Passo a passo de um plano financeiro para pet shop

Compartilhe

Toda e qualquer empresa tem como objetivo o lucro para sua manutenção e desenvolvimento. No caso de um pet shop, a situação não é diferente. Os pet shops são voltados para a venda de alimentos e acessórios para animais, além da prestação de serviços, veterinários ou higiênicos.

Criar um plano financeiro para pet shop, portanto, é a base para que o empreendimento tenha bons resultados.

O plano financeiro para pet shop é a projeção das receitas e despesas que você terá em seu negócio, tendo como principal objetivo ajudar no controle da situação financeira e econômica da empresa. A partir do seu planejamento financeiro você poderá verificar o capital disponível e, com ele, tornar o seu empreendimento viável.

O empresário, para fazer o plano financeiro para o pet shop, deve saber diferenciar as coisas, sabendo que capital não é sinônimo de lucro. Sem um bom planejamento, o capital pode ser utilizado sem trazer resultados e, portanto, é necessário fazer um plano de negócios realista, dentro das condições que a empresa oferece.

Como fazer um plano financeiro para pet shop?

O plano financeiro, ou plano de negócios, é um documento para descrever o empreendimento, as oportunidades que oferece e os meios para alcançar os objetivos, ou seja, estabelecer as medidas que devem ser tomadas para a redução de riscos.

Um bom plano financeiro para pet shop exige o acompanhamento de um especialista em contabilidade para pet shop, que poderá orientar nos procedimentos, permitindo que você, como empresário, direcione melhor suas estratégias de marketing e de vendas, auxiliando também nas mudanças necessárias à medida que o negócio vai progredindo.

Para montar o plano financeiro de seu pet shop, você deve desmembrá-lo em plano operacional, plano de marketing e plano de negócios. Além disso, após montado, é necessário criar o sumário executivo, que é um resumo do plano financeiro.

Esse sumário deve ser sucinto o suficiente para ser entendido e fornecer as melhores indicações para os procedimentos a serem tomados. O sumário deve conter o que é o seu negócio, quais os produtos oferecidos, quem são seus clientes, qual foi o investimento inicial, quanto você espera de lucro e o que pretende para o futuro do seu empreendimento.

Como implementar o plano financeiro para pet shop

A implementação do plano financeiro para pet shop exige uma análise completa do empreendimento, verificando, em primeiro lugar, quais são as principais dificuldades. Depois disso, é preciso ter em mãos o planejamento futuro, sempre dando preferência a um cenário um tanto pessimista, já que qualquer tipo de empreendimento pode apresentar surpresas.

Os primeiros passos de um plano financeiro para pet shop devem ser dados com muita atenção, já que o sucesso da empresa vai depender de como ela será direcionada. Através do seu plano financeiro, você precisa ter como saber a atual situação econômica da empresa e vai estabelecer as metas para o futuro.

Nesse momento é importante contar com o auxílio de profissionais que conheçam com mais profundidade a atividade econômica de sua empresa, podendo oferecer informações que irão direcionar a confecção e a implementação do seu plano financeiro.

Ao montar o plano financeiro para o seu pet shop, faça o mapeamento da real situação econômica de sua empresa. Com esse mapeamento, você poderá estabelecer os limites e as condições do empreendimento de acordo com a realidade existente.

Leve em consideração o tempo em que o pet shop está no mercado, quais os pontos positivos apresentados até o momento, quais os aspectos que precisam de melhorias, faça um levantamento dos serviços realizados e procure saber o nível de satisfação dos clientes, além, evidentemente, da qualidade dos produtos oferecidos.

Depois desse mapeamento completo, é necessário fazer um balanço patrimonial de sua empresa, conhecendo a situação financeira e procedendo às análises para saber o investimento ainda exigido para o desenvolvimento do negócio.

Depois do plano financeiro para o pet shop, negocie!

Com o plano financeiro para o pet shop em mãos, torna-se mais fácil negociar com os fornecedores, estabelecendo prazos mais maleáveis para o pagamento de suas compras e garantindo que você sempre tenha uma boa reserva de capital.

Seu planejamento não terá eficiência se você perder capital com pagamento de multas e juros ou se ficar com dívidas que não possa honrar. Verifique que você pode ter fornecedores que sejam mais maleáveis, que possibilitem maior prazo para o pagamento, sempre lembrando que o seu estoque também é capital, mas que é um capital que só pode ser usado quando for transformado em dinheiro, isto é, quando for vendido.

Além das negociações com os fornecedores, também é importante estabelecer negociações com os clientes, e isso pode ser feito através de promoções. As promoções facilitam a entrada de dinheiro no caixa, mas devem ser feitas de forma a manter uma margem de lucro.

Você deve beneficiar seus clientes sem se esquecer do seu próprio caixa. E não pode se esquecer de que os produtos devem ter a qualidade necessária para garantir a saúde dos animais que farão uso deles.

Em seu plano financeiro para pet shop, corte os gastos desnecessários

A assessoria contábil que você contratar poderá lhe ajudar na análise dos gastos desnecessários de sua empresa. O seu plano financeiro para pet shop deve considerar esses custos, verificando quais são os necessários e quais os supérfluos, eliminando ou reduzindo aqueles que não trazem vantagem para a empresa.

Não se esqueça de que, para manter o melhor controle sobre a empresa, você vai precisar de um software de gestão específico para pet shop. O plano financeiro para o pet shop estará mais delineado e mais prático com o apoio de uma empresa contábil especializada em contabilidade para pet shop e de um programa informatizado para fornecer as informações e lhe dar a possibilidade de tomar decisões corretas.

Se você ainda tiver dúvidas sobre como montar o plano financeiro para seu pet shop, comente abaixo. Podemos lhe ajudar na abertura de seu pet shop. Venha tomar um café conosco e vamos caminhar juntos rumo ao sucesso do seu empreendimento!

Até breve!

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.