Saiba mais sobre a taxa de Royalties de uma franquia

Compartilhe

Dentre as principais taxas cobradas pelas franqueadoras aos seus franqueados, temos a taxa de Royalties. Você já ouviu falar sobre ela?

A cobrança da taxa de Royalties costuma gerar uma série de dúvidas entre aqueles que estão pensando em abrir uma franquia.

Pensando nisso, nesse conteúdo, a Attentive Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em franquias, explicará em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Veja o que você encontrará nesse artigo:

 

  • O que é a taxa de royalties de uma franquia;
  • Como é calculada a taxa de royalties;
  • Todas as franquias cobram taxa de royalties?;
  • Como abrir uma franquia.

 

O que é a taxa de royalties de uma franquia

A taxa de royalties é uma espécie de indenização ou contrapartida cobrada da franqueadora aos seus franqueados em razão da utilização do nome e atributos da marca.

Os royalties também costumam ser utilizados para a cobertura dos custos da franqueadora com o franqueado, dentre eles os custos com treinamentos, convenções e desenvolvimento de materiais informativos.

 

Como é calculada a taxa de royalties

Em geral, a taxa de royalties de uma franquia é cobrada a partir de um percentual mensal sobre o faturamento ou então sobre o valor dos produtos adquiridos pela franquia juntamente à franqueadora.

Vale destacar, que o percentual dos royalties cobrados do franqueado, pode variar bastante, de acordo com o tipo de atividade e com as políticas da marca franqueadora. 

No entanto, em todos os casos, a forma de cobrança e a taxa aplicável precisam estar descritas no contrato firmado entre as partes e também na  Circular de Oferta de Franquia.

 

Todas as franquias cobram taxa de royalties?

Não. Ao contrário do que muitos pensam, a cobrança de royalties, apesar de uma prática muito comum, não é obrigatória.

Cabe à empresa franqueadora, com base em seus objetivos, políticas e estratégias definir se cobrará ou não royalties das suas franquias, a forma de cobrança e também de cálculo do valor devido.

No entanto, como citamos anteriormente, caso exista cobrança de royalties, o percentual e a forma de cálculo devem estar descritos de forma clara no contrato e também na circular de oferta de franquia. 

 

Como abrir uma franquia

Abrir uma franquia exige, pesquisa, análise e investimento, por isso, antes de mais nada, deve-se levar em consideração os seguintes pontos:

 

  • Conheça o seu perfil de negócio;
  • Determine a sua capacidade de investimento;
  • Pesquise a franquia ideal para a sua região e para o seu estilo de negócios;
  • Converse com franqueados;
  • Analise com atenção a Circular de Oferta de Franquia;
  • Avalie os concorrentes;
  • Escolha o ponto ideal para montar a sua franquia.

 

Pensando em abrir uma franquia? Deseja saber mais sobre a cobrança de Royalties de uma franquia? Conte com a Attentive Contabilidade, a sua assessoria contábil especializada em franquias. 

Com larga experiência neste segmento, a Attentive Contabilidade conta com um time de profissionais altamente capacitados para retirar todas as suas dúvidas sobre o processo de abertura da sua franquia.

Sendo assim, não perca mais tempo, entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.