Quais fatores podem impedir o crescimento de uma empresa

impedir o crescimento de uma empresa

Compartilhe

Apesar de todos os esforços dos empreendedores, existem fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa. De fato, tais fatores podem estar relacionados com o ambiente interno ou externo da organização.

Tendo isso em vista, a Attentive elaborou esse artigo para explicar os principais fatores que comprometem o crescimento do negócio. Além de sugerir algumas ações para vencer esses obstáculos e alavancar o seu negócio.

 

Gestão financeira ineficiente e desorganizada

Saiba que o sucesso de um negócio depende diretamente da gestão assertiva dos recursos financeiros. Por isso, um dos principais fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa está na falta de controle e organização financeira. 

Isso porque um setor financeiro desorganizado não consegue manter os controles necessários e muito menos a documentação devidamente registrada e arquivada. 

Além disso, desconhece como os recursos estão sendo aplicados e sua real necessidade.

Para vencer essa dificuldade, é preciso desenvolver uma gestão financeira assertiva, com controle sobre todas as movimentações financeiras e elaboração de relatórios gerenciais.

Sem dúvida, com informações confiáveis a tomada de decisão é mais assertiva.

 

Falta de um planejamento estratégico bem elaborado

Se uma empresa não traça objetivos e metas para direcionar o seu crescimento, fica muito difícil alcançar bons resultados e expandir os negócios. Isso sem falar na incapacidade de responder rapidamente às demandas do mercado e dos clientes.

De fato, a empresa caminha sem direção e acaba perdendo o foco do seu core business. Do mesmo modo, um plano que não é executado, que fica apenas no papel não produz resultados para a empresa. Sem dúvida, pode impedir o crescimento de uma empresa.

Para superar essa dificuldade, a empresa deve elaborar um planejamento estratégico com objetivos e metas bem definidos e sirva como direcionamento para a condução dos negócios. Para elaborar um plano eficiente, os seguintes passos são necessários:

  1. Elaborar um diagnóstico da empresa para identificar seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades;
  2. Definir objetivos e metas de forma clara e precisa; 
  3. Desenvolver estratégias e ações consistentes e conforme as necessidades da empresa;
  4. Definir métricas e indicadores de desempenho adequados para o negócio;
  5. Elaborar um cronograma de execução, que deve ser seguido;
  6. Envolver as equipes de todas as áreas da empresa;
  7. Implementar o plano desenvolvido, com envolvimento de todos os membros da empresa;
  8. Monitorar a implementação e avaliar os resultados, corrigindo desvios se necessário.

Atendimento ao cliente que não agrega valor para o negócio 

Com toda a certeza, um dos principais fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa é o atendimento ao cliente que não agrega valor ao negócio. Ou seja, é aquele  que não atende às expectativas do cliente e nem resolve o seu problema.

Sem dúvida, isso gera sérios problemas para a empresa, que além de perder o cliente corre o risco de ter a sua imagem prejudicada no mercado. Assim, um atendimento de baixa qualidade pode acontecer por vários motivos, tais como: 

  • Longa espera para ser atendido;
  • Não oferecer opções de diferentes canais para fazer contato;
  • Prometer alguma coisa que não pode ser realizada;
  • Atendimento sem nenhum aspecto de personalização.

Para superar essa limitação, é preciso implementar uma estratégia que tenha o foco no atendimento personalizado e diferenciado para cada cliente. Principalmente, que entenda os seus problemas e encontre a solução certa para satisfazer as suas necessidades.

 

Equipe desmotivada e sem perspectiva de crescimento 

Saiba que uma equipe desmotivada pode não só impedir o crescimento de uma empresa, como também pode levar o negócio à falência. Isso porque o desenvolvimento de todas as atividades fica comprometido e começa a apresentar baixa produtividade.

Os gestores não percebem que o problema que explica a queda do faturamento está relacionado com a insatisfação dos colaboradores. O pode indicar funcionários despreparados para exercer suas funções, sem perspectiva de crescimento profissional.

E, principalmente, que não se sentem valorizados e nem estimulados com oportunidades de treinamento e capacitação profissional. Isso sem falar na falta de perspectiva de conquistar um crescimento de carreira na empresa.

Para lidar com esse tipo de problema, a empresa necessita de reestruturar completamente a sua gestão de pessoas, criando estímulos para os colaboradores. 

Portanto, esses são alguns dos principais fatores que podem impedir o crescimento de uma empresa e exigem uma atenção especial para serem solucionados com assertividade. 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.