Quais as distinções entre DANFE e NF-e?

Compartilhe

Mesmo que estejam associados, e ainda que venham um acompanhando o outro, o DANFE e a NF-e são documentos diferentes e com funções distintas. Nessa introdução, já vamos procurar responder à pergunta geral: quais seriam as diferenças entre a Nota Fiscal Eletrônica e o Danfe?

O DANFE é uma versão simplificada da NF-e, e pode ser impresso após a validação do documento digital pela Receita Federal. O DANFE, entretanto, não possui valor fiscal, e para que possa ser usado para imprimir a NF-e, precisa passar por validação, a fim de garantir que não existam divergências entre as informações que contam em cada documento.

Confira abaixo em detalhes o que nossos especialistas prepararam para você.

O que é DANFE então?

A NF-e é um documento digital presente em nossas vidas há tempos, então não evoca tantas dúvidas. Ele é o documento que substitui a nota fiscal de papel, e o único objetivo é facilitar a emissão de notas fiscais, gerando a fiscalização mais eficiente para a Receita.

Quando falamos do DANFE, estamos falando de um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. O DANFE acompanha mercadorias que compramos pela internet, por exemplo. É o DANFE que é obrigatório para o transporte de produtos e mercadorias.

Vale pontuar aqui, mais uma vez, que o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, como o próprio nome sugere, não substitui em momento algum a nota fiscal eletrônica, nem se quer se confunde com a mesma.

E qual a importância do DANFE?

Sendo uma versão resumida da NF-e, o DANFE é importante uma vez que facilita a interpretação dos dados que estão contidos na Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento também é uma boa forma de salvar dados a respeito de notas fiscais emitidas, permitindo o arquivamento simplificado e o melhor acesso às informações que eles contêm.

A própria receita previu essa funcionalidade, e traz junto aos documentos emitidos automaticamente, um XML, que é capaz de ser transformado num DANFE em diversos sites gratuitos da internet. Clicando aqui, você irá para o site da Nota Fiscal Eletrônica do Governo, onde poderá consultar a DFe a partir de um arquivo XML.

Empresas como a Arquivei, fazem uso desses arquivos em seus sistemas para melhor armazenar dados a respeito das notas fiscais emitidas pela sua empresa. Você pode entender mais sobre isso clicando nesse link aqui

Converse conosco da Attentive Contabilidade

Além de uma boa organização interna, sua marca também precisa conhecer todo o possível a respeito do processo de emissão de notas fiscais, a importância de arquivar dados e estudar dados a respeito do desempenho da empresa.

Se você reconhece a importância de ter especialistas em contabilidade ao lado de sua marca, converse com um de nossos profissionais aqui da Attentive agora mesmo e consulte detalhes acerca de nossos serviços. Não deixe de navegar pelo nosso site, conferindo nosso e-book e alguns materiais que publicamos no nosso blog.

Esperamos seu contato desde já, ok? Um grande abraço e até muito em breve.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.