Redes de franquias: padronização e planejamento é essencial para sucesso das marcas

Compartilhe

Muitos franqueados começam como consumidores. Muitos são os cases de empresas que adotaram o franchising após insistentes pedidos de clientes que desejavam representá-las. Não somente por considerarem uma boa oportunidade de negócio, como também pela sua credibilidade. Porém, padronizar e planejar expansão por meio de franquias, segundo o Sebrae, é diferencial para ter sucesso.

Não à toa, o primeiro conceito associado ao franchising é o direito de uso da marca, embora não se resuma a isso. Só se deseja representar aquilo que é digno de confiança, associado a expectativas positivas de retorno financeiro sobre o investimento realizado.

O sucesso de uma rede de franquias não acontece por acaso. Com certeza é antecedido por um bom planejamento estratégico de marketing, que posicionou corretamente a marca no mercado, definiu o público-alvo a ser atingido e elaborou um plano de comunicação que a tornaram conhecida e admirada no mercado.

O sistema de franquias pressupõe a transferência de know-how. Para que isso aconteça, o franqueador precisará organizar e testar os processos operacionais da empresa de forma que eles possam ser transformados em manuais, ser objeto de treinamento para os franqueados e seus funcionários, ter seu cumprimento facilmente analisado pelos supervisores de campo e, principalmente, naqueles que acontecem na presença dos clientes, serem percebidos como idênticos onde que quer que a experiência de consumo aconteça.

Essa padronização é o que permite que se tenha a certeza de resultados semelhantes quando um modelo é reproduzido por outras pessoas e em diversos locais. Somando-se atendimento, padrão arquitetônico e de decoração, identidade visual da marca e a oferta dos mesmos produtos e serviços, dá-se ao cliente a segurança de que ele terá uma experiência semelhante à que ele já vivenciou e aprovou.

Fonte: Suafranquia.com

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.