Franquia Certa Para Você

Como escolher a franquia certa para você? A contabilidade pode te ajudar!

Ao escolher a franquia certa para começar seu novo empreendimento, é essencial conhecer detalhadamente o negócio, fazendo um questionamento sobre todos os pontos necessários. A contabilidade pode ajudar nesse momento, oferecendo o apoio para que o novo empreendimento tenha sucesso.

Montar a franquia certa vai exigir do empreendedor conhecimentos sobre gestão e contabilidade, havendo a responsabilidade de gerenciar pessoas, de tomar decisões gerenciais, de participar ativamente de todas as operações e de oferecer o melhor atendimento ao público-alvo, principal objetivo de qualquer empresa.

Da mesma forma que montar uma empresa a partir do zero, escolher a franquia certa vai exigir muito empenho e dedicação por parte do franqueado que, a princípio, poderá ter atividades que irão testar o seu limite. Portanto, manter a contabilidade em dia e gerenciar as atividades da franquia são pontos básicos para superar todos os obstáculos.

Pontos que devem ser considerados na escolha da franquia certa

Antes de escolher a franquia certa, o empreendedor deve fazer a sua própria contabilidade, procurando saber o valor total a ser investido, quais serão os custos fixos e variáveis envolvidos na movimentação diária e qual o faturamento previsto.

O novo franqueado, ao encontrar a franquia certa, deve ter em mãos o investimento necessário para a implantação da franquia e o capital de giro exigido para os primeiros meses de movimentação, tomando a contabilidade como base para calcular o tempo de retorno apontado pelo franqueador e considerando que deve se manter enquanto a franquia não se firmar.

Portanto, usar a contabilidade para começar a franquia certa é a base para dar início ao novo empreendimento, tendo consciência dos valores que poderá investir.

Desta maneira, se um empreendedor encontra a franquia certa e possui R$ 200 mil reservados, por exemplo, não poderá pensar em começar uma franquia cujo investimento inicial seja R$ 200 mil. A contabilidade ajuda a fazer a contas, mantendo a reserva financeira para o capital de giro, suprindo a empresa durante seu período inicial.

Mantendo a contabilidade desde o planejamento para a franquia certa, o empreendedor poderá determinar o ponto de equilíbrio operacional para a empresa, sua previsão de lucro e o prazo para retorno do investimento.

A contabilidade é a ferramenta mais viável para analisar se o projeto da franquia certa apresenta ou não viabilidade financeira.

Como se certificar se realmente é a franquia certa

A contabilidade não apresenta apenas os registros de movimentação financeira do dia a dia da empresa. Através dela também é possível fazer projeções para analisar o futuro possível e viável para a franquia certa.

O empreendedor deve se aprofundar nos estudos de viabilidade, fazendo contato com outros franqueados e tomando informações sobre seus movimentos financeiros, usando as mesmas ferramentas que o franqueador irá utilizar, já que ele também vai exigir informações sobre o novo franqueado, fazendo um cadastro de pré-qualificação.

Ou seja, da mesma forma como o franqueador busca a franquia certa, o franqueado quer encontrar o empreendedor correto para dar prosseguimento às atividades da franquia.

Conversar com outros franqueados, saber como está sua contabilidade e seus resultados financeiros, se estão satisfeitos com a franquia, como é a relação com o franqueador e quais são as principais dificuldades na condução do negócio é essencial para escolher a franquia certa.

Enquanto estiver recolhendo dados e informações e montando sua contabilidade, o candidato a franqueado deve anotar tudo em uma planilha, comparando marcas de franquias pesquisadas e montando um quadro onde poderá visualizar todas as vantagens e desvantagens apresentadas por cada marca.

Para estudar melhor antes de escolher a franquia certa, o candidato a franqueado deve ter em mãos a Circular de Oferta de Franquia, um documento que apresenta todos os detalhes sobre o modelo do negócio, os contatos com outros franqueados e aqueles que deixaram a franquia nos últimos meses, além de possíveis pendências judiciais.

O processo de escolha da franquia certa não é tão rápido: o novo franqueado poderá levar alguns meses antes de fazer todos os cálculos em sua contabilidade pessoal e levantar todos os dados referentes às marcas selecionadas.

É importante buscar a ajuda de um contador já familiarizado com o segmento de franquias, buscando orientação em todo o processo e que possa ajudar a analisar as planilhas e as informações levantadas.

Agora você sabe como escolher a franquia certa para o seu negócio! Utilize os conhecimentos que obteve neste post e traga sucesso para a sua empresa!

Em caso de dúvidas, não deixe de falar com a Attentive. Será um prazer ajudá-lo!

Mas, antes de ir, confira algumas dicas para melhorar a relação entre franqueado e franqueador!

Sucesso e até a próxima!

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Quando a empresa decide expandir como franquia, é importante que…