Planejamento Tributário Pessoal – O que todo profissional liberal precisa saber?

Compartilhe

Fora o planejamento tributário empresarial, também é preciso se atentar ao seu planejamento tributário pessoal e a maneira como você gere os seus gastos tributários individuais!

Mesmo que você não esteja em atividade, como profissional liberal, é preciso ter um visão mais compreensiva sobre as suas relações comerciais e financeiras e os gastos com impostos que são gerados por elas.

Sendo assim, não somente na época de declaração de impostos de renda, é necessário se atentar ao planejamento tributário pessoal estipulado a longo prazo e, desta forma, garantir maior tranquilidade financeira para suas contas pessoais.

E, justamente por se tratar de um profissional liberal, onde, em algumas ocasiões as contas pessoais impactam diretamente nas profissionais, e vive-versa, ter esse planejamento se torna ainda mais importante.

Portanto, para que você saiba como ter o controle dos seus números, confira a postagem que nós, da Attentive Smart, preparamos para você!

O que é o Planejamento Tributário Pessoal?

Embora possa parecer incomum, é possível que você, profissional liberal, planeje o cumprimento das suas obrigações com o Fisco.

Dessa forma, o planejamento tributário pessoal, ou então planejamento tributário para pessoas físicas, é o processo pelo qual são analisados todos os impostos, taxas e tributos pagos por você, com foco na redução dos mesmos. Similar ao planejamento financeiro, contudo, priorizando questões legais e tributárias.

Como economizar custos tributário a longo prazo?

Portanto, para que você saiba como garantir um planejamento tributário pessoal muito bem estruturado, separamos algumas dicas para te guiar nesse processo de análise e planejamento dos seus impostos e taxas.

Observe a declaração do seu imposto de renda pessoa física

Seja por meio da declaração de imposto de renda simplificada ou por meio da declaração de imposto de renda completa, é importante observar as suas despesas passíveis de dedução ao longo do ano, uma vez que são que indicarão qual duas opções é a melhor para o seu caso.

Mas, como o nosso Diretor Comercial, Enivaldo Moreira, explicou na postagem “Declaração de imposto de renda 2019 – Chega de dúvidas!”, vamos relembrar a você quando escolher cada uma delas.

Simplificada

A simplificada é mais indicada para os casos onde as despesas dedutíveis são menores, logo, você garante 20% sobre a base de cálculo do imposto.

Completa

Por outro lado, a completa é indicada quando são muitas as despesas dedutíveis, possibilitando que a redução da base de cálculo seja maior!

Apresente suas despesas dedutíveis e guarde seus comprovantes

E justamente por falar sobre as despesas que podem ser dedutíveis em sua declaração, é importante que você não se lembre delas somente na época de declaração de imposto de renda pessoa física.

Portanto, de atente durante todo o ano às despesas que podem ser dedutíveis da sua declaração e não se esqueça de guardar os comprovantes e notas fiscais.

Antecipe-se e planeje a sua restituição

Outra vantagem de não pensar na declaração somente no período do envio do documento é poder se antecipar a restituição e, melhor do que isso, garantir valores maiores, com os últimos lotes, tudo de maneira planejada!

Conte com a Attentive Smart e reduza consideravelmente os seus custos com o planejamento tributário pessoal

Então, caso queira reduzir suas despesas com o planejamento tributário pessoal ou empresarial, conte com os serviços da Attentive Smart!

Com uma análise precisa teremos o embasamento necessário para que seus gastos estejam sobre controle, e você tenha uma gestão muito mais assertiva!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.