Pode mudar a sede da empresa para pagar menos impostos?

pessoas analisando se pode mudar a sede da empresa para pagar menos impostos

Compartilhe

Certamente, muitos empreendedores pensam em mudar a sede da empresa para pagar menos impostos. Mas, ficam em dúvida se isso é permitido pela legislação do país. De fato, como a lei tributária é bastante complexa, acaba gerando mais dúvidas ainda.

Tendo isso em vista, a Attentive preparou esse artigo para esclarecer se essa mudança é considerada legal. Bem como os critérios para poder ser realizada.

 

Quais os motivos para mudar a sede da empresa?

Normalmente, as empresas em fase de crescimento ou com novas oportunidades de mercado necessitam de reestruturar as suas instalações. Muitas vezes, isso implica na necessidade de mudar a sede da empresa de localidade, ou seja, de cidade ou estado.

De fato, os motivos mais frequentes para a transferência de localidade da sede da empresa são os seguintes:

  1. Atual estrutura não atende a demanda de crescimento e expansão do processo produtivo;
  2. Condições inadequadas da localidade atual, que afetam o desenvolvimento das atividades empresariais;
  3. Grande distância entre fornecedores e clientes, gerando custos adicionais com transporte;
  4. Necessidade de reduzir gastos, como o aluguel das instalações fabris.

Então, é fácil perceber que os motivos estão relacionados com o desenvolvimento das atividades empresariais. Mas, será que pode acontecer tendo em vista a necessidade de pagar menos impostos?

 

É possível mudar a sede da empresa para pagar menos impostos?

Certamente, é um direito da organização mudar a sede da empresa para pagar menos impostos. Isso porque muitas vezes a carga tributária está sufocando as atividades operacionais, levando a empresa a uma crise financeira.

De fato, não existe nenhuma restrição estabelecida em lei para que essa mudança não possa ser efetuada. Além disso, é atraente para as empresas em função das alíquotas diferenciadas do Imposto Sobre Serviços (ISS) de uma localidade para outra. 

O ISS é de competência dos Municípios e do Distrito Federal e conforme a Lei Complementar n. 116/2003, a alíquota máxima é de 5%. De fato, este imposto é pago pelas  empresas prestadoras de serviços e profissionais autônomos. 

Contudo, a Lei Complementar n. 157/2016 estabeleceu uma alíquota mínima de 2%, ao invés de uma máxima de 5%. Desse modo, os municípios e distrito federal têm autonomia para definir as alíquotas das suas localidades dentro desse parâmetro.

Com essa alíquota diferenciada de uma localidade para outra, é interessante mudar a sua sede da empresa para pagar menos impostos. Ou seja, visa instalar a empresa em municípios com menor percentual de ISS até o mínimo de 2%.

No entanto, é preciso atender aos requisitos estabelecidos em lei para que a transferência da sede possa ser efetuada legalmente. Sem dúvida, isso implica em diversas questões burocráticas e também de custos. 

 

O que é proibido por lei para mudar a sede da empresa?

De uma maneira simples, a legislação não permite mudar a sede da empresa para pagar menos impostos de forma simulada. Ou seja, a empresa abre um CNPJ em uma localidade com alíquota menor, mas continua operando em outro local de maior alíquota.

De fato, isso é considerado uma prática ilícita e a empresa que proceder dessa forma, fica sujeita a penalidades, além de passar a ter a sua imagem prejudicada no mercado. De fato, adotar esse tipo de simulação gera muitos prejuízos para a empresa.

Assim, para que a transferência da sede seja aceita pela legislação, deve considerar a obrigatoriedade de mudar toda a sua infraestrutura. Ou seja, deve efetivamente operar na nova localidade.

 

Como mudar a sede da empresa de forma legal?

Para mudar a sede da empresa de forma legal, é preciso atender algumas questões burocráticas, além de arcar com alguns custos envolvidos. Veja a seguir:

  1. Alteração do endereço do Contrato Social na Junta Comercial;
  2. Alteração do CNPJ junto da Receita Federal;
  3. Obter Alvará de Funcionamento e Licenças para a nova localidade;
  4. Realizar a análise de viabilidade, requerida em alguns municípios.

 

Portanto, com todas essas informações, fica claro que mudar a sede da empresa para pagar menos impostos é direito da empresa. No entanto, requer uma análise detalhada, pois tem implicações legais e custos adicionais. 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com a Attentive para maiores esclarecimentos.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.