Contabilidade Para Franquias

Contabilidade e Franquia, uma parceria de sucesso!

Descubra como esta parceria pode alavancar de vez os seus negócios

Um bom contador é essencial para alavancar a saúde financeira de qualquer tipo de negócio.  E para um negócio de franquia não é diferente! É extremamente importante que um empreendedor, que queira comprar uma marca de franquia para investir, tenha consciência que contar com a assessoria de uma empresa contábil especializada em contabilidade para franquias é importante por diversos aspectos para que o seu negócio seja um sucesso. E é sobre isso que vamos falar neste post de hoje: A importância da parceria entre Contabilidade e Franquia para o crescimento sustentável do negócio.

Pesquisas respondidas pelos maiores especialistas em negócios do país revelam que a grande maioria dos empreendedores é orientada para as operações de suas empresas, porém, carecem e muito das habilidades financeiras necessárias para operar um negócio com eficiência. Um contador especializado pode fornecer as informações necessárias para que um empresário tome decisões baseadas em dados relevantes do negócio e servir como um conselheiro de confiança nas questões financeiras do mesmo.

“A função de um contador em um negócio e muito parecida com um médico de família por exemplo.”

Todos nós sabemos que precisamos ser saudáveis, mas não temos certeza do que fazer para que isso aconteça. O médico de família reúne informações, tais como exames de sangue, raios-x, etc., e usa essa informação para nos aconselhar sobre nossas questões de saúde. O contador de uma maneira similar reúne informações, como revisar os custos de bens vendidos, análise de índices, etc, e usa essas informações para aconselhar o proprietário da empresa sobre questões financeiras.

Escolhendo a Marca de Franquia

Antes mesmo de um empreendedor escolher uma marca de franquia para representar, ele deve decidir sobre a contratação de um contador especializado. Na verdade, a ajuda de uma assessoria contábil especializada em franquias no momento da aquisição de uma marca franqueadora é o serviço mais importante que uma empresa contábil pode fornecer a um franqueado.

Vamos conferir alguns serviços vitais que uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias pode fazer por um potencial franqueado antes da compra de uma franquia:

  • Análise e verificação da solidez financeira do franqueador.
  • Revisão de documentos fundamentais, como a CIRCULAR DE OFERTAS DE FRANQUIAS – COF – Documento em que constam todas as regras do jogo, isto é, todas as obrigações e deveres, tanto do franqueador quanto do franqueado.
  • Avaliar os lucros e a rentabilidade prováveis Será que um potencial franqueado será capaz de sustentar os lucros e as perdas típicas experimentadas pelos franqueados deste sistema de franquia? Esta marca fornece a rentabilidade necessária para sustentação do negócio? Qual é o provável retorno sobre o investimento e em quanto tempo isso se dará?
  • Determinar se as taxas de royalties e de publicidade são ou não razoáveis e se o dinheiro da publicidade será gasto de forma a beneficiar esse franqueado em particular.
  • Orientar na escolha de um sistema de franquia que seja mais adequado aos recursos e metas de investimento do franqueado em potencial.
  • Ajudar a desenvolver um plano de negócios  A importância e a necessidade de um plano de negócios abrangente não podem ser exageradas. Um candidato a franqueado deve, sem dúvida, utilizar os serviços de um contabilista experiente para ajudar a montar seu plano de negócios.
  • Prever problemas potenciais e ajudar a identificar expectativas não razoáveis.
  • Auxiliar no financiamento – ou seja, preparar os documentos necessários, tais como a projeção financeira, para qualquer financiamento necessário.

Após a contratação da Franquia

A necessidade de contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias não termina quando se faz a aquisição da franquia. Pelo contrário, a partir do momento que o negócio foi fechado, o contador de um franqueado “deve se tornar um conselheiro de confiança que irá contribuir para a saúde geral do negócio”.

Confira alguns serviços-chave que uma assessoria contábil pode fornecer para um franqueado após a contratação da franquia:

  • Preparar demonstrações financeiras mensais para o negócioSomente com informações financeiras precisas e oportunas o empresário pode tomar decisões fundamentadas – condicionado com a suposição de que o contador é quem ajuda o franqueado a entender essas informações. Essas demonstrações financeiras ajudam o franqueado a entender o desempenho de sua empresa ao longo do período e a fazer um comparativo em relação aos objetivos iniciais do franqueado. Isto faz com que se mantenha a rota ou se ajuste em pró do alcance dos objetivos.
  • Avaliar o negócio Reuniões regulares e significativas com o contador podem ajudar um empresário a identificar possíveis problemas antes que eles afetem as operações.
  • Estar lá para aconselhar sempre que as dúvidas e questionamentos surgirem – Um franqueado deve sentir-se confortável o suficiente com o contador para lhe solicitar conselhos sempre que surgirem dúvidas. Um contador idôneo e experiente prefere dar conselhos preventivos, isto é, antes que o problema aconteça, afinal, prevenir é melhor do que remediar”.
  • Fornecer consultoria de Planejamento TributárioFazer um Planejamento Tributário adequado é essencial para a sustentabilidade financeira de um negócio de franquias.
  • Monitorar o cumprimento do contrato de franquia.
  • Preparação e monitoramento de declarações fiscais e pagamentos dos impostos.
  • Atuar na qualidade de Consultor Financeiro, isto é, fornecer aconselhamento e métodos para construir uma carteira de investimento de qualidade.

Conclusão

Qualquer empreendedor ao considerar a compra de uma franquia ou a abertura de qualquer outro tipo de negócio estará muito bem amparado e assessorado se contar com o apoio de uma empresa contábil especializada em seu nicho de atuação desde o início.

Entre outras coisas, a compra de uma franquia necessita da estruturação dos detalhes da compra da maneira mais eficaz possível, incluindo o planejamento tributário. Se isso não for abordado corretamente no início, pode afetar seriamente as chances de sobrevivência do negócio.

Contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para franquias desde o início é essencial para o sucesso do investimento e o crescimento do negócio. Esta é a melhor parceria que um potencial franqueado pode fazer durante toda sua jornada empreendedora.

E você, está considerando a compra de uma franquia? Está precisando de auxílio para esta importante decisão? Se estiver precisando de apoio, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em ajudar você!

Até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Attentive Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar com você!

Siga-nos no Facebook: @attentivecontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *