Sem a menor sombra de dúvida, investir na abertura de uma franquia é uma excelente forma de empreender! Você têm dúvidas quanto à tributação?
Afirmando isso com esse modelo de negócios, você terá na sua franquia:
- Um empreendimento testado e aprovado.
- Uma estrutura pronta, onde você não precisa começar do zero.
- Experiência de outros franqueados e da franqueadora.
Ou seja, com tudo isso terá a segurança para empreender no seu próprio negócio.
Contudo, por mais que a franquia seja um modelo de negócio já testado e aprovado, podem surgir dúvidas sobre vários aspectos, inclusive quanto aos impostos que devem ser pagos.
Por isso hoje resolvemos reunir todas as informações que você irá precisar para ficar por dentro do assunto e assim garantir a segurança de sua franquia.
Fique atento que já vamos começar!
Escolhendo o regime tributário
Para ter compreensão sobre quais as taxas e tributos que sua franquia terá que pagar, antes você irá precisar optar por um regime tributário.
É a partir dele que você saberá quanto e quais as taxas que devem ser pagas.
A nossa sugestão é que procure sempre uma contabilidade especializada em franquias, o contador irá analisar as necessidades do seu empreendimento e buscará o regime tributário que mais traz vantagens aos seus negócios.
Inclusive, nesse momento é possível realizar o planejamento tributário onde você terá a total compreensão de quanto em taxas e tributos terá que pagar por período, além de entender o que realmente precisa ser pago e o que pode ser evitado.
Agora vamos entender quais são exatamente os impostos a serem pagos.
Quais impostos e taxas que a minha franquia irá pagar?
Se após análise das necessidades e informações de sua franquia, a contabilidade chegar à conclusão de que você se encaixa no perfil do regime simples nacional, você terá que pagar uma única guia com todos os tributos.
As alíquotas irão variar de acordo com atividade do empreendimento, contudo, esse regime facilita muito o recolhimento das taxas.
Agora se você não se enquadrar no simples nacional, o valor das alíquotas irão depender do tipo de regime adotado pela sua franquia, listamos abaixo quais são as taxas mais comuns:
- IPTU
- PIS
- COFINS
- CSLL
- IRPJ
- ICMS
- ISS
Sem contar, é claro, com as taxas para franqueadora como Royalties e outras.
Realmente uma carga tributária considerável, se não for avaliada por um contador experiente nesse ramo!
Mas, você sabia que existem meios para reduzir a carga tributária de franquias, conseguindo manter o seu negócio sempre lucrativo e competitivo?
E é exatamente sobre isso que iremos falar agora!
Planejamento tributário para sua franquia!
Se lembra que lá no começo falamos sobre a importância de escolher o regime tributário para sua franquia?
Pois voltaremos a falar sobre essa questão, isso porque nós sabemos o quanto isso pode influenciar os seus negócios!
O correto planejamento tributário de sua franquia irá contar com aplicação de técnicas e manobras legais para que seu empreendimento possa pagar apenas o necessário, deixando de lado TODOS os custos com impostos dos quais o seu negócio pode e deve ser isento!
Por isso, antes de qualquer passo, busque uma equipe especializada e entenda exatamente o que a sua franquia deve ou não pagar de impostos!
E se precisar de ajuda, prontos para realizar sempre o melhor para você!
A Attentive Contabilidade é uma empresa especializada contabilidade para franquias e estamos localizados na zona sul de São Paulo, venha tomar um café com a gente!
Siga-nos no Facebook: @AttentiveContabilidade