Estratégia De Contabilidade

Dicas e cuidados para planejar sua estratégia de contabilidade

Uma das grandes causas de pequenas e médias empresas acabarem falindo tem a ver com problemas na contabilidade ou planejamento financeiro.

Uma boa estratégia contábil é a principal arma para uma empresa fazer um bom planejamento a curto, médio e longo prazo, consistindo assim, em uma ferramenta administrativa para reconhecer o cenário atual, estudar os caminhos possíveis e alcançar as metas de acordo com os recursos disponíveis.

Antes de tudo, para executar um bom planejamento contábil do seu negócio, a empresa deve estar ciente de que é necessário um conjunto de ações e controles.

Mas, quais são as dicas e cuidados que sua empresa deve ter para planejar a estratégia de contabilidade?

Planeje de forma antecipada e coloque tudo no papel

Lembre se: “Clareza é poder”, por isso, defina os objetivos a serem atingidos, estabeleça prazos, as ações que vão ser tomadas e os responsáveis por estas ações.

Especialistas apontam que o período ideal para iniciar o planejamento são de 2 a 3 meses antes do início das atividades de uma nova meta.

Documente todo o planejamento, assim é mais fácil identificar as oportunidades quando surgirem, minimizando e até excluindo os riscos.

Tenha profissionais capacitados

Não importa se o profissional é um funcionário direto da própria empresa ou se é um prestador de serviços.

Para se assegurar de que seu planejamento vai ser cumprido da melhor forma possível é importante ter os melhores profissionais trabalhando ao seu lado. Certifique-se de que tem o apoio dos profissionais certos e que realmente entendem do assunto.

Organize-se

Tenha todas as informações e dados da empresa de forma organizada.

Desta forma, o planejamento é feito adequadamente, o que ajuda e muito na tomada de decisões, promovendo assim, mais agilidade. Mantenha um registro com base mensal, como o fluxo de caixa, gastos e receitas. Utilize um software de gestão para organizar todas essas e outras informações relevantes como cadastro de clientes e fornecedores, por exemplo.

Mantenha um cronograma

Para que as metas e objetivos da empresa sejam atingidos é indispensável seguir um cronograma, realizar um planejamento e cumprí-lo à risca. Esquecer de seguir ou descuidar-se do planejamento é um dos erros mais comuns das empresas que acabam quebrando.

Por isso, defina um cronograma e siga-o da melhor maneira possível. Quando se tem um cronograma atrelado às metas mensais, mesmo que ocorra alterações é possível ter maior êxito.

Analise os fatores internos e externos

O ambiente externo e interno também pode afetar o seu negócio, desta forma, também é necessário fazer a análise, para que não haja impacto em seu planejamento, uma ferramenta muito utilizada é o método SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Com essa ferramenta é possível identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, tanto dentro quanto fora da empresa.

Prepare seu orçamento de acordo com suas metas e seus recursos

Para ter um bom planejamento é preciso realizar o orçamento da sua empresa, mas não adianta nada se planejar e pensar em contrair dívidas, achando que assim     vai ter mais viabilidade de crescimento.  Analise a situação real do seu empreendimento.

Organize os dados da empresa da seguinte maneira:

  • Crie um plano de contas ou categorias para todas as despesas e receitas, assim é mais fácil e ágil analisar o fluxo de caixa e reduzir gastos. (seu contador pode lhe orientar ou até criar um plano de contas para você)
  • Compare as receitas e as despesas para se certificar de que o resultado está sendo atingido de acordo com as metas pré estabelecidas no planejamento da empresa.
  • Distribua os valores mensalmente dentro de uma base para manter o cronograma.

Seguindo essas dicas, sua empresa atingirá as metas desejadas e terá mais facilidade ao planejar as tomadas de decisões. Além de tornar a empresa mais saudável financeiramente e evitar assim o encerramento do seu negócio.

Essas são apenas algumas das grandes vantagens em planejar as estratégias de contabilidade.

E se você não tiver a expertise contábil necessária para realizar um bom planejamento financeiro e/ou contábil, fale com seu contador, pois este especialista é o seu maior aliado e pode fazer muito por você e seu empreendimento!

Até a próxima!
Contabilidade ou planejamento financeiro, estratégia contábil, fluxo de caixa, gastos e receitas, gestão estratégias de contabilidade, expertise contábil

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Attentive Contabilidade? Somos especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo. Será um prazer conversar com você!

Siga-nos no Facebook: @attentivecontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *