Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Compartilhe

franquia, franquias, abrir uma franquiaAbrir uma franquia é uma excelente opção para quem deseja empreender. O modelo é vantajoso, uma vez que a idéia já foi aceita pelo público e todo o formato de negócio já foi é entregue pronto ao franqueado, que só deve executá-lo.

Porém, a franquia é um investimento como qualquer outro, e antes de embarcar nessa “aventura”, é necessário analisar pontos importantes. A economista Christiane Monteiro, da Mais Money, separou os pontos chaves que todo interessado em abrir uma franquia deve saber antes de iniciar o negócio.

1 – Escolhendo a franquia – Procure escolher uma marca com que tenha afinidade e de preferência, uma atividade que goste. Experiência na área de atuação pode ser um fator importante na hora de escolher.

2 – Investimento – Assegure-se de que tem o capital necessário para arcar com todas as despesas iniciais do negócio. É preciso arcar com taxas de franquia, royalties, equipamento, dentre outros. Se necessário, informe-se sobre linhas de crédito especiais para franquias.

3 – COF (Circular de Oferta de Franquia) – Analise cuidadosamente esse documento antes de fechar negócio. Compare as diferenças de custos e investimentos de cada marca e escolha o modelo mais vantajoso para você.

4 – Escolha do ponto – O preço do ponto e os alugueis são custos altos e devem ser estudados de acordo com a perspectiva de retorno do investimento. O franqueador poderá ajudar nessa escolha.

5 – Operação da franquia – Analise como será o dia a dia do seu negócio. Verifique se será necessário você estar presente ou se um gerente dará conta do recado. O sucesso do negócio dependerá de você e de sua administração. Treinamento de funcionários, limpeza… Tudo deverá ser levado em consideração na hora da escolha.

6 – Plano de negócios
– Lance no seu plano todos os custos com estoque, produtos, serviços, dentre outras despesas e calcule o quanto precisará para faturar para cobri-los. Peça ao franqueador para analisar o plano, que deverá cobrir todos os aspectos do negócio.

7 – Custos fiscais e trabalhistas – Leve em consideração todos os encargos envolvidos a fim de evitar multas e penalidades que poderão acabar com o seu negócio a longo prazo.

Fonte: SuaFranquia.com

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.