Uma das formas de trabalhar no mercado publicitário é abrir uma agência de publicidade. Ter um negócio próprio geralmente é a escolha de pessoas que desejam construir a sua própria história no setor, sendo beneficiados assim, a longo prazo com a possibilidade de ganhar mais dinheiro e definir como organizar a rotina de trabalho.
Desse modo, quem toma essa decisão se depara com várias dúvidas, entre elas: como abrir uma agência de publicidade? Quanto custa abrir uma agência publicitária? Se este é o seu caso, continue acompanhando para descobrir.
Saiba como abrir uma agência de publicidade
Iniciar um negócio sem planejamento — sem definir quais são ser as características ou a equipe necessária para tocar a empresa — é um grande erro. Então, confira alguns dos passos obrigatórios para abrir uma agência de publicidade de sucesso.
Faça um excelente plano de negócios
O plano de negócios é um documento que deve constar as características da agência, os objetivos, diferenciais, fornecedores, serviços que então, irão ser executados, entre outras informações valiosas. Ele é fundamental para organizar as ideias da empresa e contribui assim, para a redução de erros, além de ser obrigatório para verificar a viabilidade da ideia.
Veja o que é importante fazer para produzir o plano de negócios:
- estudo do mercado;
- análise da concorrência;
- planejamento de marketing;
- definição de serviços que vão ser oferecidos.
Defina se o negócio será físico ou online
Uma das vantagens de abrir uma agência de publicidade é a possibilidade de realizar os atendimentos da empresa apenas de forma virtual. Desse modo, uma das vantagens dessa escolha é a economia que será realizada com a locação ou compra da sede da empresa e também com as contas básicas, como a luz e água.
Entretanto, alguns clientes preferem fechar negócios presencialmente então, isso pode ser uma dificuldade em um primeiro momento. Dessa forma, como em todas as outras decisões empresariais, é preciso assim, avaliar as opções e escolher a que mais se adequa aos objetivos da organização. Também é válido observar o perfil do público-alvo.
Procure ajuda de um escritório de contabilidade
Depois de verificar a viabilidade do projeto, também é preciso formalizar a abertura da empresa. Assim, essa etapa deve ser feita com o auxílio de um contador que irá ajudá-lo separar e elaborar os documentos necessários, bem como escolher então, o melhor enquadramento tributário e fazer todos os registros obrigatórios.
A formalização é essencial para atuar de forma legalizada, pagar os impostos devidos ao governo e emitir nota fiscal. Não é preciso se assustar com os trâmites burocráticos, tudo fica muito mais simples com a ajuda de um profissional especializado.
Entenda quanto custa abrir uma agência de publicidade
Outro fator fundamental então, é analisar quais vão ser os investimentos necessários para tirar a ideia do papel. Para isso, é preciso relacionar quais vão ser preciso contratar para realizar assim, os serviços da agência. Os mais comuns são: redatores, designers, publicitários.
Desse modo, também é preciso considerar os custos de locação, compra de equipamentos, contas fixas (água, luz, internet), valores utilizados para a formalização da empresa, entre outras despesas.
Dessa forma, é impossível precisar quanto custa abrir uma agência de publicidade. Assim, a resposta vai depender da localização da empresa, o valor da locação (ou se a organização vai funcionar apenas online), o tipo de contratação que será realizada com os funcionários, entre outros critérios.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre como abrir uma agência de publicidade. Como vimos, para saber quanto custa abrir uma agência de publicidade é preciso realizar o plano de negócios e considerar todas as variáveis do seu futuro negócio.
Caso precise de ajuda para abrir uma agência de publicidade, pode contar conosco!