Pet Shop sustentável: como reduzir custos e gerar uma imagem positiva

Compartilhe

Você sabia que é possível implementar uma gestão sustentável que reduz custos e ainda melhora a imagem da sua marca?

Ter um pet shop sustentável pode nunca ter passado pela sua cabeça, mas como em diversos segmentos do mercado, há uma tendência que os processos e práticas do dia a dia de trabalho sejam cada vez mais sustentáveis.

Quando você pensa em sustentabilidade, logo imagina grandes indústrias e planejamentos de sustentabilidade para grandes organizações. Todavia, as pequenas e microempresas também possuem um papel fundamental na preservação do meio ambiente.

Leia também esse outro artigo sobre como fidelizar clientes de pet shop.

Além disso, é muito simples e fácil ser sustentável. Na verdade, é até recomendado que pequenas pet shops adotem boas práticas que além de preservar o meio ambiente, possibilitam uma boa redução de custos.

Essas práticas podem e devem ser compartilhadas com o público, pois além de melhorar a imagem da empresa e atrair clientes que possuem consciência sustentável, também estimula que outros pet shops e consumidores adotem boas práticas.

Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber para se tornar o gestor de um pet shop sustentável.

Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário no final da página.

Boa leitura!

Dicas para ter um pet shop sustentável

Existem muitos benefícios em ser um pet shop sustentável. Você verá que os seus funcionários mudarão de mentalidade, os clientes perceberão o negócio de uma forma diferente. Veja a seguir os diversos benefícios de investir em sustentabilidade:

  • Vantagem competitiva sobre pet shops que não possuem essas práticas;
  • Economia com luz, água e combustível;
  • Mais valor agregado à marca que será percebida como sustentável;
  • Uma relação melhor com a sociedade;
  • Atração e retenção de clientes ambientalmente conscientes.

A sustentabilidade não é apenas ambiental, mas social também. Então, é importante também pensar que as pessoas e os animais são os grandes beneficiados nesse processo.

Uma boa forma de investir no bem-estar social é implementando um projeto de resgate de animais de rua e encaminhamento para adoção. Com esse tipo de projeto, você salva muitos animais, agrega valor ao pet shop e torna as ruas mais seguras para motoristas e pedestres.

Vejas outras dicas preciosas para ter um pet shop sustentável:

Mantenha a loja sempre limpa e perfumada

Ninguém gosta de ir a um estabelecimento sujo, ainda mais para deixar o seu bichinho de estimação. Além disso, ser sustentável é manter uma convivência saudável com o bairro e os vizinhos. O mau cheiro pode atrapalhar, como ocorre em muitos pet shops desleixados.

Tenha um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS)

Todo serviço de saúde é obrigado por lei a planejar as etapas dos processos de geração, classificação e disposição final dos resíduos gerados, de acordo com o grau de risco. Caso a sua loja não tenha esse plano e a prática dele, busque orientações com a Anvisa.

Logística com atendimento móvel

Imagine que seu pet shop é um sucesso e tem centenas de clientes que levam os animais de carro. Já pensou em quanto gás carbônico é emitido por esses veículos?

Uma forma de aumentar as vendas e minimizar o impacto ambiental é possuir um único veículo de atendimento móvel que vai até os bairros, com hora marcada, para atender todos os clientes daquela região.

Ofereça produtos e fornecedores sustentáveis

Não adianta você investir em todas as dicas dadas aqui se os seus produtos e fornecedores não se importam com a sustentabilidade dos seus negócios.

Entenda que a sua cadeia de suprimentos é sua responsabilidade. Então, tente escolher e cobrar avanços nesse sentido das marcas de produtos e fornecedores.

Invista em energia solar e reaproveitamento de água

Essa é uma tendência não somente para empresas, mas para todas as casas. Instalar geradores de energia através do sol pode ser caro em um primeiro momento, mas a longo prazo é uma ótima forma de economizar energia.

No Brasil, possuímos uma ótima incidência de sol que pode tornar as empresas e casas autossustentáveis. O aproveitamento de água é outro caminho que pode trazer uma economia a curto prazo.

Veja outras dicas rápidas para o seu pet shop sustentável:

  • Separe e recicle o lixo;
  • Venda eco bags (eliminando as sacolas plásticas);
  • Nunca use mangueira para limpeza;
  • Escolha apenas produtos de limpeza ambientalmente corretos;
  • Tenha uma medida exata de shampoo e materiais para evitar desperdícios;
  • Tenha uma mangueira para banho com botão de pressão (só funciona enquanto está apertando para usar).

Conclusão

pet sustentavel
Pronto para ter um pet shop sustentável?

Como vimos, um pet shop sustentável demanda por diversos cuidados que podem parecer complexos no início. No entanto, com o tempo, tudo se torna mais simples e automático.

Todo tipo de mudança é assim até se tornar um processo padrão da empresa. Mesmo assim, essa revolução sustentável vale totalmente a pena.

Quando a mentalidade de uma empresa muda, ela transparece isso em todas as suas relações.

Continue aprendendo em nosso blog sobre gestão de pet shop:

Com certeza o seu bairro e consumidores notarão que o seu pet shop está mais limpo, organizado e, claro, sustentável.

Existem muitas outras formas de minimizar o impacto no ambiente. Imagine que tudo o que você consegue economizar já é um ganho. Então, busque sempre pensar no que você pode economizar.

Veja mais dicas rápidas:

  • Instalação de luz que desliga sozinha (evitando desperdício de energia);
  • Utilização de água da chuva para limpeza de veículos, calçada;
  • Manutenção dos veículos para evitar uma maior emissão de gases;
  • Troque equipamentos como sopradores e secadores antigos que gastam mais energia do que o necessário;
  • Reutilize a água das pias de lavar as mãos para limpar o chão.

São pequenos detalhes, mas que juntos ao longo dos anos fazem uma grande diferença. E qual cliente não quer contar com um pet shop que se preocupa com os detalhes?

Outra ótima dica é envolver a sua equipe de colaboradores para ajudar você a desenvolver um pet shop sustentável.

Obrigado por ler até aqui!

Fonte: Pet Shop Control

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.