Vou abrir uma agência de Marketing Digital, e agora?

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Abrir uma agência de marketing digital é um grande desafio, isso porque o meio é extremamente concorrido, então criamos esse artigo para ajudar você a iniciar sua jornada empreendedora e sair na frente dos seus concorrentes.

Estrutura básica de uma agência de marketing digital

A estrutura de uma agência de marketing digital é composta por planejamento, criação e atendimento, essa é a operação, basicamente. Os sócios normalmente são vistos como responsáveis pelas funções estratégicas, tendo conhecimento do mercado de uma forma geral, inclusive dos clientes. O mais recomendado para esses cargos é que evitem ao máximo colocar a “mão na massa” e que mantenham suas energias focadas apenas na estratégia da empresa, buscando o melhor caminho para a condução da agência, abaixo desses cargos, teremos, então, a gerência, que mede e otimiza os resultados da “Operação” citada anteriormente.

Mercado

Conheça seu mercado, trabalhar com marketing digital não significa criar um perfil no Facebook e Twitter, ou até colocar um vídeo no YouTube. É preciso muito mais que isso, entender o problema do seu cliente e apresentar a melhor solução é o que fará sua agência obter sucesso, listamos abaixo 3 dados que vão te animar ainda mais a entrar nessa aventura!!!

  1. 63% das empresas investem em mídias pagas nas Redes Sociais.
  2. Segundo a “Digital AdSpend 2018”, o Marketing Digital representa R$ 14,8 bilhões de investimento publicitário no Brasil em 2017.
  3. Segundo dados divulgados pela Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais.

Graças a esses expressivos números, o mercado está em constante crescimento, e é por esse motivo que se faz cada vez mais necessário um diferencial que faça sua agência de marketing sair à frente dos seus muitos concorrentes.

Segmentação

Um dos caminhos para fugir da enorme concorrência existente no mercado de marketing digital, a segmentação está se tornando cada vez mais comum em todos os meios, e com agências digitais não é diferente. Por meio dela, é possível levar ao cliente uma solução precisa para o seu mercado com muito mais facilidade e escalabilidade e, ainda, como plus, se tornar uma referência para aquele mercado.

Por exemplo, uma agência de marketing digital segmentada em empresas de contabilidade conhece como nenhuma outra esse mercado, seus colaboradores produzem apenas para isso, otimizando assim o tempo gasto para cada tarefa, uma vez que já é sabido por todos o que agrada esse mercado, o que funciona e com o que não funciona, cortando todas as etapas de testes e pesquisas, economizando muito tempo para acertar em uma estratégia. Esse, com certeza, é um dos caminhos para sair à frente da sua concorrência.

Se tornar um especialista

Uma agência de marketing digital deve estar aberta a diversas solicitações dos mais variados tipos por parte dos seus clientes. Isso cria a necessidade de uma vasta mão de obra, além de muito mais trabalho para todos os envolvidos, comprometendo assim a qualidade do serviço que está sendo entregue. Se tornar especialista em uma das atividades dentro do marketing digital pode ser o caminho ideal para fugir desse transtorno. É bom ter um time enxuto e rentável, mas como é possível?

Simples, normalmente, as agências iniciantes se propõem a fazer de tudo para obter clientes, e isso pode funcionar a curto prazo. Todavia, quando se trabalha dessa forma, a briga pelo preço é clara e a concorrência é enorme, sendo assim, a disputa por preço pode não ser o melhor caminho para o sucesso.

Exemplificando: dentro de uma agência de marketing digital existem vários serviços que são realizados, como a criação de banners, logos, websites, etc.

Quando você é o especialista em um serviço, se torna referência nele. Assim, suponhamos que sua agência seja especialista na criação de logos para startups; Sempre que uma startup buscar alguém para criar o seu logo, ela irá se deparar com você, afinal, a sua proposta é aquela, seu posicionamento é esse, então você é o mais indicado para executar tal serviço.

Área comercial

Esse departamento pode ser um grande diferencial para seu negócio, e vou explicar o porquê. Pouquíssimas agências digitais possuem uma área comercial estruturada. Isso acontece porque as empresas deste segmento estão acomodadas com seus clientes atuais, não têm perspectiva de crescimento ou não sabem como fazer. A área comercial de uma agência deve ser o coração da mesma, pois, é por meio dela que serão bombeados dinheiro e negócios. É recomendável o uso de uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management). Com ela, você pode monitorar todos os leads que entram e que saem do seu funil, por exemplo, você capta clientes através de 3 canais diferentes. Com essa ferramenta, em 1 ano, você tem fácil acesso para visualizar qual é o canal mais efetivo para sua agência e, no caso de perdas, você consegue identificar os motivos que levaram aquele prospect a não fechar negócio com você, todas essas métricas possibilitam tomar decisões estratégicas e te ajudam a determinar onde concentrar seus investimentos para esta área.

Inovação

Antes de falar qualquer coisa sobre esse tópico, é importante frisar que tudo o que falamos até agora depende do posicionamento da agência e qual estratégia será tomada no início da operação, seguindo o que é abordado no livro “A estratégia do oceano azul” do autor W. Chan Kim, existem duas estratégias extremamente importantes e que devem ser consideradas para iniciar qualquer negócio.

O conceito de oceanos azuis e oceanos vermelhos ajudará você a definir como sua empresa irá se posicionar no mercado, que, como já vimos aqui, é bastante concorrido. Bem o seu pensamento pode ser: “Quero abrir uma agência exatamente como as já existentes e fazer exatamente o que elas fazem”. Seguindo essa linha, a estratégia que você estará adotando será a do oceano vermelho, onde você irá adentrar em um mercado MUITO competitivo e brigará pelo preço com seus concorrentes, ou você pode pensar em abrir uma agência de marketing digital focando em alguma das estratégias citadas acima como, por exemplo, segmentação, e fugir totalmente da concorrência. E, para isso, inovar na sua solução pode ser uma saída. Para oferecer algo que “não existe” no mercado, é importante exercitar a criatividade, estudar bem o seu cliente e descobrir novas necessidades ou, até mesmo, criá-las.

Por fim, sabemos que não é fácil empreender, isso em todos os meios, é necessário muito foco, muita vontade e paixão para que se consiga alcançar os objetivos desejados, mas até a mais longa caminhada se inicia com o primeiro passo, a abertura da sua agência! E, para isso, nós, da Attentive Contabilidade, podemos assessorá-lo para que você abra sua empresa com o PÉ DIREITO e que ela tenha muito mais chances de prosperar, baixe nosso e-book sobre como abrir sua empresa e obtenha mais detalhes.

Você já tem sua agência operando e gostaria de otimizar seus resultados? Fale com um de nossos consultores e eleve sua agência a outro patamar, conte conosco!

Escrito por:

Mateus Santos
Marketing e Comercial em Attentive Contabilidade

 

 

 

 

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