Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência?

regime contábil

Compartilhe

Saiba que a diferença entre regime de caixa e regime de competência é de extrema importância para a realização dos registros contábeis e financeiros. Isso porque todos os lançamentos são feitos tendo por base o registro contábil adotado pela empresa.

Pensando nisso, a Attentive elaborou esse artigo para explicar esses regimes contábeis, bem como a diferença entre eles e quando é mais adequado usar um ou outro.

 

O que é o regime de caixa?

O regime de caixa consiste no registro de receitas e despesas considerando o momento do pagamento ou do recebimento. Assim, a tributação ocorrerá quando os recursos estiverem no caixa da empresa e não quando ocorreu a emissão da nota fiscal. 

Nesse sentido, é um regime que considera as negociações e, por isso, é bem mais próximo da realidade da empresa no dia a dia. De fato, é mais utilizado pelo financeiro por estar diretamente relacionado com o fluxo de caixa.

As principais desvantagens do regime de caixa são identificadas nos seguintes pontos:

  • Necessidade de maior controle interno do Contas a Receber e da movimentação financeira da empresa;
  • Não ser permitido para o Lucro Real e Arbitrado;
  • Não oferece vantagens para quem recebe linearmente em seu fluxo de caixa.

 

O que é o regime de competência?

No regime de competência, o registro contábil tem por data a mesma do fato gerador. Ou seja, quando o evento que explica o consumo ou gera os recursos ocorreu e não quando acontece a entrada ou saída dos recursos no caixa da empresa.

Nesse sentido, é um regime que antecipa os lançamentos e acaba atuando para manter a organização da contabilidade. 

De fato, este regime é de grande importância, pois é o regime contábil oficial para a declaração do imposto de renda conforme a legislação brasileira.

 

Diferença dos regimes quanto à tributação 

O regime de caixa e regime de competência, por serem diversos, geram situações diferentes para efeitos tributários. Isso porque, no regime de competência, a empresa informa o faturamento do período para a tributação, independente de ter recebido ou não. 

Já no regime de caixa, a empresa informa apenas o valor que efetivamente recebeu, mesmo no caso de ter realizado vendas parceladas. 

No entanto, alguns pontos precisam ser observados com atenção:

1 — Apenas as empresas que optaram pelo Simples Nacional e Lucro Presumido podem fazer a escolha entre Regime de Caixa e Regime de Competência, válida para todo o exercício; 

2 — A escolha do regime contábil é baseada no regime de tributação seguido da escolha da apuração. Ou seja, os tributos IRPJ, CSLL, PIS e Confins devem ser apurados pelo mesmo regime contábil; 

3 — As empresas optantes pelo Lucro Presumido devem informar o regime contábil na Escrituração Contábil Fiscal (ECF);

4 — As empresas optantes pelo Simples Nacional devem informar o regime contábil na Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS);

 

Quando é usado cada um dos regimes contábeis? 

Saiba que existem algumas situações específicas para utilizar cada um dos regimes, tendo em vista objetivos gerenciais, sendo:

 

Regime de Caixa

Avaliar a saúde financeira da empresa ao acompanhar entrada e saída de capital por meio do DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa);

 

Regime de Competência

Medir os resultados da organização e identificar se houve juros ou prejuízo no período avaliado. Para isso, é usado o DRE (Demonstrativo de Resultados de Exercício).

Portanto, é preciso ficar atento para todos detalhes relacionados ao regime de caixa e regime de competência, evitando problemas com o fisco. 

Se ficou interessado no assunto, entre em contato com o Grupo Attentive para maiores esclarecimentos.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.