Em dúvidas sobre como é feita a distribuição de lucros entre seus sócios? Então confira a postagem de hoje!
Você é um empresário que deseja constituir sociedade?
Se sim, este texto foi feito pensando em você e em seus negócios!
Na verdade, existe de fato muita burocracia e dificuldades na gestão financeira. Não é à toa que sempre estamos a receber pedidos de ajuda nesse sentido!
Por isso, vamos nos ater a esse tema, hoje, combinado?
Como fazer a correta distribuição de lucros?
Para garantir a saúde de um negócio é óbvio que se torna importante, quando existe sociedade, saber fazer a correta distribuição de lucros. Do contrário, a empresa pode ter sérios problemas e os sócios também!
Por isso, uma das primeiras coisas a ser realizada é o contrato social, que deve estar de acordo com os cotistas, contendo nele todas as concordâncias entre os sócios, desde valores de remuneração, como valores de revestimento, cotas, funções e atividades que os sócios precisarão desenvolver com a empresa.
Um dos maiores problemas, ainda hoje, é o desconhecimento correlato à falta de informações sobre a legislação, do que é possível e do que não é.
Por isso, vamos seguir com o próximo subtópico, onde você verá os pontos que devem ser considerados na distribuição de lucros de sua empresa!
Cotas de cada sócio na empresa
Cada sócio possui uma cota, e essas devem estabelecer quantias e a descrição do trabalho a ser desenvolvido também, da mesma forma em que se deve incluir o valor do lucro a ser reinvestido.
Pró-labore dos sócios da empresa
Esse documento atesta e confirma a remuneração que se é paga aos sócios. O pró-labore é obrigatório dentro da sociedade, pois além de estabelecer a remuneração ainda informa que tipo de operação o sócio desenvolve dentro da organização.
Algo que precisa ser destacado é que, de acordo com a Lei Tributária Vigente, quando há divisão de lucro, o imposto de renda como pessoa física e de contribuições previdenciárias ficam desobrigadas. No entanto, quando a sua contabilidade não possui experiência nesse sentido, facilmente você pode arcar com multas, juros altíssimos e penalidades pesadas.
Análise do contrato social para a sociedade
O lucro precisa ser distribuído de forma uniformizada para cada sócio e tudo precisa estar declarado no contrato social.
A divisão de lucro também precisa seguir orientações, como as quantias necessárias para a preservação das operações comerciais. Ou seja, essa divisão não pode comprometer as finanças empresariais e os recursos necessários para que a empresa continue a existir e funcionar adequadamente.
Por esse motivo que se faz essencial ter a ajuda de uma contabilidade experiente em distribuição de lucros e em empresas com sociedade, para que se possa haver atividades focadas no sucesso, como:
- Planejamento e realização de provisões.
- Admissão de novos empregados.
- Apuração de lucro contábil.
- Entre muitos outros.
Portanto, se você precisa de ajuda nesse sentido e quer potencializar seus resultados empresariais, venha conversar conosco e ficaremos muito contentes em poder ser úteis no que somos melhor, em trazer sucesso e prosperidade para você!