Quais as vantagens da sociedade limitada?

sociedade limitada
Conheça as vantagens da sociedade limitada e veja como funcionam as empresas enquadradas nesta natureza jurídica

Compartilhe

Você já conhece as principais vantagens da sociedade limitada e sabe como funciona esse tipo de empresa? O que é preciso para abrir uma sociedade limitada?

 

Neste conteúdo, a Attentive Contabilidade esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Vale a pena conferir e ficar por dentro de tudo!

O que é uma Sociedade Limitada?

A Sociedade Limitada é uma natureza jurídica prevista no artigo 1.052 do Código Civil, que determina o seguinte:

 

Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

 

  • 1º  A sociedade limitada pode ser constituída por 1 (uma) ou mais pessoas.

 

  • 2º  Se for unipessoal, aplicar-se-ão ao documento de constituição do sócio único, no que couber, as disposições sobre o contrato social.

 

Atualmente, temos dois tipos de Sociedade Limitada presentes em nosso ordenamento jurídico:

 

  • Sociedade Empresária Limitada: opção que permite formalização de sociedades e a constituição de empresas por dois ou mais sócios.

 

  • Sociedade Limitada Unipessoal: opção incluída no Código Civil em 2019, pela Lei da Liberdade Econômica, permitindo a abertura de sociedades individuais, ou seja, constituídas por um único empreendedor.

Quais as principais vantagens da sociedade limitada?

Uma vez conhecido o conceito e a legislação base relacionada a esse tipo de natureza jurídica para constituição de empresas, é hora de conferir as principais vantagens da sociedade limitada.

 

1.Proteção patrimonial:

De acordo com a legislação em vigor, nas empresas com responsabilidade limitada, a responsabilização dos sócios em relação às obrigações assumidas pela empresa não pode exceder o montante do capital integralizado por cada parte.

 

Em outras palavras, isso significa que o patrimônio pessoal dos sócios fica protegido e não pode ser alcançado por dívidas da empresa.

 

2.Política de distribuição de lucros:

Em uma sociedade, é possível definir através do contrato social ou de um acordo de sócios, a política de distribuição de lucros, sua destinação e o percentual de cada sócio.

 

3.União de esforços:

Uma das principais vantagens da sociedade limitada é a abertura do caminho para que dois ou mais empreendedores possam unir esforços e capital para constituir uma empresa e tirar uma ideia de negócio do papel.

 

4.Exclusão do sócio:

Por fim, vale destacar que neste tipo de empresa, o sócio que não cumprir com todas as obrigações previstas no contrato social, pode ser excluído da sociedade, deixando de ter direito a participação nos lucros e resultados do negócio.

Como abrir uma sociedade limitada?

Agora que você já conhece as principais vantagens da sociedade limitada, conte com o apoio e assessoria da Attentive Contabilidade para abrir a sua empresa.

 

A Attentive conta com profissionais altamente treinados e toda estrutura que a sua empresa precisa para manter as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas em dia.

 

Para saber mais sobre os nossos serviços, esclarecer suas dúvidas com um especialista e solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos