Saiba como a Contabilidade pode ajudar na gestão do estoque do seu Pet Shop.

Compartilhe

Administrar um pet shop não é uma tarefa fácil. Muito embora o segmento seja bastante agradável de se trabalhar, um pet shop apresenta uma série de atividades que exige completo controle por parte do empresário. Desde o atendimento, passando pela contabilidade e terminando na gestão de estoques, este tipo de estabelecimento exige atenção especial em cada detalhe.

A contabilidade não é apenas um conjunto de informações para demonstrar se o pet shop teve lucro ou não num determinado período. Ela é uma ferramenta para administração constante da empresa, oferecendo condições de fazer a gestão de estoques, de contas a pagar e receber e de direcionar o fluxo de caixa para que a empresa tenha condições de crescer e se desenvolver.

Como outras empresas, um pet shop possui custos fixos e custos variáveis que, se não forem devidamente controlados durante o mês, podem apresentar uma grande diferença no final do período. A gestão de estoques é um dos pontos nevrálgicos do estabelecimento e a contabilidade é o meio de garantir esse controle.

A contabilidade e sua função na gestão de estoques do pet shop

Considerando todos os serviços prestados por um pet shop, podemos ter uma ideia a importância da contabilidade no contexto geral e nos controles específicos, como é o caso da gestão de estoque.

Um pet shop possui a área de vendas, onde os clientes buscam os produtos necessários para seus animais, além da área de tosa e banho e, em alguns, um consultório veterinário.

Cada um desses setores tem necessidade de produtos e insumos que, invariavelmente, saem do estoque do pet shop. Não havendo qualquer controle, o empresário não terá condições de saber o que foi usado pelo banho e tosa, o que foi necessário para o consultório ou o que foi fornecido aos clientes.

Com um software administrativo, reunindo todas as informações, é possível manter esse controle. A contabilidade, com seu plano de contas, irá manter os dados de cada utilização de insumos, de cada venda e de cada produto utilizado nos diversos setores.

A gestão de estoques se torna muito mais eficiente com uma contabilidade detalhada. Assim, por exemplo, o empresário terá condições de saber inclusive quantos vidros de xampu são utilizados durante o mês no banho e tosa e quantos medicamentos foram direcionados para o consultório veterinário.

Com esse controle detalhado, ao final de cada período de apuração que, normalmente, é mensal, o empresário poderá saber a rentabilidade e lucratividade de cada setor do pet shop e, com a centralização das informações, qual a quantidade de cada item do estoque deverá ser adquirida para manter o volume necessário ao atendimento de cada setor.

Os custos que costumam variar de mês a mês se tornam mais fáceis de serem controlados com a contabilidade, evitando desperdício de dinheiro com compras desnecessárias, garantindo prazos de validade e, em consequência, a boa qualidade de todos os produtos.

O que fazer para melhorar a gestão de estoque

A contabilidade permite reunir todas as informações para melhorar a gestão de estoque do pet shop. Os itens do estoque devem ser acompanhados constantemente e um sistema de gestão possibilita maior controle sobre a variação e a necessidade de reposição.

O sistema permite baixar cada item dependendo de sua utilização, seja para venda, para utilização no banho e tosa ou para uso veterinário, mantendo-se atualizado e exigindo apenas a contagem física para conferência.

Implantando um sistema de código de barras, a contabilidade e a gestão de estoques são feitas de forma automática, reduzindo a carga de trabalho de sua equipe e evitando perda de tempo ou retrabalho.

Além disso, com um sistema informatizado de contabilidade, a gestão de estoques ainda possibilita obter dados importantes sobre os clientes, que podem ser cadastrados e acompanhados através de relatórios.

Ao fazer o cadastro dos clientes é possível manter o seu histórico de compra na contabilidade, garantindo sua fidelização e se tornando, além de um fornecedor, um parceiro para cada cliente, com atendimento mais personalizado e direcionado.

Converse com seu contador sobre a contabilidade informatizada e a implantação de um sistema de gestão de estoque adequado para o seu pet shop. Você terá condições de conhecer em detalhes como está a situação financeira de sua empresa a cada dia, possibilitando fazer novos investimentos e melhorar o atendimento aos seus clientes.

Se tiver dúvidas sobre a contabilidade e a gestão de estoque de seu estabelecimento pet, entre em contato conosco. Estamos esperando por você!

Até logo!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.