O Briefing pode ser o seu sucesso ou desastre, dependendo de como for estruturado
Descubra, hoje, como fazer briefing da maneira correta!
Ao realizarmos qualquer atividade em equipe, a comunicação é peça chave, e, nesse aspecto, o briefing é um grande aliado de qualquer agência de publicidade, e com isso você tem que concordar!
Não deixar claro o que se pretende prejudica o resultado final, e pode comprometer o alcance dos objetivos que você idealizou inicialmente.
Não é isso que você deseja para sua publicidade, não é mesmo?
Por conta disso, preparamos esse artigo, para que os briefings da sua agência de publicidade estejam de acordo com as necessidades de cada projeto.
Por que o briefing é importante?
Trabalhar com pessoas criativas é uma excelente experiência, não é mesmo?
Fica muito mais fácil desenvolver novas ideias e até passamos a ver situações comuns com outros olhos.
Mas sabia que, se não administrada corretamente, a criatividade pode dar outros rumos aos projetos da sua agência de publicidade?
Isso mesmo!
Vejamos o seguinte exemplo…
Seu time está trabalhando em uma campanha para marca de roupas ecologicamente correta, que é contra o uso de animais para a confecção de seus artigos.
Caso isso não esteja perfeitamente claro à sua equipe, podem haver deslizes fatais ao seu negócio e à marca do seu cliente.
Já pensou se nas artes dos seus anúncios existirem peças de roupas e acessórios dando a entender que foram produzidas com pele de animais?
Você e seu cliente podem saber que elas foram feitas com material sintético e biodegradável, mas isso pode não ter ficado claro para o seu público.
Então, sua agência de publicidade e a marca do seu contratante poderão sofrer sérios danos…
Dessa forma, é imprescindível eliminar toda forma de ruído na comunicação, para que tudo saia de acordo com o que foi inicialmente idealizado em seu projeto, e aqui está a importância de um briefing bem estruturado!
O que deve conter no briefing
No seu briefing, devem conter informações sobre a empresa, como:
- Histórico;
- Produtos ou serviços comercializados;
- Tipo de empresa;
- Concorrentes;
- Público-alvo;
Também, informações sobre o projeto, por exemplo:
- Principal conceito que deve ser trabalhado;
- Expectativa do cliente;
- Prazos para realização;
- Material que está disponível e que será necessário;
- Estilo que deverá ser usado na elaboração da campanha.
Além disso, é fundamental que você dê espaço para que sua equipe possa opinar e melhorar o direcionamento do projeto.
Lembre-se que o seu briefing não precisa ser engessado, mas ele deve ser atualizado constantemente sobre as novas decisões relacionadas ao projeto.
A ideia pode – e deve – ser lapidada, e isso poderá ser decisivo para o sucesso da sua campanha.
Porém, busque sempre ser objetivo nas informações inseridas no seu briefing, isso permite que sua equipe trabalhe alinhada e evita ambiguidades.
Como observamos, o briefing é fundamental para que você realize campanhas bem-sucedidas e alinhadas às expectativas dos seus clientes.
Agindo assim, você evitará retrabalho, agiliza a produção, permite mais inspiração e organização.
Bem, ter um briefing bem feito é fundamental para o bom planejamento de suas campanhas, assim como uma boa contabilidade é essencial para um planejamento estratégico da sua empresa.
Nesse aspecto, você pode contar conosco, da Attentive, somos uma contabilidade especialista em agências de publicidade e parceira no sucesso dos nossos clientes.
Entre agora em contato conosco, temos a solução ideal para sua agência crescer!