Quais os principais métodos de uma gestão estratégica?

métodos de uma gestão estratégica

Compartilhe

Nos últimos tempos, as empresas estão buscando métodos de gestão estratégica para alavancar os negócios e melhorar a rentabilidade. Isso porque perceberam que o segredo do sucesso está na gestão assertiva empregando metodologias adequadas.

Tendo isso em vista, a Attentive elaborou este artigo para explicar sobre os principais métodos que podem ser adotados para uma gestão estratégica.

 

O que são métodos de uma gestão estratégica?

De uma maneira simples, os métodos de uma gestão estratégica consistem em algumas técnicas e ferramentas específicas para o gerenciamento assertivo da empresa. Isso porque servem como um direcionador para as atividades do negócio e otimizam os processos.

A partir do uso desses métodos é mais fácil para os gestores realizarem as funções básicas de um gerenciamento eficiente, que são:

1 – Planejar: o que significa uma perspectiva de futuro com definição de objetivos e metas;

2 – Organizar: estabelecer a alocação de recursos e a definição de responsabilidades;

3 – Dirigir: orientar e conduzir as pessoas na execução de suas tarefas;

4 – Controlar: monitorar e avaliar as medidas implementadas.

Para implementar os métodos de gestão estratégica em sua empresa, é necessário conhecer os principais e mais utilizados pelas empresas. Veja a seguir:

 

1 – Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP)

Um dos métodos de uma gestão estratégica é o Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP). De fato, consiste em um sistema para desmembrar as diretrizes estratégicas em metas alcançáveis por todos os envolvidos. Assim, permite o envolvimento de toda a empresa.

O GDP tem por objetivo garantir que o planejamento estratégico seja desenvolvido com assertividade. Desse modo, tem como ponto de sustentação o batimento de metas e as ações dos colaboradores, em uma relação de causa e efeito. 

Para estabelecer um alinhamento entre as metas é essencial desenvolver diversos planos de ação, que são fundamentados pelos seguintes pilares:  

  • Inovação presente e constante;
  • Resultados dependem da dedicação e criatividade da equipe;
  • Mudanças devem acontecer.

É interessante salientar que o GDP surgiu como uma parte essencial do programa de Controle da Qualidade Total (TQC) japonês. Nesse sentido, serve para promover o desdobramento das diretrizes estratégicas em metas gerenciais.

 

2 – Balanced Scorecard (BSC)

O Balanced Scorecard (BSC), é um dos métodos de uma gestão estratégica, que é usado para mensurar o desempenho da empresa em relação às metas de longo prazo. Para isso, utiliza indicadores de mercado, financeiros, processos internos e aprendizagem. 

Cada um dos indicadores analisa um tipo de situação e usa diferentes critérios para mensurar os resultados. 

Fonte: https://www.guiaempreendedor.com/guia/metodologia-de-gestao

 

3 – Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é também conhecido como ciclo de Deming, que consiste na implementação e monitoramento de uma medida ao longo do tempo. Desse modo, permite realizar revisões e melhorias pautando-se nas seguintes etapas:

  1. Planejar (Plan): cria metas, indicadores e traça o plano de ação;
  2. Executar (Do): realiza as atividades designadas na fase anterior;
  3. Controlar (Control): verifica a adequação dos resultados às metas;
  4. Agir (Act): padroniza ou reorganiza as atividades conforme o (des)alinhamento verificado.

 

Fonte: https://www.guiaempreendedor.com/guia/metodologia-de-gestao

 

4 – Análise Swot ou FOFA

Dentre os métodos de uma gestão estratégica, a análise Swot tem por objetivo avaliar os pontos fortes e fracos em uma visão interna. Bem como as ameaças e oportunidades em uma perspectiva externa. 

Com esta análise, os gestores obtêm um retrato completo da empresa e têm subsídios confiáveis para a tomada de decisão. Além de identificar pontos de gargalos e a necessidade de remodelação de processos.  

Fonte: https://www.guiaempreendedor.com/guia/analise-swot

Portanto, com os métodos de uma gestão estratégica é possível otimizar os processos e melhorar o desempenho financeiro do negócio. Assim como permite agilizar as rotinas e tornar mais eficiente a gestão empresarial. 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos. 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.