Sua startup precisa de uma metodologia ágil?

Compartilhe

A metodologia ágil surgiu como uma forma de otimizar as operações e funcionamento de uma empresa, principalmente as Startups, que precisam de agilidade para garantir bons resultados.

As Startups são um tipo de empresa com modelo de negócio diferente do tradicional, e que dependem da entrega de resultados de forma rápida e precisa.

Diante disso, é fundamental que as startups utilizem algumas técnicas e metodologias que contribuam para a agilidade das suas operações.

Por sinal, você sabe quais são as metodologias ágeis e como elas podem ser aplicadas a sua empresa? Confira na sequência do conteúdo.

O que é metodologia ágil?

A metodologia ágil é uma forma de estruturar as etapas e processos da operação de uma companhia de forma que estes funcionem mais eficientemente.

Geralmente, ela preza pela divisão das tarefas e objetivos em espaços de tempo reduzidos, sempre buscando ter a cooperação dos setores da empresa. Seus objetivos são:

  • Satisfazer o cliente por meio de entregas rápidas e constantes;
  • Aproveitar as mudanças contínuas para dar vantagem competitiva ao cliente;
  • Evitar duplicidade de esforços com o acompanhamento constante do projeto;
  • Definir escalas de tempo menores para o alcance de metas e objetivos;
  • Prezar pela boa comunicação dentro das equipes com o auxílio de softwares;
  • Incentivar o desenvolvimento sustentável e a manutenção de um ritmo constante.

Por fim, a equipe se esforça para se tornar mais produtiva em intervalos definidos e, logo em seguida, ajusta seu comportamento de acordo.

Vale destacar que existem diferentes tipos de metodologias ágeis que podem ser usadas em Startups, cada uma com suas características. Vamos ver algumas delas.

Metodologia Scrum

A metodologia Scrum foi criada na década de 80 por Jeff Sutherland, nos Estados Unidos, sendo atualmente uma das mais populares metodologias ágeis.

A base do método Scrum está na definição de sprints de produção que tem a duração de 2 a 4 semanas para resolver problemas, levando em conta reuniões diárias.

O Scrum foca mais no indivíduo que faz o trabalho, tendo apenas o mínimo de intervenção do cliente, para chegar a um resultado mais objetivo em menor tempo.

Metodologia Kanban

Parecido com o Scrum, o Kanban também preza pela divisão de tarefas entre “fazer”, “em andamento” e “feito”. No entanto, seu diferencial é evitar a sobrecarga de trabalho.

Essa metodologia ágil preza por quatro princípios, são eles:

  • Visualização do trabalho para incremento da comunicação e colaboração;
  • Limitação do trabalho em andamento para priorizar o que é importante;
  • Medição e otimização do fluxo, coleta de métricas e previsão de problemas futuros;
  • Foque sempre na melhoria contínua como resultado da análise.

Metodologia Lean

O Lean não é oficialmente considerado um método Ágil, mas por conta dos seus 7 princípios, ele é comumente confundido como sendo.

Inclusive, em 2000 o Lean foi adaptado para o desenvolvimento de softwares, por Mary e Tom Poppendieck, que o relacionaram com a filosofia Ágil.

Os 7 princípios iniciais do Lean que serve perfeitamente a uma Startup, por sua vez, são:

  • Eliminar o desperdício;
  • Fortalecer o time;
  • Entregas rápidas;
  • Otimizar o todo, e não apenas as partes;
  • Construir qualidade;
  • Adiar decisões;
  • Amplificar conhecimento.

Qual a melhor metodologia ágil?

Não existe um método ágil de trabalho que seja de fato considerado o melhor, cada opção apresentada ao longo do conteúdo deles tem os seus pontos fracos e fortes.

Entendendo os princípios de cada opção, fica muito mais fácil definir qual é a metodologia ágil que pode contribuir mais para a sua empresa.

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.