O ponto de equilíbrio ainda não é calculado por muitas empresas, que ainda pensam que alto faturamento é sinônimo de alta lucratividade. No entanto, não é bem assim que funciona, pois o faturamento pode estar alto e a empresa estar no vermelho.
Pensando nisso, a Attentive preparou esse artigo com o intuito de esclarecer o que é o ponto de equilíbrio e qual a sua importância para a saúde financeira do negócio. Além de explicar os tipos que podem ser usados pelas empresas.
O que é ponto de equilíbrio e para que serve?
De uma maneira simples, o ponto de equilíbrio, também conhecido como break even point, indica o ponto em que a diferença entre receitas e despesas é igual a zero. Ou seja, a empresa não teve nem lucro e nem prejuízo com as operações realizadas.
Em outras palavras, o cálculo deste ponto indica o mínimo de faturamento ou de produtos vendidos que a empresa deve alcançar para conseguir cobrir as suas obrigações. Ou seja, pagar os seus custos de produção e despesas, tanto fixos quanto variáveis.
É de grande importância que a empresa conheça o ponto de equilíbrio do seu negócio, pois é uma forma eficiente de ter informações reais para a tomada de decisão estratégica. Além de permitir um planejamento financeiro mais assertivo.
Quais são os tipos de pontos de equilíbrio?
Existem alguns tipos de pontos de equilíbrio, que permitem avaliar o negócio sobre outras perspectivas, que também são de grande importância para a saúde financeira do negócio. Veja a seguir os principais tipos deste ponto:
Ponto de Equilíbrio Contábil
Este tem uma fórmula muito simples de cálculo, além de ser o mais conhecido pelas empresas. Desse modo, considera que a soma dos custos e despesas deve ser igual a receita obtida pela empresa. Veja a fórmula a seguir:
Ponto de Equilíbrio Contábil = Custos e despesas fixas / Margem de contribuição
Ponto de Equilíbrio Financeiro
Para este tipo não são considerados os valores de depreciação e amortização, visto que são itens que representam dinheiro em caixa. Veja a fórmula a seguir:
Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Custos e despesas fixas – Amortização e Depreciação) / Margem de contribuição
Ponto de Equilíbrio Econômico
O ponto de equilíbrio econômico leva em conta em seus cálculos o custo de oportunidade, ou seja, a correção monetária de valores. Veja a fórmula a seguir:
Ponto de Equilíbrio Econômico = (Custos e despesas fixas + Custo de Oportunidade) / Margem de contribuição
Como pode ser observado, em todos os tipos apresentados foi necessário utilizar o valor da Margem de Contribuição. Nesse sentido, esta margem significa o quanto o lucro da venda unitária contribui para pagar os custos e despesas.
A sua fórmula de cálculo é a seguinte:
Margem de contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
Com isso, é fácil perceber a importância de conhecer esta margem como um parâmetro para avaliar as vendas realizadas. Pois, consegue avaliar se o faturamento será o suficiente para cobrir os custos e despesas e ainda gerar uma lucratividade.
E, se por acaso, a margem de contribuição indicar que não será suficiente, a empresa tem alternativas que podem ser adotadas para incrementar as vendas, tais como: promoções, descontos e até mesmo ajustar os preços.
Se ficou interessado no assunto, entre em contato com a Attentive para maiores esclarecimentos.