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CAC – Custo de aquisição de clientes – Quais investimentos devem ser considerados na área de marketing

Antes de entender melhor sobre o CAC – Custo de aquisição de clientes, responda a pergunta:

Sua empresa investe em ações de marketing para conquistar novos clientes?

Se não investe, talvez seja a hora de rever seus conceitos. Quem não cria estratégias de captação, dificilmente conseguirá turbinar a sua carteira de clientes.

Mas não basta apenas investir e esperar o retorno cair do céu. É preciso acompanhar o andamento das ações e, se preciso for, ajustá-las. Neste ponto, há alguns indicadores que podem mensurar o sucesso das estratégias de marketing.

O CAC – custo de aquisição de clientes, por exemplo, é o indicador que mostra o quanto está sendo investido para a aquisição de cada novo cliente para o negócio. Um CAC é considerado ótimo quando seu valor é menor do que o ticket médio gasto pelo seu cliente. E você precisa ficar atento a este indicativo.

Descubra, a seguir, quais investimentos você precisa considerar desde já, caso deseje ampliar o número de clientes para sua marca com custo reduzido.

Marketing digital: investimento com baixo custo de aquisição de clientes

Um dos grandes desafios dos pequenos empresários é se tornar referência no mercado e, consequentemente, atrair novos clientes. 

A questão, na verdade, é que muitos pequenos empresários preferem esperar a estabilidade financeira da empresa – como alcançar um valor “x” em faturamento – para, somente depois, começar a investir em marketing e, consequentemente, estudar o custo de aquisição de clientes.

Essa percepção é errônea. A partir do momento que você cria uma empresa, ou até antes, já deve criar um planejamento de marketing que norteie suas ações, principalmente quando ainda não há um bom número de clientes.

Para pequenas empresas, o marketing digital surge como a principal ferramenta para atração de novos consumidores – inclusive porque os investimentos são muito inferiores aos aplicados a mídias tradicionais, como materiais impressos, rádio e tv, por exemplo.

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Conteúdo para blogs

Se o seu cliente busca informações na internet sobre o seu nicho, você deve estar visível, certo? Neste cenário, os blogs são portas de entrada valiosas para novos clientes.

Antes de criar o conteúdo, você deve conhecer a sua persona – que é uma representação fictícia do seu cliente ideal – e descobrir em qual fase da jornada de compra ele se encontra. Ele precisa de informações superficiais sobre seu segmento? Quer solucionar um problema que já conhece? Já sabe o que quer e deseja te contratar?

Com estas respostas você cria conteúdo de valor, promove engajamento e abre espaço para novos  interessados.

E-mail marketing

Investir em e-mail marketing é outra opção com custo de aquisição de cliente reduzido. A ferramenta permite que você se comunique com o seu cliente e compartilhe novidades relevantes sobre o seu negócio.

É preciso ter cuidado para não se tornar um remetente indesejado e, fatalmente, ser categorizado como SPAM. Os questionamentos do tópico anterior também podem ser úteis nesta opção.

Redes sociais

Manter uma página comercial ativa, seja no Facebook ou no Instagram, atrai a atenção de novos clientes. Através de compartilhamentos, curtidas e comentários, é possível elevar o engajamento da empresa e divulgar seu conteúdo para potenciais clientes.

Como nas redes as informações circulam rapidamente, é preciso manter as páginas sempre atualizadas e fornecer as respostas que o cliente precisa – também com agilidade!

Não é preciso investir muito para obter um retorno positivo. Considere utilizar as estratégias e ferramentas de marketing que compartilhamos e veja como é possível reduzir o CAC – custo de aquisição de clientes – do seu negócio.

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O CAC - custo de aquisição de clientes, por exemplo, é o indicador que mostra o quanto está sendo investido para a aquisição de cada novo cliente para o negócio. Um CAC é considerado ótimo quando seu valor é menor do que o ticket médio gasto pelo seu cliente. E você precisa ficar atento a este indicativo.
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