Tributação para uso de Data Center e Cloud no exterior: quais os impostos deve-se pagar?

Compartilhe

Você sabe como funciona a tributação para uso de Data Center e Cloud no exterior?

Com o avanço da tecnologia e o rápido crescimento das soluções e sistemas digitais, o uso de sistemas e espaços para armazenamento em nuvem são cada vez mais comuns.

No entanto, em meio a esse contexto, surge uma dúvida muito importante para as empresas que fazem uso desse tipo de serviço.

Afinal, como funciona a tributação para Data Center e Cloud no exterior?

Como tudo que é novidade e envolve algum tipo de aspecto fiscal e tributário, a tributação para uso de Data Center e Cloud no exterior vem sendo amplamente discutida e questionada, pensando nisso, a Attentive Contabilidade preparou um conteúdo completo sobre o assunto, confira!

Data Center Nacional x Data Center no Exterior

Muitas empresas ficam em dúvida na hora de contratar um provedor de Data Center e serviços de Cloud.

São dezenas de opções disponíveis no mercado, nacionais e estrangeiras, alguns acreditam que os servidores internacionais podem oferecer maior segurança e confiabilidade, outros acreditam nas empresas nacionais.

Para eliminar de uma vez por todas, as dúvidas em relação à contratação de servidores nacionais e internacionais, vale a pena conferir a tributação aplicada caso a caso e as diferenças de custo.

Tributação de serviços de Data Center e Cloud no Exterior

Até 2014, as empresas brasileiras que forneciam serviços de armazenamento em nuvem sofriam com a concorrência desleal das empresas estrangeiras, principalmente daquelas situadas em países com carga tributária reduzida.

Para as empresas brasileiras, era praticamente impossível competir de igual para igual quando o assunto era o preço praticado por serviços de nuvem sediados em determinados países.

Além da disparidade de preços e carga tributária, havia aqui no Brasil uma dúvida em relação à forma de tributação desse tipo de serviço, afinal o uso de Data Center e Cloud deve ser tratado como uma prestação de serviços ou locação de equipamentos?

Para apresentar uma solução para as divergências sobre o assunto, a Receita Federal expediu em agosto de 2014 um ADI, Ato Declaratório Interpretativo que determinou a cobrança dos seguintes impostos sobre esse tipo de serviço:

  • Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF);
  • Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE);
  • Contribuição para o PIS/Pasep-Importação;
  • Contribuição para o Cofins-Importação;
  • Imposto Sobre Serviços.

Diante do pronunciamento da Receita Federal, veja como ficou a tributação para uso de Data Center e Cloud no exterior:

IRRF

O Imposto de Renda Retido na Fonte possui alíquota de 15% para esse tipo de serviço, podendo chegar a 25% se o país do fornecedor contratado for considerado “paraíso fiscal”.

CIDE

No caso dos provedores de Data Center e Cloud, a alíquota de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico é de 10%.

COFINS

O COFINS é um dos impostos federais criados para financiar a Previdência Social, a sua alíquota para importação de serviços de Cloud e Data Center é de 7,6%.

PIS

O PIS tem como objetivo financiar o pagamento de benefícios como o seguro desemprego e o abono salarial, sua alíquota corresponde a 1,65%.

ISS

O ISS é um imposto de natureza municipal cuja alíquota fica entre 2% a 5% do valor dos serviços, a depender do município de instalação da empresa.

Sendo assim, ao somar todos os impostos, podemos concluir que a tributação para uso de Data Center e Cloud no exterior fica na faixa de 36,25% a 39,25% sobre o valor dos serviços contratados por empresa brasileira.

Ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

 

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.