Como um arquiteto recém-formado é necessário saber como solicitar a identidade do CAU, garantindo assim maior credibilidade aos seus projetos.
Acabou de se graduar em arquitetura e urbanismo e está com seu diploma na mão?
Parabéns por essa conquista!
Mas saiba que para você começar oficialmente nesse caminho, como arquiteto(a), é imprescindível que você tenha sua identidade do CAU BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).
O objetivo principal desse Conselho é disciplinar, orientar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, prezando pela plena observância dos princípios de disciplina e ética da classe em todo o país, bem como pugnar pelo aprimoramento do exercício dessa profissão.
Mas você sabe como solicitar a identidade do CAU?
Para saber mais sobre ela e como ter a identidade do CAU e, de fato, ser chamado de arquiteto(a), continue com a leitura desse artigo.
Vamos lá?
Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – para que serve?
Infelizmente, muitos recém-formados em arquitetura nem sabem para que serve o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo – se esse não é o seu caso, tudo bem. Mas, se ainda não sabe, chegou a sua hora de conhecer.
- Essa é a instituição responsável, que deve ser procurada para que o arquiteto formado adquira seu registro profissional e tenha permissão para exercer essa profissão LEGALMENTE.
Lembre-se que a prática ilegal da profissão de arquiteto ou urbanista é prevista no artigo 47 do decreto lei 3.688, como contravenção penal, cuja pena varia entre 15 dias a 3 meses de reclusão ou multa.
Então, é extremamente importante que você faça todo esse processo corretamente, para evitar prejuízos e transtornos futuros. Contar com o apoio de uma contabilidade para arquitetos é de grande valia para esse e outros assuntos contábeis.
Então como solicitar a identidade do CAU?
Assim que você concluir a faculdade de arquitetura e urbanismo, você deve solicitar o registro profissional no conselho de arquitetura do seu estado.
Assim, todo o processo de solicitação do CAU começa no site SICCAU, onde você vai preencher um formulário para obter o seu registro profissional e poder, legalmente, começar a encantar seus clientes/empregadores com seus serviços de arquitetura e urbanismo.
Logo, o primeiro passo é se filiar ao Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo, e para isso é preciso alguns documentos como:
- Portaria de reconhecimento do curso.
- Carteira de identidade.
- COF.
- Histórico escolar do 3º grau.
- Certificado (torna o registro provisório) ou diploma de conclusão do curso (torna o registro definitivo), etc.
Depois que você receber a liberação do registro profissional, deve solicitar a carteira profissional da CAU em um dos postos de atendimento do seu estado para coleta de dados biométricos – assinatura, fotografia impressão digital.
Assim que os dados necessários forem preenchidos, você faz o pagamento da taxa de emissão da carteira do CAU, que demora em média 30 dias para chegar até você.
Pronto!
Com a carteira de identidade do CAU você vai possuir prova de identificação civil, que possui fé pública e que é válida por tempo indeterminado em todo o território nacional.
Entendeu como solicitar a identidade do CAU?
Se você tem mais alguma dúvida ou está com dificuldades para obter o seu registro de arquiteto, entre em contato com nossa contabilidade para arquitetos.
Vamos te ajudar em todo esse processo e a se organizar melhor para alcançar sucesso profissional.
Contar com o apoio de quem entende do assunto é uma forma de você ter mais tranquilidade para soltar sua imaginação e fazer o que sabe de melhor – traduzir em projetos os sonhos dos seus clientes.
Será um prazer te ajudar!
Forte abraço.