Deseja saber como abrir empresa como EIRELI de forma efetiva? Então confira nossa postagem de hoje!
Olá, tudo bem? Você sabe como abrir uma empresa? Sabe como aproveitar o melhor dos benefícios do modelo de negócio EIRELI?
Bom, antes de adentrar mais sobre as informações da empresa EIRELI, precisamos explicar seus conceitos básicos, certo?
Então vamos lá!
O que é uma empresa EIRELI?
Se trata de uma modalidade, com representação jurídica empresarial, onde somente 1 titular pode ter responsabilidades na empresa – vale lembrar que essa modalidade é limitada quanto às obrigações do negócio, ok?
Benefícios da abertura de uma empresa EIRELI
Bom, o perfil EIRELLI tem uma das grandes vantagens, pois ao abrir um negócio dentro dessa representação jurídica o empresário não pode ter seus bens pessoais – ou seja os patrimônios pessoais – afetados por qualquer dívida que a empresa possua, ou venha a possuir, ao longo do desenvolvimento e atuação dela.
Isso significa dizer que a própria empresa é a responsável por todos os deveres e direitos que cabem ao seu CNPJ, e não o CPF do empreendedor.
Logicamente, para ter esse benefício o dono da empresa não pode ter nenhum envolvimento com atos ilícitos.
E quais atos seriam esses?
- Fraudes em licitações.
- Lavagem de dinheiro.
- Dentre outros.
Por que esse modelo EIRELI é mais interessante para quem deseja abrir empresa?
Porque, dentre todos os modelos que existem, esse é um dos mais simplificados, seja para microempreendedores ou pequenas empresas. Portanto, além do benefício citado, de não haver envolvimento de nome sujo ou dívida para o CPF do empreendedor, você ainda tem um sistema amplamente fácil e conveniente.
E como abrir empresa com EIRELI?
Bom, ter um contador experiente é a primeira recomendação, visto que com bases legais, fiscais, tributárias e financeiras, receber ajuda com um especialista, que realmente entende de todas as exigências e direitos nesses sentidos, se faz muitíssimo necessário.
Nos próximos passos é preciso dizer o seguinte:
Abrir empresa EIRELI envolve algumas etapas importantes, como:
1 – Fazer elaboração de um documento de constituição empresarial (ato constitutivo) – já que se trata do modelo EIRELI – com a modalidade qualificada e encaminhá-lo para a Junta Comercial de seu Estado.
2 – Fazer registro do mesmo documento em cartório da comarca da cidade, na qual a empresa será implantada.
3 – Fazer cadastro como pessoa jurídica – ou seja, emitir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas no Brasil).
4 – Escolher o regime tributário mais adequado, de acordo com o objetivo de faturamento empresarial e desejos econômicos.
5 – Emissão da inscrição estadual.
6 – Emissão da inscrição municipal.
7 – Certificado digital.
8 – Dependendo da atividade, serão necessários: licenças específicas e inscrições em órgãos reguladores, sejam eles estaduais ou municipais.
9 – Em alguns outros casos, será necessária a inscrição em órgãos de classe.
Como você pode comprovar e perceber, somente com um contador experiente e bem capacitado é que se faz ser possível conduzir a empresa rumo ao sucesso e bom desempenho lucrativo, comercial, tributário e econômico.
Portanto, se esse é o vosso desejo, venha conversar conosco, pois nosso foco é fazer sua empresa CRESCER E PROSPERAR!