Olá, tudo bem? Você está aqui para aprender como divulgar um Pet Shop.
Na semana passada, falamos sobre um assunto importante: como começar a se preparar para criar conteúdos para o blog da sua Pet Shop!
Hoje daremos continuidade na nossa série de posts e nos aprofundaremos em como criar posts atraentes para o seu público. Afinal, esse é o ponto principal da estratégia de marketing de conteúdo para Pet Shop, certo?
Então, vamos lá!
1 – Criando conteúdo – escolhendo o tipo de texto!
Primeiramente, é preciso definir que tipo de conteúdo você colocará no seu blog para divulgar um pet shop.
Existem 3 tipos:
- Topo de Funil;
- Meio de Funil;
- Boca de Funil.
O topo de funil é uma etapa onde o conteúdo não é tão profundo, é mais genérico, aberto, e possibilita textos mais amplos. Aqui, o seu negócio poderá falar sobre raças de cães, o que é um determinado tipo de ração, como fitness, entre outros assuntos importantes, mas que não serão abordados de maneira muito profunda.
O meio de funil, por sua vez, é uma etapa onde os assuntos são tratados com certa profundidade. Aqui, identificamos desafios para os leitores, e fazemos com que eles também os percebam. Tudo através dos textos!
Imagine o seguinte: um título bacana para um post de meio de funil para Pet Shop poderia ser “como aumentar a energia do meu cão e torná-lo mais saudável?”. Neste caso, o post descreveria exercícios físicos, uma alimentação balanceada e outras soluções para o desafio.
Trata-se de identificar um problema e entregar uma solução, ainda que esta não seja definitiva.
E aí chegamos na boca de funil, onde o texto será muito mais específico e comercial. Aqui, seus textos se aprofundarão nos problemas já citados ou em novos e mais complexos para, assim, indicar seu Pet Shop como uma solução definitiva para o problema.
2 – Como estruturar os textos para divulgar um Pet Shop
Agora, é hora de começar a escrever. Você precisará selecionar palavras-chave que estão em alta no momento. Para isso, você pode utilizar o Google, o Google AdWords ou outros buscadores de palavras-chave.
Porém, esse não é o ponto principal que descreveremos aqui, mas sim a construção do texto!
O primeiro parágrafo precisa conter uma introdução sobre o assunto, talvez uma saudação e uma prévia do que será tratado ao longo do post. Isso serve para instigar o leitor a continuar no blog e completar sua leitura.
3 – O começo, o meio e o fim – títulos chamativos!
Um título chamativo, seguido por um parágrafo curto, que contém a palavra-chave que você escolheu para o seu texto, deve ser efetivo para divulgar um pet shop e obter um bom posicionamento nas páginas do Google.
O segundo, terceiro e, talvez quarto parágrafos, deverão tratar do assunto em si, dando seguimento à ideia iniciada no começo. Dessa forma, você será capaz de discorrer sobre o tema até chegar aos parágrafos finais, que costumam ser os dois últimos.
Por fim, os útlimos parágrafos devem concluir as ideias apresentadas e mostrar soluções.
Por exemplo: você cria um post sobre os perigos de comprar ração genérica, explica no primeiro parágrafo que o tema será esse, e que os animais de estimação do leitor podem estar em risco. A partir do segundo parágrafo, você falará mais sobre isso e, ao final, deixará uma ligação para continuar o seu conteúdo em um artigo futuro ou, caso não vá falar mais sobre esse tipo de ração ou soluções para ela, sugerir possíveis substitutos para a alimentação dos animais.
Entendeu?
Um bom conteúdo, quando bem estruturado, atrai diversos leitores e garante que você consiga divulgar um pet shop sem desafios. Se esse é o seu objetivo e se as estratégias de marketing digital e de conteúdo lhe atraem, esse é o caminho!
4 – Utilize subtítulos e não crie parágrafos longos!
Um bom texto é dividido por subtítulos igualmente atraentes, e será preciso garantir que os parágrafos não tenham mais de 300 palavras, ou então serão longos demais.
Por isso, conte bem suas palavras e transmita sua mensagem com sucesso.
Na próxima semana, aprenderemos a etapa final sobre como divulgar um pet shop e garantir o seu sucesso: o equilíbrio e o controle financeiro, que será o ponto principal para que suas estratégias dêem certo!
Sucesso e até a próxima!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Attentive!