdenciária – CPP, para setores relevantes da nossa economia em termos de contratação de mão de obra.

Tradicionalmente, as empresas de tecnologia costumam empregar muitos funcionários, sendo assim a carga previdenciária patronal sobre essas empresas torna-se demasiadamente elevada impactando os negócios de forma significativa.

Logo, não aproveitar do benefício da desoneração da folha de pagamento é um dos grandes perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar com processos contábeis.

Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS: Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS. Se a sua empresa de tecnologia comercializa algum tipo de produto, ela está sujeita ao pagamento de ICMS e também do PIS e COFINS.

No entanto, uma decisão recente do STF, garante uma significativa redução no valor do PIS e COFINS, possibilitando inclusive a recuperação fiscal de tributos pagos à maior no passado.

Segundo o entendimento do STF, o ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e COFINS. A sua empresa já faz uso deste entendimento legal ou continua pagando mais tributos do que deveria?

Escolha do melhor regime tributário: Atualmente temos no Brasil, três regimes tributários, são eles:

 

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

 

Dentre as opções qual é a mais vantajosa para a sua empresa? Pagar mais tributos por não escolher o melhor regime tributário para o seu modelo de negócio é outro grande perigo que uma empresa de tecnologia pode enfrentar com processos contábeis.

Perigos que uma empresa de tecnologia pode enfrentar sob o ponto de vista das obrigações acessórias

Por fim, temos ainda, o perigo enfrentado pelas empresas de tecnologia em seus processos contábeis, em virtude da não entrega de uma ou mais obrigações acessórias no prazo previsto e determinado pela legislação brasileira.

São várias as obrigações acessórias que devem ser entregues por uma empresa de tecnologia, dentre elas:

 

  • ECD;
  • DIRF;
  • EFD ICMS e IPI;
  • GIAs;
  • ECF;
  • EFD Contribuições;
  • DCTF;
  • E-Social.

 

Não entregar uma ou mais obrigatoriedades no prazo poderá gerar multas e sanções. A sua empresa corre esse risco?

Evite correr riscos e aproveite os benefícios fiscais previstos na legislação tributária. Conte com a a contabilidade para empresas de tecnologia!

Conheça a Attentive Contabilidade, entre em contato conosco:

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.