Como a contabilidade pode ajudar a criar um plano financeiro para franquias?

Compartilhe

O plano financeiro para franquias pode ser mais facilmente elaborado com o apoio de um contador especializado em contabilidade para franquias. Para um empresário que resolve adquirir uma franquia, a melhor forma de estabelecer os critérios para o bom funcionamento do negócio está no apoio de um profissional voltado para o segmento.

Na maior parte das vezes, quando um empreendedor decide entrar no ramo de franquias, a orientação que recebe é voltada para os processos operacionais, para o treinamento e adequação da equipe dentro dos procedimentos da franqueadora, mas não são voltados para um planejamento financeiro adequado para franquias, tão necessário para a condução do empreendimento.

Com a contratação de um contador ou escritório de contabilidade que possua conhecimento no segmento de Franchising, o empresário pode ter as informações necessárias para tomar as melhores decisões, direcionando sua franquia para o crescimento sustentável, usando bases fundamentais para criar o plano financeiro da franquia e tendo ao seu lado uma pessoa de confiança para tratar das questões financeiras.

Com uma vasta experiência no setor de franquias, o contador pode ajudar o empresário em sua tomada de decisões, na revisão dos custos de vendas, na análise de relação com o franqueador, no acompanhamento do fluxo de caixa, no cálculo dos impostos e royalties, aplicando as informações para criar o melhor plano financeiro..

A definição da compra e o plano financeiro para franquias

Para o empresário que deseja investir em franquias e já tenha até escolhido o segmento em que vai trabalhar e a franqueadora desejada, é preciso pensar que, antes mesmo de fechar o contrato, ele deve ter ao seu lado um bom contador, que tenha conhecimento de franquias e que possa aconselhar melhor com relação ao contrato e ao que está sendo tratado.

A assessoria de um profissional especializado começa na fase de aquisição de uma franquia. A análise dos dados fornecidos pela franqueadora possibilitam a elaboração do plano financeiro mais adequado para a franquia, dentro dos padrões do franqueado, trazendo maior confiabilidade para o fechamento do negócio.

Entre os serviços que um contador especializado contabilidade para  franquias pode oferecer ao empresário que está buscando ou se decidindo por uma marca, podemos destacar:

  • Fazer a análise e verificação da situação financeira do franqueador, revisando os documentos fornecidos para a contratação da franquia;
  • Fazer uma avaliação de ganhos e de rentabilidade, elaborando um plano financeiro desta franquia dentro das condições que serão estabelecidas;
  • Analisar a situação de outros franqueados, verificando o nível de lucro obtido e o provável retorno sobre o investimento;
  • Analisar se os royalties e taxas de publicidade são viáveis e se os custos publicitários podem beneficiar o franqueado em particular;
  • Analisar se o sistema de franquia é o mais adequado para os recursos e os objetivos do franqueado.

O plano financeiro para franquias e o desenvolvimento do negócio

O profissional especializado em contabilidade para franquias ainda poderá dar o apoio necessário ao novo franqueado depois de fechado o contrato, acompanhando suas atividades, podendo analisar atividades como as seguintes:

  • Desenvolver o plano financeiro para franquias incluindo todos os dados necessários, oferecendo condições para que o novo franqueado tenha maior liberdade para tomar decisões administrativas;
  • Analisar e acompanhar cada etapa do novo empreendimento, ajudando a identificar o que pode ou não ser mais adequado para o negócio;
  • Prestar apoio financeiro com a preparação de documentos necessários, como, por exemplo, projeções financeiras, elaboração de contratos e outras atividades voltadas para as finanças da nova franquia.

O contador e o acompanhamento do plano financeiro para franquias

Depois da instalação da franquia, o empresário deve ter ao seu lado o contador com conhecimento em contabilidade para franquias para ajudar no crescimento e desenvolvimento do seu negócio. O contador sempre é um consultor de confiança, que pode ajudar a manter a saúde financeira do empreendimento.

Além do plano financeiro para franquias e seu acompanhamento constante, com as alterações exigidas diante do desenvolvimento do empreendimento, o contador ainda se responsabiliza pelos seguintes serviços:

  • Preparação das demonstrações financeiras e balancetes mensais da empresa, oferecendo dados para a tomada de decisões e para as alterações necessárias no plano financeiro para franquias, definindo novos rumos e estratégias para que o empreendimento possa se desenvolver;
  • Avaliação dos dados obtidos mensalmente, fazendo reuniões com o empresário e o ajudando a identificar possíveis problemas antes que possam trazer consequências negativas para a nova franquia;
  • Oferecer as sugestões necessárias para que o empreendedor tenha mais conhecimento e bases para tomar suas decisões com relação ao futuro do empreendimento;
  • Apresentar previsões de planejamento tributário, determinando o melhor regime para a apuração dos impostos, oferecendo benefícios legais, dentro do permitido pela legislação;
  • Monitorar o cumprimento do contrato de franquia;
  • Preparar, revisar, monitorar e transmitir todas as informações e declarações acessórias fiscais e a certidão de regularidade fiscal;
  • Atuar como consultor financeiro, fornecimento métodos para que o empreendedor tenha um investimento de qualidade.

Desde o plano financeiro para franquias até o acompanhamento de sua atividade empresarial, o empresário deve ter ao seu lado um contador especializado em seu segmento de atuação, neste caso, contabilidade para franquias.

O sucesso de uma franquia depende basicamente do bom planejamento para o negócio, verificando em detalhes os investimentos, a rentabilidade, o planejamento tributário e o desenvolvimento e acompanhamento do plano financeiro para a franquias, buscando os melhores caminhos para conseguir resultados efetivos e positivos.

Entre outras coisas, a compra de uma franquia ou a abertura de um negócio, necessita da estruturação de um plano de negócios detalhando os investimentos, a rentabilidade e o planejamento tributário. Se estes fatores não forem devidamente abordados no início do negócio, podem afetar seriamente e adversamente as chances de sucesso do empreendimento.

Ter uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias como parte integrante da equipe de sua empresa – no caso uma franquia –  ajudará ao empreendedor franqueado a trilhar, desde o início, um caminho sem volta para o sucesso!

Se quiser saber mais sobre como fazer um plano financeiro para franquias, entre em contato conosco. teremos um imenso prazer em apoiar a você nestes e outros assuntos relacionados à Franquias.

Até a próxima!

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.