Por que minha agência deve ter um sistema de gestão?

Compartilhe

Um sistema de gestão é uma ferramenta de armazenamento e gerenciamento de informações que, na maioria da vezes, fica no centro de uma empresa. Ele é, hoje em dia, majoritariamente organizado por computadores. Mas pode ser feito, também, por pessoas. Independente da forma na qual o sistema de gestão é organizado, o importante é tê-lo. Afinal, uma boa gestão é essencial para o crescimento do negócio, não é mesmo? 

Então, preparamos este artigo para que você entenda a real importância de um sistema de gestão! 

Vamos lá?

O que faz o sistema de gestão?

O sistema de gestão é responsável pela boa saúde da empresa, que está intrinsecamente ligada ao capital da mesma. Ter um bom controle do patrimônio é uma forma de manter o negócio funcionando. O sistema de gestão analisa o patrimônio através da observação de variáveis menores, tais quais:

  • Dados das vendas e das compras
  • Gastos com pessoal
  • Inventário e trabalhos em curso
  • Controle do dinheiro guardado

Para além dos dados palpáveis, porém, o sistema de gestão também costuma fazer prospecções, utilizando, é claro, dados sólidos para isso. Ter em mente dados do mercado e do comportamento da clientela é uma boa forma de, junto com uma análise da economia local, projetar o futuro.

Fazer esse exercício permite se preparar melhor para o que está por vir. Se o mercado está bom, a pesquisa feita por um sistema de gestão aponta que o melhor caminho é acelerar as máquinas, produzir mais e, quem sabe, investir. O que acaba por potencializar os lucros. Mas se o mercado está mal das pernas, o sistema de gestão dirá que é hora de economizar, dessa forma, diminuindo os prejuízos. 

É claro que essas projeções nem sempre são certeiras. Imprevistos acontecem. Mas é nítido que o sistema de gestão, com certeza, diminuirá a possibilidade de o imprevisto acontecer. Esse tipo de serviço exerce um papel de suporte às decisões. 

Confira Nossos Serviços - Contabilidade em Moema Zona Sul | Attentive Assessoria Contábil

Quando é hora de implementar o sistema de gestão?

Qualquer empreendedor deve ter em mente sua potência e seu potencial econômico. Mesmo um microempreendedor deve se atentar a essas questões. Não é porque o capital é pequeno que ele se comporta de maneira simples. É claro que a contabilidade é menos complexa, mas isso não é motivo para deixar de fazer as análises.

Mas, obviamente, fazer esse serviço não é algo fácil. A implementação desse tipo de sistema requer um know-how, além de horas e horas de dedicação e estudo. Para um pequeno empreendedor, essa tarefa pode acabar atrapalhando a execução da atividade principal da empresa. Além do que, se a pessoa não possui experiência, nada poderá garantir que o sistema de gestão seja feito de maneira correta – o que pode causar prejuízos.

Empresas maiores costumam possuir seus próprios departamentos de contabilidade, que são responsáveis pelo sistema de gestão. Já as empresas menores, podem optar por terceirizar esse serviço de escritórios de contabilidade

O nosso escritório pode ajudar você a maximizar seus lucros. Disponibilizamos um sistema de gestão e temos profissionais e máquinas capacitadas para realizá-lo da melhor forma possível. Se você deseja ter um maior controle sobre o seu presente e sobre o seu futuro, venha falar conosco! 

Será um grande prazer poder ajudar!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.