Tudo que você precisa saber sobre Controle Financeiro para Clínicas Veterinárias

Compartilhe

O controle financeiro para clínicas veterinárias é um dos serviços mais importantes para o gestor, exigindo conhecimento por parte do empresário para que a empresa possa ter a lucratividade necessária para pagamento de todas as contas e novos investimentos.

Para fazer o controle financeiro para clínicas veterinárias não basta apenas conferir o saldo de caixa, constando que o empreendimento está oferecendo resultados. Desde um pequeno empresário até uma empresa de maior porte, o movimento financeiro é de suma importância para garantir a boa gestão da empresa.

Entendendo o controle financeiro para clínica veterinária

O proprietário de uma clínica veterinária deve, antes de tudo, saber o que fazer, ou seja, buscar conhecimento sobre controle financeiro para clínicas veterinárias. Normalmente, um veterinário que pretende abrir sua própria clínica se preocupa mais com o aspecto de atendimento, deixando um tanto de lado a administração.

Contudo, é necessário buscar o conhecimento para manter a administração e o controle financeiro de forma correta, podendo trabalhar com mais segurança e garantir que a empresa possa se desenvolver.

Entre as principais recomendações para o correto controle financeiro de uma clínica veterinária podemos nos ater aos seguintes:

          1-Separe as contas pessoais da conta da clínica veterinária

Um dos erros mais comuns numa pequena empresa, onde o gestor é o principal profissional, é misturar contas pessoais com contas do seu empreendimento. O ponto fundamental é entender que a empresa é uma coisa e o empresário é outra. Cada um possui suas contas pessoais e deve mantê-las de forma independente.

Para manter o controle financeiro de uma clínica veterinária é necessário estabelecer um valor de retirada, que seja suficiente para pagar as contas pessoais, colocando essa retirada como uma despesa para a empresa.

O tratamento deve ser de pessoa física resolvendo suas contas e de empresário mantendo o controle financeiro da clínica.

        2-Registre todo o movimento financeiro da clínica veterinária

Dependendo do sistema aplicado para o controle financeiro da clínica veterinária, pode ser cansativo registrar todos os detalhes do movimento financeiro, mas é importante para que o profissional saiba de onde está vindo e para onde está indo o dinheiro.

Só é possível manter controle sobre aquilo que temos conhecimento e, portanto, todas as receitas e despesas devem ser organizadas em contas próprias, permitindo analisar o que possa afetar a resultado da clínica.

Muitas vezes a empresa pode ter movimento menor em determinado produto ou procedimento, mas sua acumulação mensal pode significar o lucro ou o prejuízo da empresa.

       3-Planeje em curto, médio e longo prazo

Mesmo para uma pequena clínica, o planejamento deve ser feito para curto, médio e longo prazo. Mantendo o controle financeiro da clínica veterinária dentro dos padrões necessários, o profissional terá como fazer a previsão do fluxo de caixa de maneira coerente com o que está ocorrendo e avaliar o que deve ser feito para melhorar.

Com o controle financeiro correto é possível planejar novos investimentos e criar inovações que permitam maior fluxo de clientes e, consequentemente, maior produtividade.

      4-Tenha um sistema de gestão informatizado para administrar a clínica

A melhor maneira de manter o controle financeiro da clínica veterinária de forma eficiente é instalando um sistema de gestão informatizado, evitando ao máximo controles manuais ou anotações.

Com um sistema de gestão é possível manter todos os dados de forma organizada, sem haver a preocupação com papéis e com esquecimento, permitindo que o tempo economizado possa ser aplicado em atividades mais úteis para o crescimento da empresa.

Um bom controle financeiro para clínicas veterinárias exige o acompanhamento de clientes, seu cadastro, procedimentos efetuados, controle de estoque de medicamentos e suprimentos, agendamento e tantos outros detalhes importantes que, se feitos manualmente, certamente não serão tão fiéis à realidade.

      5-Contrate um bom contador para clínica veterinária

Como qualquer empresa, a clínica veterinária tem necessidade de um bom contador, desde a abertura da empresa até o acompanhamento de suas atividades. O contador é o profissional que pode tirar todas as dúvidas durante o funcionamento da empresa, sendo também o responsável pela legalização do estabelecimento junto aos órgãos de fiscalização e controle, além de ser também o melhor consultor para questões tributárias, trabalhistas e fiscais.

O contador também poderá orientar quanto aos melhores procedimentos para o controle financeiro da sua clínica veterinária, mantendo em dia todas as responsabilidades com os tributos e as contribuições a recolher, mantendo assim, toda a burocracia de forma organizada para que o profissional veterinário possa se preocupar com a atividade fim de sua clínica.

Como anda o controle financeiro da sua clínica veterinária? Compartilhe sua experiência conosco. E se precisar de ajuda, entre em contato!

Até breve!

Insira seu e-mail para receber nossos artigos

Alerta DECORE:

Conforme amplamente divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade, quadrilhas especializadas tem oferecido crédito e indicando uma pessoa que supostamente trabalha em uma contabilidade para emitir a DECORE. O Grupo Attentive alerta que não fornece DECORE a não clientes e adverte que ninguém está autorizado a oferecer ou fornecer tal declaração em nome do Grupo Attentive, não se responsabilizando por qualquer prejuízo.

Em caso de dúvida, solicitamos que entre em contato conosco por nossos canais oficiais de atendimento.