3 principais características das startups que viraram unicórnios

Compartilhe

Startups unicórnios são negócios com grande potencial de crescimento, produtos e serviços inovadores que rapidamente conquistam o público, alcançando US$ 1 bilhão de dólares em valor de mercado.

Podemos encontrar startups unicórnios em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Dentre os unicórnios brasileiros, estão empresas como:

99 Táxis;
Nubank;
Stone;
Movile;
iFood;
Gympass;
Loggi;
QuintoAndar;
Ebanx;
C6 Bank;
Madeira Madeira;
Hotmart.

Mas, afinal, o que todas essas empresas possuem em comum? Quais são os principais fatores para o sucesso repentino das startups unicórnios?

Nesse conteúdo, separamos as 3 principais características das startups unicórnios, confira!

1.Unicórnios solucionam problemas
Produtos que atendem às necessidades ou desejos dos clientes irão naturalmente conquistar usuários. É por isso, que as startups unicórnio alcançam o sucesso. Todas elas conseguem ofertar produtos e serviços capazes de facilitar a vida e resolver problemas do cotidiano das pessoas.

Os problemas podem ser inspirados por experiências pessoais ou questões comuns enfrentadas pela população em geral.

No entanto, vale destacar que depois de resolver um problema inicial, as startups continuam melhorando seus produtos e adicionando recursos que os usuários desejam e solicitam.
2.Unicórnios são disruptivas
Unicórnios são criativos, ou seja, a sua capacidade de inovação e proposta de mudança afeta radicalmente a maneira como um setor ou até mesmo um mercado opera.

As startups unicórnio geralmente começam na base do mercado, fornecendo soluções mais simples e mais baratas que atendem às mesmas necessidades dos produtos de última geração.

Esses produtos tornam-se cada vez mais atraentes para os consumidores devido à sua acessibilidade, e o negócio gradualmente sobe no mercado, muitas vezes assumindo o seu controle.

Temos no iFood um ótimo exemplo de startup que mudou radicalmente o mercado. Hoje, milhares de pessoas deixam de sair de casa para ir a uma lanchonete ou restaurante pois preferem contar com a comodidade de fazer seus pedidos pelo celular e receber no conforto de casa.
3.Unicórnios estão focados no consumidor
As startups unicórnio colocam seus negócios para girar ao redor dos consumidores, fornecendo produtos e serviços acessíveis.

Para criar produtos que os consumidores realmente desejam, as startups identificam maneiras de melhorar a vida de um público-alvo específico.

Além disso, os produtos costumam contar com design intuitivo para que sejam de fácil uso para os consumidores.

Os unicórnios oferecem uma forte proposta de valor e a promessa de que seus produtos podem agregar valor aos clientes. Ter uma proposta de valor forte contribui para a melhoria dos esforços de vendas e marketing.

Acredite no potencial das suas ideias
O crescimento de uma startup não acontece da noite para o dia. Mesmo as startups de crescimento rápido podem precisar passar por várias rodadas de financiamento para alcançar o status de unicórnio.

Portanto, siga os passos e observe as características das startups unicórnio, aplicando suas dicas para crescer e administrar os seus negócios.

Procurando uma assessoria contábil especializada em startups e preparada para contribuir com o crescimento dos seus negócios?

Conte com a Attentive contabilidade, entre em contato conosco!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.