As finanças das franquias são fundamentais para serem analisadas antes de qualquer decisão a ser tomada.
Com a recessão econômica, é comum as empresas sofrerem quedas nas vendas ou não poderem crescer o tanto quanto tinham planejado e gostariam.
Portanto, os empresários e empreendedores necessitam criar estratégias diferentes para que as vendas da empresa ou franquia voltem ao “normal” mesmo que aos poucos.
Contudo, além de definir novas estratégias de vendas, há outras maneiras de enfrentar períodos de crise.
Melhorar a gestão financeira, ou as finanças da franquia, é uma delas, pois visa aumentar a produtividade e extrair mais lucro de vendas que já são realizadas mesmo que sejam menores do que antes.
Organizando as finanças das franquias
De acordo com a coluna publicada pelo UOL, o primeiro passo para organizar as finanças de uma franquia ou empresa é mapear todos os indicadores financeiros do negócio.
Analisando cada item, o responsável pela gestão da empresa pode identificar quais são as origens dos problemas financeiros para ver onde estão as oportunidades de cortes de custos e processos que devem ser aperfeiçoados. Deve se focar em conseguir mais resultados com menos recursos, por isso é também um momento ideal para renegociar contratos com fornecedores e discutir prazos de pagamento.
Além de fortalecer as finanças das franquias, seguir essa estratégia de olhar para dentro do negócio também colabora para que os preços fiquem sob controle e os clientes finais não sofram com reajustes.
Em uma fase complicada para a economia brasileira, aprimorar o fluxo de caixa, aumentar a margem de lucro e reduzir custos são feitos que podem facilitar a vida das empresas – mesmo que a preocupação de todas deva ser a princípio, vender sempre mais e melhor.
Fonte: Inoivando