Quais as vantagens da sociedade limitada?

sociedade limitada
Conheça as vantagens da sociedade limitada e veja como funcionam as empresas enquadradas nesta natureza jurídica

Compartilhe

Você já conhece as principais vantagens da sociedade limitada e sabe como funciona esse tipo de empresa? O que é preciso para abrir uma sociedade limitada?

 

Neste conteúdo, a Attentive Contabilidade esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Vale a pena conferir e ficar por dentro de tudo!

O que é uma Sociedade Limitada?

A Sociedade Limitada é uma natureza jurídica prevista no artigo 1.052 do Código Civil, que determina o seguinte:

 

Art. 1.052. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

 

  • 1º  A sociedade limitada pode ser constituída por 1 (uma) ou mais pessoas.

 

  • 2º  Se for unipessoal, aplicar-se-ão ao documento de constituição do sócio único, no que couber, as disposições sobre o contrato social.

 

Atualmente, temos dois tipos de Sociedade Limitada presentes em nosso ordenamento jurídico:

 

  • Sociedade Empresária Limitada: opção que permite formalização de sociedades e a constituição de empresas por dois ou mais sócios.

 

  • Sociedade Limitada Unipessoal: opção incluída no Código Civil em 2019, pela Lei da Liberdade Econômica, permitindo a abertura de sociedades individuais, ou seja, constituídas por um único empreendedor.

Quais as principais vantagens da sociedade limitada?

Uma vez conhecido o conceito e a legislação base relacionada a esse tipo de natureza jurídica para constituição de empresas, é hora de conferir as principais vantagens da sociedade limitada.

 

1.Proteção patrimonial:

De acordo com a legislação em vigor, nas empresas com responsabilidade limitada, a responsabilização dos sócios em relação às obrigações assumidas pela empresa não pode exceder o montante do capital integralizado por cada parte.

 

Em outras palavras, isso significa que o patrimônio pessoal dos sócios fica protegido e não pode ser alcançado por dívidas da empresa.

 

2.Política de distribuição de lucros:

Em uma sociedade, é possível definir através do contrato social ou de um acordo de sócios, a política de distribuição de lucros, sua destinação e o percentual de cada sócio.

 

3.União de esforços:

Uma das principais vantagens da sociedade limitada é a abertura do caminho para que dois ou mais empreendedores possam unir esforços e capital para constituir uma empresa e tirar uma ideia de negócio do papel.

 

4.Exclusão do sócio:

Por fim, vale destacar que neste tipo de empresa, o sócio que não cumprir com todas as obrigações previstas no contrato social, pode ser excluído da sociedade, deixando de ter direito a participação nos lucros e resultados do negócio.

Como abrir uma sociedade limitada?

Agora que você já conhece as principais vantagens da sociedade limitada, conte com o apoio e assessoria da Attentive Contabilidade para abrir a sua empresa.

 

A Attentive conta com profissionais altamente treinados e toda estrutura que a sua empresa precisa para manter as obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas em dia.

 

Para saber mais sobre os nossos serviços, esclarecer suas dúvidas com um especialista e solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.